segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

The Gift Encantam no Regresso a Casa

Em época natalícia, os The Gift anteciparam-se na entrega das prendas. Na sexta-feira à noite, o grupo subiu ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça para iniciar a digressão nacional de apresentação do novo disco, "AM-FM", deixando deliciados os 330 espectadores que lotaram a sala.

Melodioso e convidativo à introspecção numa primeira fase, o espectáculo evoluiu depois para ritmos mais electrizantes e festivos, tendo sempre como denominador comum a energia e a capacidade vocal de Sónia Tavares. No final, a plateia aplaudiu de pé, com o músico Rodrigo Leão a revelar-se um dos espectadores mais entusiasmados com o concerto.

Depois das actuações em Nova Iorque e Londres, o grupo de Alcobaça escolheu a terra natal para começar a divulgação do seu último trabalho, distinguido já com o disco de prata. Seguem-se espectáculos no São Luiz, em Lisboa (dia 6) e no Rivoli, no Porto (dia 8), ambos com lotação esgotada.

No regresso a casa, após sete anos sem pisar o palco do Cine-Teatro de Alcobaça, o quarteto (reforçado com Diogo na bateria) apostou num cenário psicadélico, com jogos de luzes a sugerir os ambientes urbanos e pormenores luminosos inspirados na evolução tecnológica.

Tal como no disco, desdobrado em duas partes para diferenciar as atmosferas sonoras, o concerto de anteontem foi sintonizado em dois comprimentos de onda. Primeiro, embalou-se a plateia com os temas incluídos em AM. Em seguida, o grupo pegou no "Driving you slow" (o primeiro single extraído do álbum) e conduziu o público para momentos mais ritmados e extrovertidos, com as músicas contidas em FM.

Quando todos pareciam já rendidos à sonoridade dos novos temas, a banda de Alcobaça resolveu dar o "golpe" final, levando a plateia ao rubro com a interpretação de ‘Front Of’, recuperado do álbum "Film". O grupo ainda regressou ao palco para um ‘encore’, que culminou com "So Free". Se dúvidas houvesse quanto à qualidade do novo trabalho do grupo de Sónia Tavares, elas dissiparam-se após uma viagem de quase duas horas, recheada de inovadoras propostas de sons e melodias.
In "Correio da Manhã"

Sem comentários: