sábado, 29 de agosto de 2009

AMÁLIA HOJE | 30 DE AGOSTO | 22H00 | ALCOBAÇA

Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça (Plaza) sobem ao palco no dia 30 de Agosto, com o projecto “Amália Hoje”, para a comemoração do 14.º aniversário de elevação de Alcobaça a cidade (1995).


Local: Praça do Mosteiro
Hora: 22h00
Gratuito


Um concerto de descoberta do fado através do estilo POP. “Gaivota” é o tema de apresentação do disco, uma obra que conta com a interpretação de temas não menos importantes como: “Grito”, “Abandono”, “Importance C’est La Rose”, “Foi Deus”, entre outros.

Mais informação em http://alcobacasummernights.terradepaixao.net/

Tenda Sheik - Espectáculo de Encerramento

Iniciativa Islâmica em Alcobaça
A 29 de Agosto, pelas 22h, a Tenda Sheik levanta arraiais e despede-se com uma magnífica apresentação “Oriente Presente”. Este espectáculo, no verdadeiro espírito de Fusão da Sheik, com coreografia de Ana Hamar, Fados e outras nuances que vão hipnotizar, derradeiramente, todos aqueles que, durante o mês de Agosto, procuraram outros horizontes e outras paragens de paisagens tão perto… e tão diferentes.
“Oriente Presente” contará com a ilustre Presença do Corpo Diplomático do Egipto, Argélia e Marrocos, Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, e ainda a presença do Autarca Alcobacense, que se despede da cidade ao ritmo exótico dos tambores, das moedas e da voz mourisca dos Fados de Alfama.

Durante 30 dias, contando com uma média diária de 200 visitantes - onde cerca de 100 eram estrangeiros, e os restantes igualmente distribuídos entre locais e nacionais - a Tenda Sheik trouxe à Zona Oeste uma pequena amostra do antepassado árabe presente na região. Projecto-piloto, que contou com divulgação na Televisão Pública Nacional, foi sobretudo uma iniciativa-alicerce, na qual já encontra um planeamento de próximas edições, quer noutras localidades quer em Alcobaça, numa escala maior e - claramente - merecida.

sábado, 22 de agosto de 2009

O S. Bernardo na Alcobaça do Brasil

O dia de São Bernardo (20/08) em Alcobaça (Brasil).

Pavilhão de Évora de Alcobaça em Construção

Começou a construção do Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça.

Segundo Carlos Bonifácio, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, «cumpre-se, assim, a promessa de dar à freguesia um equipamento para a prática do desporto».

Por seu lado, Rogério Raimundo, vereador da CDU e candidato à Presidência da Câmara municipal de Alcobaça, critica o executivo por «não ter aberto concurso para a obra do Gimnodesportivo» de Évora de Alcobaça.

O vereador classifica de «vergonha» o facto de o «projecto não ter sido discutido em reunião de Câmara».

A construção de um pavilhão em Évora de Alcobaça era uma promessa antiga do compromisso eleitoral de Gonçalves Sapinho com a população de uma das maiores freguesias do concelho.

O pavilhão está inserido nas obras de equipamentos escolares e desportivos, da Carta Escolar de Alcobaça, e foi uma das obras inicialmente incluídas na lista de deveres da Empresa Municipal «Terra de Paixão».
In Rádio Cister

O Regresso do Abraço à Baía, em S. Martinho do Porto

Domingo - 23 de Agosto - 16 horas
Abraço à Baía - S. Martinho do Porto
É um desafio que Associação Verão de São Martinho promove desde 1999, como forma de sensibilizar a comunidade para a preservação do equilíbrio ambiental. O Abraço à Baía consiste na construção de um cordão humano, rente à linha de água que ao longo dos 2500 metros de areal liga o cais de São Martinho a Salir do Porto. Pode ser divertido e é absolutamente gratuito...
In Nas Faldas da Serra

Bazar das Monjas de Coz Suspendeu a 15 de Agosto Mais de Cinco Anos de Actividade Regular

A partir deste sábado, 15 de Agosto, o Bazar das Monjas de Coz suspende as suas actividades regulares, culturais e outras. As razões dessa suspensão prendem-se com a indisponibilidade profissional dos seus membros fundadores, Raquel Romão e Valdemar Rodrigues, actualmente envolvidos em projectos na área da grande Lisboa. O Nas Faldas da Serra não pode deixar passar em branco esta data, saudando e agradecendo, não só a amizade daquele simpático e empreendedor casal, mas também a notável actividade cultural por si desenvolvida durante mais de cinco anos de intensa e notável actividade, não só através da disponibilidade demonstrada no seu espaço à realização de várias e memoráveis exposições, bem como pela emblemática organização do bem sucedido Prémio de Revelação Artística Dª Benta de Aguiar, raro exemplo de como uma entidade privada pode dar cartas no campo da promoção cultural. Bem hajam, Raquel e Valdemar! Voltem sempre!
In Nas Faldas da Serra

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Câmara e Ciência Viva Editam Mini-Guia de Aves da Lagoa de Pataias

De uma parceria entre o Pelouro do Ambiente do Município de Alcobaça e a CIÊNCIA VIVA – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica resultou um mini-guia de aves da Lagoa de Pataias, Alcobaça. A lagoa de Pataias localiza-se na Zona Norte do Concelho de Alcobaça, freguesia de Pataias. É uma zona húmida que surge no meio da vasta área de pinhal bravo que ocupa esta região do litoral português e, portanto, é ocupada por fauna e flora distintas de toda a envolvente.
Disponível também em http://www.alcobaca.pt/index.php?ID=357
In Tinta Fresca

José Gil Eleito Presidente da União Internacional da Marioneta Em Portugal

Parabéns ao José Gil!

- -
O marionetista alcobacense pretende trabalhar de forma a poder ajudar todos aqueles que no meio do teatro de bonecos precisem de apoio.

Os elementos da Direcção acreditam que podem manter os valores e princípios que têm orientado a união internacional desde há 80 anos.

José Gil adiantou ainda que está tudo a ser preparado para o festival "Marionetas na Cidade", que acontece sempre em Outubro em Alcobaça, mas mais uma vez não vão contar com o apoio do Ministério da Cultura.

In Rádio Cister

Armazém das Artes - 1ª Mostra de Vídeo


Mais Informação: http://www.armazemdasartes.pt/

Começaram as Marcações do Centro Escolar de Alcobaça

Começaram as marcações no terreno para a construção do Centro Escolar de Alcobaça, na Cova da Onça, na cidade de Alcobaça.

Segundo Carlos Bonifácio, vice-presidente da Câmara Municipal, «está tudo pronto para erguer as novas infra-estruturas» que irão, mais tarde, traduzir-se num novo centro escolar que irá albergar as crianças que frequentam, hoje, vários estabelecimentos escolares

«O Plano Pormenor da Cova da Onça já foi publicado em Diário da República e tudo está a decorrer conforme os planos», adiantou.

In Rádio Cister

BAILE DE CHITAS | 22 de Agosto | 23h30 | São Martinho do Porto

O local escolhido para o BAILE DE CHITAS é a Baía de São Martinho, junto do Parque de Campismo da vila. A organização disponibiliza transporte ‘vaivém’ gratuito, a partir da Av. Marechal Carmona.

O início do Baile está marcado para as 23h30, onde os presentes podem assistir e participar no concurso de fatos de Chita com prémios para todos os participantes. É obrigatório o uso de um adereço de chita.


INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Consumo mínimo de 10 Euros
Menores de 16 apenas se acompanhados por um adulto
Contacto: Valle Domingues | valledom2000@yahoo.com | 964 043 683

O QUE É A CHITA DE ALCOBAÇA?
“A tradição do tecido estampado de Alcobaça, fortemente arreigada no imaginário colectivo, tornou-se num dos maiores enigmas da história da arqueologia industrial portuguesa. A atribuição do fabrico da Chita dita de Alcobaça a uma qualquer das unidades fabris conhecidas, sem que se reúnam as fontes indispensáveis ao conhecimento dos debuxos, amostras, peças de pano e respectivos documentos fabris, é um problema complexo. A história da Chita de Alcobaça liga-se ao aparecimento do algodão estampado na Europa e ao sucesso que teve no Século XVIII e XIX, tanto para decoração como para vestuário.

Fonte: FERREIRA, Maria Augusta, “De Gil Vicente às Conchas de Chita de Alcobaça”, Edição Município de Alcobaça, 2004.

RABISCUITS 2009


rabiscuits.blogspot.com

Feira de S. Bernardo 2009


Mais Informação

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vale Pela Iniciativa Mas Há Que Ser Racional...

O que penso sobre isto:


Vale pela iniciativa, pela chamada de atenção e pela acção de sensibilização. De louvar de facto, mas não podemos censurar a C.M.A. por ter removido depois a rampa.
Não sei quais foram as suas intenções e nem estou a defender ninguém, mas o que é certo é que para se fazer, há que fazer bem, e esta rampa representa algum perigo para os automobilistas.
As rampas para este tipo de finalidade devem ser construídas para dentro do passeio (este é que é na realidade rebaixado) e não para a faixa de rodagem. Um condutor mais distraído pode embater na rampa e quem sabe despistar-se galgando o passeio.
Algo que não estava bem e concordo que tenha sido retirado.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Alcobaça Summer Nights 2009

Saiba tudo o que acontece este VERÃO no Concelho de ALCOBAÇA em
http://alcobacasummernights.terradepaixao.net/

FEIRA MEDIEVAL DE ALJUBARROTA | 14 A 16 DE AGOSTO | ENTRADA LIVRE



A data histórica 14 de Agosto de 1385, que marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, no campo de São Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, é festejada na Vila de Aljubarrota com a realização da Feira Medieval, de 14 a 16 de Agosto. Durante três dias, a época medieval será recriada a rigor, a partir de indumentárias próprias, cenários apropriados, tavernas com refeições, animação com músicos e malabaristas, acampamento militar com mostra de armas, jogos medievais, tiro com arco, tendas vivas, xadrez medieval, rábulas teatrais e dança do ventre na mouraria.

Pode ainda assistir à recriação de uma Feira Medieval onde poderá ver e aceder a artífices, feiticeiras e cartomantes, mouraria, armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, fogaças, entre muitas outras relíquias.

Mais Informação

Verão de S. Martinho do Porto

Agosto no Maria's

5 AGOSTO, Alcobaça Recebe o Programa "Verão Total"

II Festival Xadrez Aljubarrota - Torneios Noturno e Medieval - 15 e 16 Agosto

A Associação de Xadrez da Benedita vai promover durante a Feira Medieval de Aljubarrota dois importantes torneios:
1) I Torneio Aberto de Xadrez Noturno - 15 Agosto
2) II Torneio Aberto de Xadrez Medieval - 16 Agosto
Mais informações em http://axbenedita.blogspot.com

Tenda Sheik - Iniciativa Islâmica em Alcobaça

Durante o Mês de Agosto – de 1 a 30 de Agosto – junto ao Mosteiro de Santa Maria, as cores e formas do Mediterrâneo Magrebino vêm desaguar em Alcobaça, evocando o passado árabe da região. Durante um mês, ancorado junto à Ala Norte, duas Tendas guardam as tradições, o artesanato e os costumes deste povo singular, que tantas raízes criou em Portugal. Durante um mês, Egipto, Argélia e Marrocos, entre outros, estão abertos a revelar aos cinco sentidos toda a magia do Norte de África.
Das cinco da tarde à uma da manhã, pode parar junto do Mosteiro e beber um chá, ouvir música Tuareg, apreciar a destreza e magia da Dança do Ventre, ou simplesmente relaxar sentado num banco tradicional, experimentando os sabores dos vapores da narguilé. Pode ainda descobrir novos destinos, e provar diferentes sabores inspirados neste Exótico tão próximo, porém tão diferente.
Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, Embaixada do Egipto, Embaixada da Argélia, Embaixada de Marrocos e Turismo de Marrocos.

É organizada por Gonçalo Cascais e António José Honório.

Projecto-piloto Pode Transformar Alcobaça Cidade-mãe da Incubação de Empresas Sociais em Portugal

Durante quatro dias, de 8 a 11 de Julho, a temática do “Empreendedorismo social” foi debatida em Alcobaça ao nível local, regional e internacional.
Inserido no projecto comunitário URBAN N.O.S.E – Network of Social Enterprises, do Programa URBACT, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), o Município recebeu representantes de sete países distintos como: Espanha: (Xátiva), França (Grenoble); Itália (Gela) Grécia (Agrinion, Koropi), Chipre (Athienou) Suécia (Herrljunga) e Inglaterra (Brighton e Hove).
De várias reuniões de trabalho decorridas ao longo dos 4 dias, o destaque vai para a 1ª Conferência Regional Urban N.O.S.E - “Connecting Cities, Building Success - Ligando Cidades, Construindo Sucessos”, que reuniu um vasto painel de agentes económicos e sociais. A conferência teve como ponto de partida a primeira das directrizes do projecto N.O.S.E, Sistema de governância de apoio à economia social, que visa a criação de uma rede de incubadoras para prolificação de empresas de cariz social, traçando um paralelo entre a realidade local e europeia.
A Conferência contou com a presença de empreendedores, representantes de IPSS’s – Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros de Novas Oportunidades, Centros de Formação, Cooperativas, Associações Sectoriais e Sem Fins Lucrativos, IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e UNIVA’s – Unidade de Inserção na Vida Activa ao nível regional, tendo o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, marcado presença no painel de abertura.
Para Gonçalves Sapinho, também presente no painel inicial, este é um projecto de que muito se orgulha e que “espera não ver morrer”. Já para o Secretário de Estado, esta é uma iniciativa deveras importante para o País e, pela primeira vez, “a política europeia inclui a componente económica e de coesão territorial”.

João Ferrão considerou ainda que a política de cooperação entre países estrangeiros é cada vez mais o caminho para a inovação social e a sustentabilidade de cada cultura. João Ferrão terminou o seu discurso congratulando a autarquia e todos aqueles que trabalham numa visão “partilhada e colectiva”.
No sábado, 11 de Julho, Eduardo Nogueira, coordenador do projecto, em conferência de imprensa concluiu que o encontro permitiu que “cada uma das cidades europeias fizesse uma exposição do trabalho já desenvolvido”. Uma temática a que o Município de Alcobaça e o grupo de apoio aderiram desde Setembro de 2008, e que representa, para além de uma “parceria dispersa em latitude e longitude”, um equilíbrio assinalável entre “regiões de competitividade e convergência”. Nos primeiros seis meses do projecto, apresentado em Janeiro de 2009, foram cumpridos à risca os objectivos definidos, entre eles a criação de um grupo local de apoio, constituido na sua maioria por entidades que já fazem parte da rede social do Concelho, e outras convidadas, que “representam uma mais valia para o projecto como é o caso do IPN - Instituto Pedro Nunes (Universidade de Coimbra e o Micro Crédito do Milénio BCP”, afirmou Eduardo Nogueira.

CONCLUSÕES DO PROJECTO
Para Eduardo Nogueira, a temática discutida no Cine-teatro no dia 10 de Julho, “Empreendedorismo Social”, exige a criação de um conjunto de redes, participação em programas de cooperação e articulação de conhecimento entre Município e o grupo local de apoio. O coordenador salientou ainda que o objectivo último do projecto é formação de “uma rede de incubadoras para empresas sociais que irá criar muitos postos de trabalho”. Eduardo Nogueira ressalvou ainda que o sector terceiro é um “gigante silencioso que move 60 milhões de euros por ano”, ao qual o Concelho não pode nem deve ficar indiferente, dando o exemplo da incubadora do IPN que move 50 milhões de euros/ano.

Cristiano Gualtieri - Consultor do Projecto (pertencente à empresa de consultoria RM&P e gestor do projecto em nome do Município de Gela), recordou que este é um projecto em rede de pequenas cidades, onde das 181 cidades concorrentes apenas 27 dos projectos foram aprovados. Para Cristiano, este é o único projecto que tem capacidade de “evidenciar o valor da economia social como motor de desenvolvimento colectivo”, lembrando que é necessário “alargar o conceito de economia social e aplicá-lo à realidade local”.

Perito do projecto e consultor externo dos Municípios envolvidos, Sérgio Campanella considerou que este foi um primeiro encontro para analisar quais as potencialidades das diferentes cidades para o tema e a forma como assumem as suas políticas governativas ao nível da criação de incubadoras de empresas sociais.

Para o perito, apesar de a temática em Alcobaça estar um pouco menos desenvolvida que nas cidades mais avançadas como Brighton e Grenoble, Alcobaça “foi escolhida pelo potencial que tem para a criação de empresas sociais”. Para Sérgio, a 1.ª Conferência Regional foi um óptimo ponto de partida para clarificar as dúvidas existentes ao nível do quadro social, uma vez que percebeu que o trabalho já feito permite afirmar que “o ambiente é favorável para transformar parte deste sector clássico em novas economias/empresas sociais e ajudá-las na inserção de mercado”. O perito concluiu ainda que “Alcobaça tem o desafio muito grande de transformar o conceito de intervenção social clássica em intervenção económica social”.

O próximo encontro está marcado para Dezembro de 2009, em Brighton&Hove.

Mais Informação em www.alcobaca.pt

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61