sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projecto Cogumelos de Alcobaça Aposta no Faça Você Mesmo

Os consumidores vão poder produzir os seus próprios cogumelos com a ajuda do Projecto de João Inácio e Sandro Silva, dois jovens empreendedores, que lançaram os "Cogumelos de Alcobaça".

Para já, a empresa vai vender kits com a espécie pleurotus ostreatus e espera aumentar a oferta até ao final do ano. Os dois empresários pensam, ainda, começar a produzir cogumelos frescos em S. Martinho do Porto a partir de 2009, depois de ter iniciado este projecto numa localidade do concelho do Bombarral.

Lançado no Concurso Nacional de Empreendedorismo, iniciativa da CGD e UNL, o projecto "Cogumelos de Alcobaça" tenciona produzir e comercializar uma gama diversificada de cogumelos exóticos frescos e derivados. Estes cogumelos, divulgados nos países asiáticos, têm um maior valor comercial e são uma melhor alternativa para uma empresa se iniciar, ocupando nichos de mercado não preenchidos e de gama elevada.

Como mercado alvo da fase inicial do projecto foram apontados os restaurantes de gama elevada das regiões de Leiria, Oeste e Grande Lisboa. Haverão rotas próprias de distribuição. Como objectivo importante da fase final do projecto foi definida a entrada do produto nas cadeias portuguesas e/ou espanholas da distribuição moderna.

João Inácio é licenciado em Química/Biotecnologia com Doutoramento em Biologia/Microbiologia. Sandro Inácio Silva, é formado em Gestão e Engenharia Industrial.

In Rádio Cister

Qualidade da Habitação Preocupa a Câmara de Alcobaça

Alcobaça vai debater a qualidade da construção no concelho.

A procura de casa no concelho de Alcobaça, sobretudo em São Martinho do Porto, é feita por um consumidor cada vez mais exigente. A vila de S. Martinho do Porto está a ser fortemente procurada por estrangeiros com elevado poder de compra mas que exigem condições de habitabilidade a que nem sempre os projectos em construção obedecem.

"Ao Encontro dos Técnicos e Empresários", um Seminário agendado para o dia 30 de Maio, no Auditório Geral da Biblioteca Municipal de Alcobaça, é "dirigida a autarcas, técnicos municipais, gabinetes de arquitectura e engenheiros e, em geral, a todas as pessoas que, de alguma forma, estão ligadas às áreas do planeamento, do ordenamento e da Instrução de processos para licenciamento.

A Câmara pretende traçar uma panorâmica geral do urbanismo no Concelho, dar a conhecer os principais investimentos previstos, abordar os planos especiais para Alcobaça na área do ordenamento, identificar as áreas do Concelho onde existe mais procura e investimento no sector imobiliário e ainda, fazer um enquadramento da nova legislação sobre a urbanização e edificação, bem como as suas implicações na relação Serviços camarários - Munícipes - Técnicos.

As intervenções estarão a cargo de: José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA), Carlos Bonifácio, vereador do Urbanismo da CMA, Carlos Ferro, Director de Departamento de Gestão e Planeamento Urbanístico e Vítor Vicente, Chefe de Divisão das Obras Particulares da Autarquia".

In Rádio Cister

E os erros podem-se pagar caro nesta questão...

Cartão do Cidadão Disponível no Distrito de Leiria

Os habitantes do distrito de Leiria já podem pedir o cartão do cidadão que substitui o bilhete de identidade, o cartão do contribuinte, de beneficiário da Segurança Social, de eleitor e de utente do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com a informação prestada no sítio da Internet www.cartaodocidadao.pt, nos 16 os concelhos do distrito de Leiria já é possível obter o novo documento de identificação.

"A segurança é uma das principais mais-valias do novo cartão" que inclui um chip e dois certificados digitais que abrem caminho à utilização de serviços online com assinatura digital e garantem um acesso às bases de dados de cada um dos serviços".

Além de Leiria, o novo documento de identificação é ainda emitido nos Açores, Portalegre, Évora, Bragança, Beja, Vila Real, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Viseu e Faro.
In Rádio Cister

Fim-de-semana com Cistermúsica | 31 de Maio e 1 de Junho | ALCOBAÇA

terça-feira, 27 de maio de 2008

Parque Nacional da Maçã - Vimeiro

A freguesia do Vimeiro, na sua mata florestal, com de 279 hectares, reúne a melhor atracção para aí localizar o parque nacional da maçã.

Este projecto insere-se na continuidade e desenvolvimento da designação/marca: Alcobaça Cidade da Maçã, aprovada em 29 de Fevereiro na Assembleia Municipal de Alcobaça.

Implantado no concelho de Alcobaça, numa importante freguesia produtora de maçã, tem as melhores condições estruturais e objectivas para tal e constituiria, também, uma homenagem a Vieira Natividade, mentor desta mata e cientista agrícola. Uma homenagem para os monges de Cister.

A promoção e concretização deste parque de turismo de natureza, lazer e bem-estar cabe em primeira linha à Junta de Freguesia do Vimeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, Assembleia Municipal, autarcas, munícipes, cooperativas e empresas agrícolas e outras.

O conceito que propomos integra um complexo abrangente com múltiplos pólos de atracção, tais como: parque de campismo, bungalows, centro de actividade e alojamento de jovens, anfiteatro, agro turismo e turismo rural, lago artificial: pesca e barcos, quinta pedagógica, horta pedagógica, restauração e cafetarias (sabores da maçã), circuito de manutenção, desportos da natureza, não motorizados, museu da fruticultura e agrícola, museu da natureza, centro de férias, animação das 90 noites de verão, centro de formação: ambiental, alimentação racional e agrícola, etc.

Os destinatários serão: escolas, jovens, lares residenciais e turistas nacionais e estrangeiros.

Este parque pode ser patrocinado por parcerias com empresas turísticas: restauração e hotelaria, e ainda cooperativas de produtores agrícolas: maçã, fruta e hortícolas, empresas de desportos / natureza não poluentes, associações de juventude, etc. Podemos imaginar a criação de 50 postos de trabalhos (fixos e sazonais).

Aqui seria realizado o festival/ festa nacional da maçã / anual, mas poderia ter actividade e animação, durante todo o ano.

Pensamos que esta é uma alavanca regional, concelhia e local. Este é um desafio que coloco a Alcobaça, mas sobretudo à freguesia do Vimeiro, aos seus autarcas e fregueses.

Uma oportunidade a explorar, sem complexos e medos. Alcobaça e Vimeiro podem, assim, potenciar a sua cadeia de produção de valor e riqueza, disponibilizando esta mais valia da natureza para fruição de milhares de visitantes / ano. Ficando ainda mais garantida a preservação deste ícone natural do Oeste e a prevenção de incêndios e de outras agressões contra a paisagem natural.

Na rota da maçã o parque nacional da maçã pode atingir se bem arquitectado e sustentado mais 300 000 visitantes ano (estou a pensar na visita "obrigatória" de todas as escolas do país e turismo sénior nacional e estrangeiro, e ainda nos milhares de veraneantes das praias do Oeste).

Aí ficaria também instalada a confraria da maçã, a criar...

É possível vencer este desafio, só é preciso saber sonhar a sua estratégia de concepção e realização.

Apenas não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir, como bem pregava Séneca, Roma sec. I.

José Marques Serralheiro
In Oeste Online

Badminton no Ginasio Clube de Alcobaça

O Badminton já começou no Ginasio Clube deAlcobaça com treinos são às Terças e Quintas - Feiras no Pavilhão da Escola D. Ines de Castro, das 18h as 19,30h.

In Rádio Cister

Universidade de Coimbra Chegou a Alcobaça Há Sete Anos

O Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça está a fazer sete anos. O aniversário da vinda para Alcobaça teve direito a uma Gala no refeitório do Mosteiro de Santa Maria, animada por antigos orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Sem a vinda de licenciaturas, o primeiro ciclo do Ensino Superior, que parece ser uma possibilidade cada vez difícil tendo em conta a Lei e a diminuição de alunos face ao número de Instituições de Ensino Superior, estes sete anos do Centro de Estudos apresentam, ainda assim, um balanço positivo. De acordo com o Pró-Reitor no Centro de Estudos Superiores em Alcobaça, João Lisboa, as especializações e os mestrados aqui realizados conseguiram atrair pessoas de vários pontos do país estando já a Universidade a estudar novas propostas de realização de acções de formação do segundo ciclo do ensino superior em Alcobaça, nomeadamente um novo Mestrado.

Os cursos de formação de professores, obrigatórios para quem quer progredir na carreira, o Mestrado em Ordenamento do Território foram criados especificamente para Alcobaça o que, segundo o Pó-Reitor, prova que o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra, em Alcobaça, deu, em sete anos, "passos lentos, mas sólidos".

A vinda de instituições com ensino superior foi uma das bandeiras eleitorais de Gonçalves Sapinho desde o seu primeiro mandato. Mas logo no exercício do seu primeiro mandato à frente da Câmara, as regras da expansão do Ensino Superior mudaram com o Governo a criar objecções legais à expansão das Universidades. Em causa, a diminuição de alunos e vários cursos superiores sem candidatos que acabaram por levar à sua extinção.

In Rádio Cister

Festa da Criança e do Ambiente Arranca dia 30 de Maio

6.ª feira | 9h00 | MercoAlcobaça


O Município de Alcobaça comemora, de 30 de Maio a 5 de Junho, no MercoAlcobaça, a Festa da Criança e do Ambiente.

No ano em que se comemora o "Ano Europeu Internacional do Diálogo Intercultural", o Município vai mostrar aos mais novos como se vive nos cinco continentes.

A multiculturalidade social será representada no MercoAlcobaça através de actividades como: teatro, desporto, escolinha de trânsito, insufláveis, salão de cabeleireiro, pinta faces, espaços de aprendizagem da língua inglesa, histórias sobre o Mosteiro de Alcobaça, um atelier musical, hora do conto, stands dedicados aos cuidados a ter com a saúde e aos hábitos alimentares, stands dedicados aos mundo das aves e outras temáticas da natureza como: a água, a floresta, os resíduos e os astros.

Destaque ainda para a participação da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação que apresenta, nesta Festa, um vasto programa pedagógico.

São esperadas mais de 5000 mil crianças.

Mais Informação

Tubista Alcobacense Sérgio Carolino Nomeado Para os ITEA Awards 2008

O notável tubista alcobacense Sérgio Carolino está nomeado para os ITEA AWARDS 2008! A ITEA (Internacional Tuba Euphonium Association) atribui anualmente esses prémios e desta vez, olhou muito especial e merecidamente para o nosso Sérgio.

Beneditenses brilharam no XX Aberto Escolar Peon de Oro (Mondariz - Espanha)

Realizou-se nos dias 17 e 18 de Maio 2008 na Escola Marcote - Mondariz a XX edição do Peon de Oro. Um torneio de Xadrez jovem por escalões. Estiveram presentes cerca de 400 jovens da Peninsula Ibérica, de várias escolas/clubes desde os Sub 08 ( Pré - Benjamins) aos Sub 20 (Juvenis). É um dos torneios de jovens mais importante do Mundo. A organização foi da reputadíssima Escola Internacional de Ajedrez Kasparov-Marcote - Mondariz.

Vinte sete jovens Portugueses representaram os seguintes clubes: Academia Xadrez da Benedita ( três jogadores); AR Penichense ( três jogadores) ; Atlético Clube Sismaria (1 jogador), Sport Operário Marinhense - SOM ( 3 jogadores) Clube Amador de Mirandela - CAMIR ( três jogadores) e Instituto Pedro Hispano ( 14 jogadores) . Alguns destes brilharam, ficando nos 10 primeiros.
Este ano houve uma novidade, a criação dos Pré - Benjamins (Sub 08). Torneios de partidas semi-rápidas de 30 minutos por jogador e por partida em sistema suíço de 10 sessões. Assim foram jogadas 5 sessões no sábado e 5 no domingo.
A arbitrar o escalão Juvenil esteve o MI António Frois. No final António Frois deu uma simultânea a 20 jovens.

As classificações dos jovens jogadores Portugueses e nossos Beneditenses:

Nos Pré- Benjamins : Sub 08 - 53 jogadores
5º - Rita Jorge (AR Penichense) - 7 pontos
8º - Tomás Martins (Clube Amador de Mirandela) - 7 pontos
16º - Miguel Santana (AR Penichense) - 6 pontos .

Classificação final

Nos Benjamins : Sub 10 - 81 jogadores
8º - Francisco Cavadas ( Academia Xadrez da Benedita) - 7 pontos
16º - Guilherme Martins (CAMIR) - 6,5 pontos
30º - Tomás Rodrigues ( Sport Operário Marinhense) - 6 pontos

Classificação Final

Nos Alevins - Sub12 - 105 jogadores
1º - João Vasco Vicente (IPH) - 8,5 pontos
3º - David Martins (CAMIR) - 8 pontos
19º - Vasco Elvas ( SOM) - 6 pontos
32º - João Pedro Gonçalves (IPH) - 6 pontos
45º - André Santana (AR Penichense) - 5,5 pontos
46º - Joana Branco (IPH) - 5,5pontos
53º - Luís Monteiro (IPH) - 5 pontos
54º - Carlos Amado (IPH) - 5pontos
55º - Cátia Esteves (IPH) - 5pontos
57º - Pedro Ferreira (IPH) - 5 pontos

Classificação Final

Nos Infantis - Sub14 - 81 jogadores
7º - Daniel Bray (SOM) - 7 pontos
23º - João Martins ( Atlético Clube Sismaria) - 6 pontos.
26º - Diogo Serrano (IPH) - 6 pontos
27º - José Catarro (IPH) - 6 pontos
32º - Pedro Bonito (IPH) - 5,5 pontos
37º - Rui Lopes ( Academia Xadrez Benedita) - 5 pontos
71º - Tiago Cordeiro (IPH) - 3 pontos

Classificação Final

Nos Cadete - Sub-16 - 62 jogadores

38º - Anatholiy Ladyka (Academia Xadrez da Benedita) - 4,5 pontos
41º - Eduardo Santos (IPH) - 4,5 pontos
45º - João Freitas (IPH) - 4 pontos
51º - Carlos Pereira (IPH) - 4 pontos

Classificação Final

No escalão Juvenil não participou nenhum Português.

Fotos

Muitos Parabéns a estes atletas da Academia Xadrez da Benedita pelas excelentes participações, dedicação, empenho e evolução nesta importante modalidade!

S.A.Marionetas Apresenta "TUBIC" na Casa da Música no Porto

dia 1 de Junho 2008

"T U B I C"
S.A.MARIONETAS + SÉRGIO CAROLINO (Tuba)


Casa da Música (Porto) dia 1 de Junho 2008 - 11.00h. e 16.00h.
A Casa da Música assinala o Dia Mundial da Criança com um espectáculo de marionetas sem palavras e música interpretada ao vivo. No palco brilham uma tuba e personagens esculpidas em esponja que envolvem o público com histórias que tocam diferentes emoções: de uma simplicidade espantosa, Tubic tanto mergulha uma sala no silêncio como desperta um coro de gargalhadas.

Num palco negro como a noite, brilham marionetas feitas de esponja - ao som de uma tuba tocada ao vivo, movem-se, contam histórias e criam situações que bailam entre a poesia e o humor. Despojado, Tubic é um espectáculo que leva as crianças muito a sério, ao reconhecer-lhes a capacidade superior de apreciar a beleza que reside nas ideias mais simples. O que o torna recomendável também para adultos.

Concebido por José Gil, marionetista, e Sérgio Carolino, tubista, Tubic substitui as palavras pelo diálogo musical. Num jogo de improviso, as marionetas dão vida a pequenas estórias originais de José Gil e, num movimento suave e cúmplice, fundem-se com o som envolvente e desconcertante da tuba de Sérgio Carolino.

Única presença humana visível em palco, Sérgio Carolino entra em cena, senta-se, pega na tuba e começa a tocar. Como por magia, a música dá vida a pequenas marionetas agora transformadas em luz no meio da escuridão. Homenzinhos, animais, bolas ou linhas luminescentes - tudo figuras concebidas em esponja de uma forma deliciosamente simples - reagem a cada som, cada ritmo, e apresentam uma série de sketches encantadores. Duas colcheias que trepam pelas melodias ou um músico fanfarrão e a sua tuba desobediente ilustram bem a diversidade de ambientes recriados em Tubic. Rapidamente conquistado, o espectador tanto se deixa levar em silêncio pela harmonia que inunda a sala como ri com momentos de grande comicidade.
Pela forma como está estruturado, Tubic vive da cumplicidade estabelecida com o público, crianças e adultos, e da profunda sintonia de movimentos e tempos dos seus protagonistas, Sérgio Carolino e os marionetistas José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira. No palco e na plateia, goza-se com o improviso, saboreia-se cada minuto e leva-se o espectáculo a sorrir.

Mais Informações em: www.samarionetas.com

CMA Inaugurou Largo do Cabouqueiro

No passado Domingo, dia 25 de Maio, foi inaugurado pela Câmara Municipal de Alcobaça o Largo e Monumento ao Cabouqueiro, no lugar da Ataíja de Cima, Freguesia de São Vicente de Aljubarrota. O arranjo deste largo, situado junto ao Campo de Futebol da Ataíja, a poucos metros das ruínas da casa do Monge Lagareiro, antigo Lagar dos Frades, surge como uma homenagem ao Cabouqueiro.


A profissão de cabouqueiro conta-se entre as actividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e, nesta região, é mesmo um dos pilares fundamentais da economia, tal é o número de empresas e unidades de extracção e transformação de pedra ali existentes.

A dominar o Largo, encontra-se o monumento ao Cabouqueiro, uma estátua descomunal, epopeica, pujante de solidez e de força, obra da autoria do escultor galego Armando Martinez.

HOMENAGEM JUSTA A UM BENEMÉRITO
O Município de Alcobaça, a Junta de São Vicente e a população aproveitaram a ocasião para homenagear o empresário e benemérito Luís da Graça. Sócio gerente da empresa Sousa & Catarino, Lda., Luís da Graça conseguiu, ao longo dos anos, conciliar duas facetas bem distintas: empresário de sucesso na obtenção do lucro mas, em simultâneo, cidadão solidário. Por sua iniciativa, doou diversas ambulâncias a inúmeras corporações de Bombeiros, que no próximo Domingo se associam à festa, num cortejo constituído por essas viaturas.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Município de Alcobaça Recebe o CIDADÓMETRO®

CIDADÓMETRO© é o projecto inovador de Educação Ambiental que a Câmara Municipal de Alcobaça em parceria com o Grupo SUMA apresentam, de 3 a 5 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia do Ambiente.

O QUE É CIDADÓMETRO©?
Caracteriza-se por ser um espaço itinerante, de pequenas dimensões, destinado, maioritariamente, às famílias que, através das actividades de exploração sensorial propostas, adquirem ou treinam, em conjunto, competências de Cidadania Activa e Passiva".

Esta Unidade Móvel de Sensibilização CIDADÓMETRO© representa um espaço interactivo, composto por actividades de exploração sensorial, cujas temáticas incidem sobre as políticas de: Redução, Reutilização, Reciclagem, Cidadania Activa e Limpeza Urbana (ligada à remoção dos dejectos caninos e ao acondicionamentos dos pequenos lixos).

As actividades decorrem numa estrutura multifacetada, indooor e outdoor, sendo direccionadas para a aquisição de habilidades físicas (motricidade grossa e fina, manuseamento, encaixe, lateralidade, entre outras) e cognitivas (atenção, memória, concentração, organização espacial, criatividade e leitura).

CONTACTOS:
Tânia Pereira | Técnica de Sensibilização SUMA
Tania.pereira@suma.pt | Tlm. 964180661
Pelouro do Ambiente CMA | Sofia Quaresma (Bióloga)
sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt | Tlf: 262 580 800, Fax: 262 580 887

MAIS INFORMAÇÃO

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Festa da Criança e do Ambiente Dedicada ao “Diálogo Intercultural”

De 30 de Maio a 5 de Junho, as crianças do Concelho de Alcobaça podem brincar e aprender na Festa da Criança e do Ambiente. No ano em que se comemora o "Ano Europeu Internacional do Diálogo Intercultural", o Município de Alcobaça quer mostrar aos mais novos como se vive nos cinco continentes.


A multiculturalidade social será representada no MercoAlcobaça através de actividades como: teatro, desporto, escolinha de trânsito, insufláveis, salão de cabeleireiro, pinta faces, espaços de aprendizagem da língua inglesa, histórias sobre o Mosteiro de Alcobaça, um atelier musical, hora do conto, e ainda stands dedicados aos cuidados a ter com a saúde e aos hábitos alimentares.

Durante os seis dias, haverá ainda espaço para conhecer aves de todo o mundo, e outras temáticas da natureza como: a água, a floresta, os resíduos, os astros (para os alunos do 4.º ano), bem como outros desafios e aventuras. São esperadas mais de 5000 crianças, dos 3 aos 12 anos, provenientes de todas as freguesias do Concelho, bem como público em geral.

A inauguração está marcada para o dia 30 de Maio, pelas 9h00, no MercoAlcobaça.

HORÁRIO
DIAS ÚTEIS | 09H00 - 13H00 / 14H00 - 18H30
SAB. E DOM. | 14H30 - 19H00

UMA ORGANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA, COM O APOIO E COLABORAÇÃO DE:
APOIO | Bel Portugal, Compal, Pastelaria Casinha dos Montes, União Alcobacense de Panificação, Matutano, Águas do Caramulo, Águas do Luso, Frutas Figueiredo, Pastelaria Domingos Vieira e Jacob, Panrico, Doces da Carla, Águas do Oeste, BPI, Caixa de Crédito Agrícola, Modelo e Águas do Luso.

COLABORAÇÃO | Gabinete Veterinário da CMA, Hospital de Alcobaça, Centro de Saúde de Alcobaça, Centro de Assistência Paroquial de Pataias, Know How, Academia de Música de Alcobaça, Um Só Saltinho, Centro Informático da Quinta, Centro de Bem-Estar da Maiorga, Centro Social e Paroquial da Benedita, Bárrio, CPCJ, ADEPA, Biblioteca Municipal, STA. Casa da Misericórdia do Vimeiro, CEERIA, Mosteiro de Alcobaça, Centro Paroquial de Assistência N.S. da Ajuda, Fundação Vida Nova, Barafunda, Academia Divertida, STA. Casa da Misericórdia de Aljubarrota, RESIOESTE, SUMA e Ministério da Educação.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Poesia no CCCela

Domingo, 18 de Maio às 16h na mediateca do Centro Cénico da Cela

Maria Azenha

Desencontro
tendo rasgado todos os mantos de certezas
tendo-me despido de todos os deuses inventados
ou prometidos
tendo-me tornado o mendigo dos mendigos
só para tocar a tua mão, sentir onde tu moras,

tive de descer pelas escadas do coração ao poço mais fundo
no instante mais recolhido da criação
na manhã mais vertiginosa do mundo

abandonar o ventre que foi o teu jardim
onde um eco silencioso grita e ainda habita
puro levante onde aprendi a noite transparente e limpa
e tu és de todas as aparições a mais ausente

nem as tuas mãos habitam o colar do tempo
nem eu soube encontrar a nebulosa do teu nome
que és tu

http://www.vivaosol.blogspot.com/

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Por Uma Melhor Alcobaça (X)

Cova da Onça - Zona Ribeirinha

A cidade de Alcobaça possui dois rios, mas no fundo é como se não possuísse nenhum. Ambos são ignorados e desprezados e foram sendo sempre relegados para um plano inferior. Ficaram lá, nas traseiras, esquecidos e desprovidos de qualquer interesse.

Mas Alcobaça tem mudado e os interesses também. Os nossos rios podem dar um grande contributo se forem devidamente aproveitados, e em especial o Rio Alcoa.
Muitas das cidades do nosso país conseguiram um grande aproveitamento dos seus rios em especial para lazer e prática de desportos náuticos. Um grande exemplo vem da cidade de Mirandela, que, a uma escala maior claro está, consegue ser palco de grandes eventos desportivos.

A sugestão neste "Por Uma Melhor Alcobaça (X)" tem como base o aproveitamento do Rio Alcoa, na zona ribeirinha da Quinta da Cova da Onça, no vale entre o Lameirão e a Rua de Leiria.



A proposta assenta na construção de um dique ou mini-barragem junto à ponte do Rio na Rua Costa Veiga e na criação de um lago artificial até junto da zona da Quinta da Roda. O lago estaria delimitado por muros e os terrenos adjacentes aproveitados para zonas de lazer/parques. Poderiam também ser aproveitados alguns espaços para a construção de praias fluviais, onde seria colocada areia e que teriam também como função a prática de desportos como o Vólei de Praia.

Estariam assim reunidas condições para a prática de desportos como a canoagem, remo, etc. e a possibilidade de criação de escolas/clubes de apoio a estas actividades.


Portugal possui excelentes condições para estes deportos que não são na maioria das vezes aproveitadas.

Juntamente com esta sugestão simples, poderão ser equacionadas muitas outras soluções, como a construção de um pequeno parque aquático junto da praia fluvial, a criação de uma onde estática para prática de surf (ideia inovadora e pioneira no país) ou mesmo zonas de diversão nocturna e restauração na linha ribeirinha.

Creio que seria sem dúvida um grande contributo para a oferta turística da cidade. Um projecto que certamente levaria a algumas alterações ao actual plano previsto para a zona, mas com um impacto bastante positivo. O próprio hotel poderia também ser adaptado para fornecer uma interessante vista para o local.

"Os Gambuzinos" Seleccionados no Projecto PANOS

O Grupo de Teatro "Os Gambuzinos" do Externato Cooperativo da Benedita foram seleccionados para a apresentação de uma peça no Projecto Panos, da Culturgest.


PANOS - palcos novos palavras novas é um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa NT Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.

DOMINGO 18
15h30, Palco do Grande Auditório da C.G.D. · M/16
FIM DE LINHA de Letizia Russo
Grupo de Teatro Os Gambuzinos do Externato Cooperativo da Benedita

Muitos Parabéns a estes jovens e que "partam uma perna" no próximo Domingo!

Filomena da Cunha em Exposição

De 17 a 30 de Maio

A Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe, de 17 a 30 de Maio, uma exposição que evoca o "1.º Centenário do Nascimento de Filomena da Cunha (1908 - 2008)".


A cerimónia de abertura da exposição realiza-se no próximo sábado, 17 de Maio, pelas 16h30, no Auditório da Biblioteca Municipal.

Durante a exposição estará patente uma mostra do fundo documental de Soares Rebelo, com destaque para as publicações de Filomena da Cunha.

Horário: 2.ª a 6.ª | 10h00 às 18h00

Uma organização da Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Alcobaça.

A entrada é livre.

Notas Biográficas

Extensão INDIELISBOA'08

5.º Festival Internacional de Cinema Independente

Cine-Teatro de Alcobaça
16_19 de Maio

IndieLisboa chega a Alcobaça
E traz o melhor do cinema independente


É a festa do melhor cinema independente durante quatro dias: entre 16 e 19 de Maio o Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça recebe a Extensão do IndieLisboa 2008 e alguns dos melhores filmes que compuseram a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Independente. "Internacional" é, no mínimo, aquilo que se pode dizer da selecção de filmes apresentada na segunda passagem do IndieLisboa por Alcobaça: da Espanha à China, passando pela Hungria, Estónia, Alemanha ou Reino Unido, há países e filmes para todos os gostos (e claro, para todas as idades: o programa tem mais uma vez uma selecção de curtas animadas especialmente dedicada aos mais novos), sem esquecer a ficção e o documentário - género que torna a marcar forte presença.

É neste último campo, aliás, que a música surge como um elo comum (ou digamos, como o "elo mais forte") no conjunto de obras apresentadas pela Extensão. Desde logo a começar pelo filme de abertura, a 16 de Maio (14h 30 e 21h 30): "Joy Division" (documentário britânico sobre a banda de Manchester e a sua influência no cenário da música pop actual), e terminando no filme de encerramento: "Introspective" de Aram Arriaga, dia 19 de Maio (14h 30 e 21h 30), retrato de bandas (dos Sonic Youth aos Yo La Tengo) que deram origem a um conceito ainda hoje muito discutido: o "pós-rock". A música não fica por aqui: sábado, dia 17 de Maio (21h 30), temos uma abordagem muito peculiar à obra de Johan Sebastian Bach com "The Silence Before Bach", filme realizado por Pere Portabella que nesta data se associa à inauguração do Festival Cistermúsica (o concerto de abertura decorre poucas horas antes no Mosteiro de Alcobaça).

No domingo à tarde, dia 18 de Maio (16 h), é hora de os graúdos levarem os miúdos ao cinema (ou vice-versa) e descobrirem algumas das curtas de animação mais divertidas do IndieJúnior, enquanto à noite à noite fica reservada a sessão que revelará alguns dos premiados da edição do IndieLisboa 2008 (21h 30), um privilégio raro para quem não foi até à capital e aqui poderá ver o Prémio do Júri na Competição de Longa-Metragem atribuído a "Night Train" do chinês Diao Yinan e a curta-metragem "With a Little Patience" do húngaro László Nemes que assegurou o Prémio RTP2 Onda Curta.

Faz o download do folheto do programa aqui:
http://www.sendspace.com/file/0noeg2

Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas.

O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Depois de apenas quatro edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal.

De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça e depois do sucesso do ano passado, o IndieLisboa volta a apresentar uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.

www.indielisboa.com
www.alcobaca.pt

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Estacionamento na Rua Duarte Pacheco Envergonha Alcobaça, acusa CDU

A CDU classifica de vergonhoso o estacionamento na Rua Eng. Duarte Pacheco, em Alcobaça, uma das vias mais procuradas pelos que se deslocam ao Rossio de carro.

O problema é que, segundo o vereador Rogério Raimundo, havendo estacionamento dos dois lados "registam-se quase diariamente manobras perigosas e complicadas para a circulação automóvel naquela via de acesso ou saída do Rossio".

O estacionamento em cima dos passeios é, por outro lado, para o vereador, uma imagem de confusão que fica mal aos olhos de quem visita Alcobaça e se apercebe que, a escassos metros, foram investidos alguns milhões de euros na reabilitação da principal praça da cidade.

Para Rogério Raimundo, o acesso da rua a pessoas que não a conhecem obriga, depois, a manobras complicados na Travessa da Cadeia, "gerando situações completamente absurdas para quem chega e obtém a informação de que ali se pode estacionar mediante pagamento". É, por isso, para o vereador da CDU na Câmara Municipal de Alcobaça um "mau serviço que se presta ao turismo".

In Rádio Cister

Também concordo! Mas considero mais vergonhoso ainda o estacionamento em pleno Rossio...

Prémio de Revelação Artística - PRADBA 2008

Cerimónia de Entrega dos Prémios

Sábado, 7 de Junho de 2008, 15 horas
Sala do Coro do Mosteiro de Santa Maria de Cós


Mais informação:
http://bazardasmonjas.blogspot.com/
http://pradba2007.blogspot.com/

terça-feira, 13 de maio de 2008

Município Quer Debater Futuro do Urbanismo

Debater o Urbanismo é o objectivo da II Conferência: "Ao Encontro dos Técnicos e Empresários", a realizar no próximo dia 30 de Maio, pelas 20h30, no Auditório Geral da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Uma organização do Município de Alcobaça, dirigida a autarcas, técnicos municipais, gabinetes de arquitectura e engenheiros e, em geral, a todas as pessoas que, de alguma forma, estão ligadas às áreas do planeamento, do ordenamento e da Instrução de processos para licenciamento.

OBJECTIVOS
Pretende-se com esta iniciativa traçar uma panorâmica geral do urbanismo no Concelho, dar a conhecer os principais investimentos previstos, abordar os planos especiais para Alcobaça na área do ordenamento, identificar as áreas do Concelho onde existe mais procura e investimento no sector imobiliário e ainda, fazer um enquadramento da nova legislação sobre a urbanização e edificação, bem como as suas implicações na relação Serviços camarários - Munícipes - Técnicos.

A Conferência vai contar com a apresentação de dois painéis de intervenção, nomeadamente: "Novos Investimentos para o Concelho" e "Novo Regime da Urbanização e da Edificação" (Lei n.º60/2007, de 4 de Setembro). As intervenções estarão a cargo de: José Gonçalves Sapinho, Presidente da Cãmara Municipal de Alcobaça (CMA), Carlos Bonifácio, vereador do Urbanismo da CMA, Carlos Ferro, Director de Departamento de Gestão e Planeamento Urbanístico e Vítor Vicente, Chefe de Divisão das Obras Particulares da Autarquia.

A entrada é livre.

PROGRAMA
20h30 - Recepção aos Participantes
21h00 - I PAINEL
"Novos Investimentos para o Concelho"
Dr. José Gonçalves Sapinho
Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

"Planos Especiais e os desafios para a Região"
Carlos Manuel Bonifácio
Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Alcobaça

Debate

22h00 - Coffe Break
22h15 - II PAINEL
"Novo Regime da Urbanização e da Edificação"
(Lei nº 60/2007, de 4 de Setembro)
Arq. Carlos Manuel Pilkington Ferro
Director do Departamento de Gestão e Planeamento Urbanístico
Arq. Vítor Manuel da Silva Vicente
Chefe de Divisão das Obras Particulares

Debate

23h30 - Encerramento


Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Mosteiro de Cós Reabre ao Público

A partir de um esforço da Autarquia de Alcobaça e da Junta de Freguesia de Cós, o Mosteiro Cisterciense de Cós pode ser visitado de 12 de Maio a 31 de Julho.

O monumento vai estar aberto ao público de Segunda a Sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Os interessados em visitar o Mosteiro durante o fim-de-semana devem fazer uma marcação prévia (visitas para grupos com mais de oito pessoas), durante os dias úteis, para o número: 262 544 155.

A entrada é gratuita.

CISTERMÚSICA EM CÓS
Dedicado à temática "A Era das Catedrais", o Festival de Música de Alcobaça - Cistermúsica, escolheu o Mosteiro Cós como um dos itinerários de espectáculo:

08 JUNHO - 18H00
Música de Câmara
«Cinco Séculos de Música para Trombones»

CARTA BRANCA A HUGO ASSUNÇÃO:
ENSEMBLE PORTUGUÊS DE TROMBONES


Hugo Assunção, Pedro Santos, Vítor Faria, Filipe Alves, Alexandre Vilela e Tiago Noites

Obras de Hassler, Frescobaldi, Cesare, Bach, Haydn, Crespo, Serocki, Gershwin, Bernstein, Lynn, Philip De Sousa, Berlin e Howard.

Preço: 5 euros


Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA // Indielisboa 16 a 19 Maio

Equipa de Alcobaça Vence 1º Final Nacional das Olimpíadas de Química Júnior

A equipa da Escola Básica 2,3 de Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, conquistou a Medalha de Ouro na primeira final nacional das Olimpíadas de Química Júnior, que decorreram no passado sábado, dia 10 de Maio, no Departamento de Química da faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A prova que reuniu os melhores classificados nas semifinais realizadas em 12 universidades nacionais no passado dia 19 de Abril levou à competição cerca de 1500 alunos de todo o país.

Resultados:
Medalha de Ouro
Bernardo Pascoal Figueiredo, Catarina Mendes Correia, João Miguel Pimenta Pereira, da EB23 Frei Estêvão Martins

Medalha de Prata
Mafalda Araújo, José Paulo Rodrigues, José Manuel Ribeiro, do Externato Delfim Ferreira

Medalha de Bronze
Barbara Costa, Tiago Lia, Ana Sousa, do Colégio da Boavista


Muitos Parabéns a estes jovens Alcobacenses e também ao Prof. acompanhante Desidério Carreira Pires.

Triatlo: Europeus2008 - Beneditense João Silva Conquista Medalha de Prata

O júnior João Silva conquistou hoje a medalha de prata nos Campeonatos Europeus de Triatlo em Juniores Masculinos, que se disputam no Parque das Nações, em Lisboa.

O jovem do Clube Olímpico de Oeiras esteve muito perto do triunfo na prova lisboeta, mas o luso-francês Vincent Luís levou a melhor ao "sprint" por apenas um centésimo de segundo

Vincent Luís percorreu os 750 metros de natação (uma volta junto ao Oceanário), 20 quilómetros de ciclismo (quatro voltas ao percurso do Parque das Nações) e cinco mil metros de corrida (duas voltas), em 59.03,05 minutos, enquanto João Silva fez a prova em 59.03,06, seguido do britânico Jonathon Brownlee (a 18 segundos do primeiro).

Para o campeão nacional de duatlo no escalão júnior há três anos consecutivos, o segundo lugar "foi um bocado de desleixo", confessando que já deu provas que é bom no "sprint", mas que hoje não esperava ter de resolver assim o final.

"Eu nem tentei. Não estava com a ideia de chegar a ter de resolver a vitória ao sprint", afirmou João Silva, explicando que andou quase sempre na companhia do vencedor.

Depois de ter conquistado a medalha de bronze em juniores nos Europeus no ano passado, João Silva explicou que a prova lhe deu "muito gozo fazer", mostrando-se muito satisfeito com o apoio do público e da família.

Agora João Silva só pensa em descansar para a prova de domingo - estafetas - avançando que vai seguir a prova de Elites Masculinas (16:00), onde participa Bruno Pais, Duarte Marques, João Pereira, Pedro Gomes e José Estrangeiro, no quarto de hotel.

Para o luso-francês Vincent Luís, cujo pai é natural do Porto, onde vive a avó paterna, a vitória em Portugal foi um "prazer, como se estivesse em casa".

"Venho de férias a Portugal, ao Porto, todos os anos, mas foi a primeira vez que competi em Lisboa. Senti-me muito bem com este primeiro título no meu último ano de júnior", afirmou o jovem de 18 anos, que vive em Paris.

In Sapo Notícias / Lusa

Empreendedorismo

O Negócio dos Cogumelos
A mycosNature surgiu para dar corpo ao projecto Cogumelos de Alcobaça, premiado em diversas iniciativas ligadas ao empreendedorismo e inovação.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Alerta!

Lançado pelo amigo Bazar das Monjas de Coz.

Rio de Cós poluído!
Já avisámos as autoridades, mas não podemos deixar de usar este nosso espaço para chamar a atenção para a poluição do nosso rio, cuja água desde há alguns dias corre branca, leitosa, irrespirável para qualquer peixe que ainda nele resista! Não se percebe como podem ser feitas decargas assim, sem qualquer cuidado de tratamento, transfiormando o nosso rio numa autêntica vala de esgoto a céu aberto. Do que sabemos tratam-se de descargas que, não sendo tóxicas, vêm sendo feitas por empresas que se dedicam à extracção de inertes. Ora como se sabe as finas partículas coloidais da argila não sedimentam facilmente, e seria necessário que antes de pôr as bombas a trabalhar para esvaziar as lagoas existentes nas zonas de exploração, se fizesse algum tratamento. Não é caro e não é difícil, basta que seja feito por alguém que saiba. A situação não fica bem a ninguém e ainda há dois dias um casal de turistas franceses comentava connosco a situação, achando-a (como é óbvio) absolutamente bizarra! Vai sendo tempo de fazer as coisas bem feitas. E se os que podem não sabem, então tenham a gentileza de perguntar a quem sabe.

Tradições Indígenas e Baianas Encantam Alcobaça

A cultura brasileira e africana marcaram o dia 7 de Maio no Concelho de Alcobaça.

No âmbito da geminação de Alcobaça do Brasil com Alcobaça (Portugal), o Município recebeu uma comitiva brasileira de Salvador da Bahia composta por: Laércio da Silva, Director Cultural Fundação Memorial da Epopeia do Descobrimento e representante da Prefeitura de Alcobaça do Brasil, Sandra da Silva, Wilson Rodrigues da Cruz, Professor e Presidente da Fundação Memorial da Epopeia do Descobrimento, Ana Oliveira, Coordenadora Pedagógica, os Índios Pataxó: Karkaju, Juari e a índia Cire, e ainda Lucicleide Nascimento, a baiana representante da cultura afro-brasileira.

Para dar a conhecer as duas culturas, a comitiva deslocou-se, pela manhã, às Escolas: Frei António Brandão (Benedita) e Secundária D. Inês de Castro (Alcobaça), onde para além de mostrarem um DVD ilustrativo dos usos e costumes dos Índios Pataxó, da Reserva Pataxó da Junqueira e da Aldeia da Barra, houve ainda espaço para uma demonstração da "dança do namoro", que contou com a participação dos jovens presentes, e ainda um debate para esclarecer as dúvidas suscitadas.

CURIOSIDADES PATAXÓ
Embebidos de curiosidade, os alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro questionaram os Índios sobre a indumentária, as pinturas, o seu dia-a-dia, entre outras interrogações. Karkaju, o índio que assume um cargo de Secretário dos Assuntos Indígenas da comunidade Pataxó, respondeu a todas as questões, destacando a existência de inúmeras índios que não têm contacto com a civilização, mas relembrou que na aldeia Pataxó há um trabalho árduo na área do ensino, uma tentativa de adequar a gramática da comunidade à gramática brasileira. Porém, Karkaju afirmou que a aprendizagem da língua oficial - Patxóhã - é uma prioridade no ensino da aldeia. O Secretário explicou ainda que entre índios, existem cerca de 180 línguas diferentes e, habitualmente, para troca de rituais e experiências, são organizados eventos onde se reúnem as diferentes tribos e etnias indígenas ainda existentes.

A ORIGEM DA BAIANA
Por baixo de uma saia bastante rodada, entre muitas cores, colares e um turbante enorme, Lucicleide Nascimento, representante da cultura afro-brasileira, desmistificou o porquê do seu traje. A saia rodada é justificada com o recuo à época de escravidão, onde as criadas tinham de esconder o corpo para fugir ao assédio do patrono.

Com o auxílio da Professora Ana Oliveira, a baiana explicou que também existem costumes muito característicos no vestuário, nas cores dos colares e relembrou a tradição das fitas do Senhor do Bonfim.

BOAS-VINDAS DO EXECUTIVO
As sessões realizadas nas Escolas foram um sucesso, e de seguida a comitiva foi recebida pelo Presidente José Gonçalves Sapinho e pela vereadora da Cultura Alcina Gonçalves, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que deram as boas vindas aos visitantes. Seguiu-se um almoço e um passeio pela região.

Esta foi uma oportunidade única de troca de experiências entre o povo português e o brasileiro, e ficou a promessa do executivo camarário de voltar ao Brasil em breve.

Em Alcobaça esteve também presente uma comitiva da Ilha de Moçambique, representada pelo Presidente do Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique e pelo vereador da Área da Educação da mesma região.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Alcobaça Centro Internacional de Eleição dos Estudos Medievais Ibéricos

| De 6 a 8 de Novembro em Portugal |

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcobaça recebeu, no passado dia 7 de Maio, uma conferência de imprensa que anunciou as "VI Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval", subordinada ao tema: "A Guerra e a Sociedade na Idade Média", a realizar de 6 a 8 de Novembro, nas localidades de Alcobaça, Porto de Mós e Batalha.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho fez a abertura da conferência, e antes de abandonar a sala, por razões profissionais, não quis deixar de realçar que esta é "uma experiência de enriquecimento cultural para Alcobaça". A conferência foi presidida pela Prof.ª Doutora Maria Helena Coelho, Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (SPEM) e pelo Prof. Doutor Saul António Gomes, Secretário-Geral da SPEM.

MAIS SOBRE AS JORNADAS
Esta é a sexta edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval em Portugal, uma vez que se realizam quadrienalmente, alternando entre Portugal e Espanha.

Com vontade de organizar um encontro diferente do habitual, ou seja, fora das Portas das Universidades Portuguesas, a SPEM decidiu arriscar e os locais eleitos são: o Museu Militar de S. Jorge, em Porto de Mós (6 de Novembro), o Mosteiro de Alcobaça (7 de Novembro) e Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha (8 de Novembro). Monumentos que se destacam pelo seu elevado significado patrimonial e memorial, e por pertencerem a uma região que foi palco de acontecimentos bélicos de grande relevância na História de Portugal e da Península Ibérica em tempos medievais.

DURANTE O EVENTO SERÃO ABORDADOS TEMAS COMO:
A guerra em acto. Aljubarrota em debate;
No rasto da guerra;
Negociar e manter a paz;
Memórias e celebrações.
Estes trabalhos serão discutidos e aprofundados por especialistas portugueses e espanhóis, sendo de realçar que já há inscrições para comunicações livres de medievalistas oriundos de países como o Brasil, França e Espanha.

Nas palavras da Prof.ª Doutora Maria Helena Coelho, o trabalho realizado com o Município de Alcobaça tem sido decisivo para o sucesso do evento, e destaca também o apoio da Fundação Batalha de Aljubarrota, lembrando que os historiadores têm de ter alguma utilidade pois o seu trabalho é "dar memória aos homens do passado".

QUEM PODE PARTICIPAR E COMO?
Todas as pessoas que se dedicam à leitura da Época Medieval e têm obra escrita podem participar nestas Jornadas, basta apresentar a comunicação livre mediante a temática escolhida. Até à data, a organização conta já com 57 inscrições, com a característica da presença de muitos espanhóis oriundos da Catalunha, Galiza, Madrid entre outras localidades. Estão previstas mais de uma centena de participantes.

Condições:
Sócios da SPEM e SEEM | participação gratuita;
Não sócios | Estudantes 10 euros | Não estudantes (ainda por definir).
Uma organização das Sociedades de Estudos Medievais Portuguesa e Espanhola, com o apoio das entidades:

Museu do Campo Militar de S. Jorge/Fundação Batalha de Aljubarrota;
Região de Turismo Leiria-Fátima;
Câmara Municipal de Alcobaça, Porto de Mós e Batalha;
IGESPAR - Museu do Mosteiro de Alcobaça, Museu do mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha);
Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra;
Centro de História da Universidade do Porto;
Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa;
Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa;
Centro de História da Universidade de Évora.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais
Sitio: http://www1.ci.uc.pt/spem/
Mail: spem@ci.uc.pt

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Daaaahhhh!!!

O deputado socialista António Galamba criticou hoje a decisão do Governo de transferir Alcobaça, Nazaré e Rio Maior, tradicionalmente pertencentes à Região de Turismo do Oeste, para outras áreas turísticas afirmando que prejudica os interesses da região.
(...)

Alcobaça?!?! Tradicionalmente da RT Oeste?!?! Há quantos anos?!?!

Indie Lisboa'08 em Alcobaça | 16 a 19 de Maio


De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça, e depois do sucesso do ano passado, o IndieLisboa 08 volta a apresentar uma selecção de alguns dos melhores filmes na edição do festival deste ano. Um conjunto de obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.

Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando-se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo quando assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas.

O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas-metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens.

Depois de apenas quatro edições, o Festival é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal.

Mais informação em: http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=6894

Cistermusica - XVI Festival de Música de Alcobaça | 17 de Maio a 10 de Junho

De 17 de Maio a 10 de Junho, o Concelho de Alcobaça recebe o XVI Festival de Música - Cistermúsica 2008 - este ano dedicado ao tema "A Era das Catedrais".

Esta temática, sempre presente pelo facto de o festival se realizar, desde a primeira edição, no Mosteiro de Alcobaça, surge agora com mais acuidade devido à eleição recente do Monumento como uma das "7 Maravilhas de Portugal".

"A Era das Catedrais" serve de fio condutor para os nove concertos que vão percorrer todas as épocas e estilos, da Idade Média aos dias actuais, e que reúne a aposta em novos valores e em formações nacionais e internacionais de grande qualidade.

Os espectáculos vão decorrer em vários espaços característicos do Mosteiro de Alcobaça, tais como a Nave Central, o Refeitório, o Celeiro, pois pretende-se também dar a conhecer algumas das mais belas salas deste Monumento Património da Humanidade.

Para além destes, haverá um concerto para crianças no dia mundial da criança (1 de Junho) no Cine-Teatro e outro no Mosteiro de Cós (também monumento cisterciense).

Destaque ainda para a apresentação de um livro, da autoria de José Alberto Vasco, com tudo o que foi dito e escrito nos 15 anos de realização do Cistermusica.

Este festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Alcobaça.

CONTACTOS:
Director Artístico:
Alexandre Delgado
Tlm: 914 845 519
mail: Alexandre.delgado@mail.telepac.pt

Câmara Municipal de Alcobaça
Vereadora da Cultura - Alcina Gonçalves
Tlm: 966 938 401
mail: alcina.goncalves@cm-alcobaca.pt

BILHETEIRA
Preço único por concerto | 5€
Assinatura: 25€
Concerto 1 de Junho: 2€
Cinema Indie: 2€

Bilhetes à venda:
Cine-Teatro de Alcobaça | Tlf. 262 580 890/885
Academia de Música de Alcobaça | Tlm.962 543 542

Mais Informação / Programa: http://www.alcobaca.com/cistermusica/

http://www.cistermusica.com/

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

História: Batalha de Aljubarrota Será Estrela em Colóquio Luso-Espanhol

Leiria, 07 Mai (Lusa) - Investigadores portugueses e espanhóis reúnem-se entre 06 e 08 de Novembro nos concelhos ligados à Batalha de Aljubarrota, procurando debater a importância da "Guerra e a Sociedade na Idade Média".

A iniciativa está integrada nas 4/as Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que vão decorrer em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, refere a organização do evento, a cargo das Sociedades Portuguesa e Espanhola de Estudos Medievais.

A batalha, que opôs castelhanos e portugueses a 14 de Agosto de 1385, teve lugar nos campos de São Jorge, onde agora existe um museu militar, no concelho de Porto de Mós.

À época, o terreno pertencia ao concelho de Aljubarrota, vila que agora faz parte de Alcobaça e devido à vitória, o rei D. João I mandou construir a poucos quilómetros um mosteiro mariano, no actual município da Batalha.

A escolha destes locais para realizar as jornadas está relacionada com o seu "elevado significado patrimonial e memorial", numa "região que foi espaço de acontecimentos bélicos medievais de grande relevância na história de Portugal e da Península Ibérica", refere a organização.

A batalha, as guerras entre os dois povos e as negociações de paz serão objecto de debate de académicos portugueses e espanhóis, a que se deverão associar investigadores de outros países como França e Brasil.
In Sapo Notícias

quarta-feira, 7 de maio de 2008

São Martinho do Porto na Internet

Foi hoje adicionado o espaço relativo a S. Martinho do Porto no sítio de Alcobaça na internet. Esta nova página contém informações sobre a vila e freguesia de S. Martinho do Porto, a mais importante estância balnear do concelho. Serão adicionadas mais informações ao longo do tempo de modo a tornar o espaço o mais útil possível.


Quaisquer comentários e/ou sugestões serão sempre bem-vindas para o endereço de email do site ou deste blogue.

O link directo é o seguinte: http://www.alcobaca.com/smporto

Feira de São Simão Renova-se em 2008

Considerando os novos padrões de consumo, o Município de Alcobaça apresenta, para o ano 2008, uma nova versão da Feira de S. Simão a realizar de 28 de Outubro a 2 de Novembro, no edifício do MercoAlcobaça.

Esta nova etapa, mais refrescante, destaca-se pela aposta em produtos da Terra.

OBJECTIVOS
. Criar e acompanhar as tendências de uma nova área ligada aos Produtos Gourmet, Produtos de Denominação de Origem Protegida, Produtos Biológicos, Alimentação Saudável, Produtos Tradicionais e de qualidade;
. Assegurar a visibilidade dos fabricantes de produtos nacionais;
. Promover os recursos de forma a gerar crescimento económico e impulsionar o desenvolvimento local.

Ao verificar que o consumidor actual procura, nos sectores da área alimentar, afirmar e definir um estilo de vida saudável e ecologicamente consciente, assim uma crescente adesão a opções associadas a conceitos de "slowfood" e produtos capazes de veicular o "bem-estar" e a preocupação ambiental, o Município decidiu enfrentar este novo desafio.

COMO PARTICIPAR
As inscrições devem ser feitas até 30 de Junho de 2008.
Os interessados devem consultar as normas e preencher a ficha de inscrição.

As inscrições devem ser entregues:
. Pessoalmente na Secção de Expediente Geral da Câmara Municipal de Alcobaça;
. Via fax: 262 580 857
. ou por correio registado para: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça - Feira de São Simão - Praça João de Deus Ramos - 2461-501 Alcobaça

Toda a informação em: http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=6195

Para esclarecimento de dúvidas contacte:
Pelouro da Cultura
Tel.262 580 857
cultura@cm-alcobaca.pt

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Comitiva Brasileira em Alcobaça

O Município de Alcobaça recebe esta quarta-feira, no âmbito da geminação de Alcobaça com Alcobaça do Brasil, uma comitiva brasileira composta por: Laércio Gomes da Silva - Director Cultural Fundação Memorial da Epopéia do Descobrimento , Sandra Machado Rodrigues da Silva, Wilson Rodrigues da Cruz - Professor e Presidente da Fundação Memorial da Epopéia do Descobrimento, Ana Joaquina Amaral de Oliveira, Coordenadora Pedagógica, os Índios Pataxó: Eujacio Batista Lopes Filho, Juari Braz Bomfim, Leidiane da Silva Souza e a India Pataxó Lucicleide Monteiro Nascimento - Baiana representante da Cultura afro-Brasileira.

A comitiva será acompanhada pelo executivo da Câmara Municipal de Alcobaça e membros da Assembleia Municipal, e estará presente logo pela manhã no Concelho, passando pelas Escolas Frei António Brandão (Benedita) e Escola Secundária D. Inês de Castro, onde será feita uma demonstração das tradições brasileiras, com a apresentação de um DVD e espaço para debate e esclarecimento de possíveis curiosidades que possam surgir.

PROGRAMA
8h30 | Escola Frei António Brandão (Benedita)
10h15 | Escola Secundária D. Inês de Castro (Alcobaça)
13h00 | Almoço convívio

A partida da comitiva para o Brasil está marcada para o dia 8 de Maio.

CURIOSIDADE | No âmbito das comemorações da Semana da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer desde o dia 3 de Maio até 11 do corrente mês, amanhã, dia 7 de Maio, comemora-se o Dia do Brasil.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

O Crime Compensa!

Diz a Cister:

Cova da Onça escondia material roubado em estaleiros
A PSP, apoiada pelo Corpo de Intervenção, efectuou esta terça-feira de manhã uma rusga à Cova da Onça, em Alcobaça, e deteve para interrogatório vários suspeitos de roubo de equipamento e materiais de construção civil.

Terão sido apreendidas várias rebarbadoras, uma betoneira, um gerador e tesouras de corte, para além de várias armas.

A Cova da Onça é propriedade do Município. No local residem algumas famílias de etnia cigana que a Câmara e Fundação Maria e Oliveira vão realojar quando as novas habitações sociais, em construção junto ao Centro de Saúde de Alcobaça, estiverem concluídas.

(...)

Bom, é caso para dizer que o crime compensa! Ou então a C.M.A. até ficou solidária com os indivíduos que provavelmente, e tendo em conta o material que tinham em posse, até se estavam a preparar para iniciar as obras de construção do novo bairro social...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Novo Blogue do Clube de Xadrez Xeque Mate

O Clube de Xadrez Xeque Mate de São Martinho do Porto criou recentemente um blogue para apresentação do clube e da modalidade.
O endereço é: http://xeque-mate_smp.blogs.sapo.pt/

Parabéns ao clube e sejam bem-vindos à blogosfera!

PS: A Academia de Xadrez da Benedita também está presente na Internet através de um blogue no endereço: http://axbenedita.blogspot.com/.
Uma grande representação do Xadrez Alcobacensce na Internet. Ambos os espaços foram adicionados na secção "Blogues de Alcobaça" na barra lateral direita deste blogue.

Bandeira Azul 2008: Praia da Légua a Única Galardoada no Concelho

A Praia da Légua foi a única galardoada com a Bandeira Azul para a época balnear de 2008 em Alcobaça, segundo a Associação Bandeira Azul.
Esperamos ver este número subir e acompanhar o investimento feito nas várias ETARs do concelho.

Frubaça Lidera Mercado dos Sumos Naturais em Portugal e Espanha

A Frubaça vai passar a apostar na exportação dos sumos naturais que se produzem no Acipreste, em Alcobaça.

A boa aceitação do produto por parte dos consumidores levou a empresa formada por produtores de maçã do concelho de Alcobaça a virar-se para novos mercados.

A Frubaça iniciou em Março a internacionalização dos sumos de maçã de Alcobaça com a presença no mercado espanhol. O sumo, que é colocado no mercado sem quaisquer aditivos, dá à Empresa a exclusividade dos sumos naturais nos mercados português e espanhol.
Devido ao sucesso da marca e do produto, a empresa já está a estudar a possibilidade de entrar em mais mercados internacionais, como os do Norte da Europa.

Os smoothies SoNatural são, agora, também, uma das novas apostas desta empresa. Trata-se de uma nova gama de sumos de fruta lançados pela Frubaça e que também são totalmente naturais. Graças à tecnologia de conservação única, que dispensa qualquer tipo de conservantes, este projecto também está a estudar o mercado europeu, nomeadamente Espanha.

A gama smoothies SoNatural apresenta-se aos consumidores com os sabores de banana, manga, cenoura, banana, manga e morango, laranja e banana.

In Rádio Cister