quarta-feira, 30 de abril de 2008
A Propósito dos Jovens na Política
E do recente alerta dado na Assembleia Municipal para a necessidade de maior envolvência dos jovens na política local, há realmente que reconhecer que são precisos mais, e melhores!
Vejamos:
Site da JSD: http://www.jsd-alcobaca.net/
Desactivo! Redireccionado para... "Adult Dating"???
Blogue da JS: http://js-alcobaca.blogspot.com/
Ultima actualização: 16 de Novembro 2006
0 + 1 = 2
A avaliar pelas contas do nosso concelho e freguesias, há para aí muito por onde escolher para possíveis candidatos...
SAM - Teatro D. Roberto em Londres
A entrada é livre.
"Teatro D. Roberto" Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, 4 peças ("O Barbeiro" , "A Tourada", "O Castelo dos Fantasmas" e "Rosa e os Três Namorados"), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
FICHA ARTÍSTICA:
Bonecreiro: José Gil / Bonecos: José Gil / Guarda-roupa: Maria Luísa / Desenho: Natacha Pereira / Fotografia: J. Pesqueira / Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
terça-feira, 29 de abril de 2008
Então façam por isso!!!
Assembleia Municipal quer mais jovens na política
A sessão solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Alcobaça falou da juventude e da educação. Realizaram-se as primeiras jornadas parlamentares escolares que procuraram envolver os jovens na política local.
(...)
Então tentem unir esforços e credibilizar a política para que os jovens verdadeiramente capazes se sintam atraídos por ela.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Novo Plano de Pormenor da Cova da Onça
O projecto é complementado com um vasto espaço verde, habitação colectiva, o centro escolar e um parque subterrâneo de estacionamento, que substituirá o actual parque provisório. Prevista está também uma nova ligação do centro da cidade à VCI que passará a ser feita através de um viaduto e cujas obras deverão ter lugar entre 2008 e 2009, paralelamente à construção do primeiro Centro Escolar de Alcobaça.
O plano foi apresentado na passada quinta-feira em reunião de Câmara, e vai agora ser enviado para consulta a várias entidades.
Quanto a mim, trata-se de um passo importante para o desenvolvimento da cidade pois poderá ser finalmente dado um rumo a estes terrenos desaproveitados e que fazem também parte da envolvência do Mosteiro, Património Mundial. No entanto, e apesar da importância reconhecida para Alcobaça, há alguns reparos que devem ser tomados em consideração, presentes na análise ponto a ponto seguinte:
(+) Hotel
Numa cidade histórica e turística como a nossa, há que aumentar a oferta hoteleira e investir neste tipo de infra-estruturas. O número de visitantes não pára de crescer e é necessário acompanhar esta evolução ao nível da oferta.
Ainda assim, há que não esquecer que é necessário um grande investimento na fixação dos turistas, dado que a grande maioria são de passagem. Um longo caminho a percorrer neste sentido.
(+) Centro Escolar
Investimento na Educação, melhoria das condições físicas das escolas e melhor inter-ligação entre as mesmas.
(+) Parque Subterrâneo de Estacionamento
Dada a falta de estacionamento na cidade, é inquestionável este ponto. Um parque de grande utilidade bem próximo do Mosteiro, do comércio e dos serviços.
(+) Vasto Espaço Verde
Nunca são demais e aumentam em muito a qualidade de vida das populações.
(-) Habitação Colectiva
Continuo sem compreender como se pretende investir na construção de habitação numa cidade que já peca pelo excesso e onde, apesar de tudo, estão previstos grandes empreendimentos residenciais como a Nova Alcobaça. Com uma oferta de emprego cada vez menor, a nossa cidade não consegue fixar as populações, e sem emprego, não podemos acreditar que haja quem se queira estabelecer.
A não ser que a C.M.A. tenha um "coelho na cartola" (e não me estou a referir a nenhum antigo presidente ) e o faça saltar muito rapidamente, todos estes grandes projectos poderão tornar-se numa grande mancha e encargo para a cidade. Ou então, está-se já a contar com os desalojados do T.G.V. ...
(-) Nova Ligação do Centro da Cidade à VCI
Actualente existem duas na zona, através da Rua de Leiria e da Rua Costa Veiga, esta última bastante próxima da que está prevista. Segundo sei, nenhuma delas está congestionada o que torna esta nova ligação nada urgente. Parece-me uma solução algo dispendiosa, dada a necessidade de construção de um viaduto/ponte.
Poderá ser contemplada no futuro, mas não parece ser uma obra de grande necessidade para já.
(-) Falta de Elementos Dinamizadores
Faltam elementos dinamizadores, de modo a tornar toda a zona mais viva e activa. Se se pretende uma ampliação da centralidade de Alcobaça para nascente, há que criar condições para que as pessoas acompanhem essa movimentação e que se sintam atraídas por esse local.
Seria de esperar algum comércio, serviços ou espaços culturais. Porque não uma pequena loja do cidadão? Porque não uma zona de restauração com esplanadas e vista priveligiada sobre a cidade? Porque não um espaço para pequenas/médias esposições (do tipo das que são apresentadas no Posto de Turismo)? Porque não espaços para escritórios? Porque não áreas para desportos radicais? Porque não um "Skate Park"? Porque não uma nova Estação para os Transportes Rodoviários (em substituição da antiga e mais próxima das escolas e dos acessos) com um bom interface para os transportes urbanos de Alcobaça e ligação ao Parque de Estacionamento (poderá ser também subterrânea)? Porque não uma área de lazer com cinemas, salas jogos/diversão e espaços de convívio? Porque não um Hotel Sénior? E porque não várias praças e avenidas com esculturas de artistas Alcobacenses e da região?
José Aurélio Comemora 50 Anos de Actividade Com Retrospectiva da Sua Vida e Obra
Hospital de Alcobaça Vai Ter Especialidades de Urologia e Oftalmologia
Adelaide Afonso, Presidente do Conselho de Administração do Hospital, explicou que vai funcionar naquela unidade "a consulta e, se necessário, intervenções cirúrgicas em de ambulatório".
A consulta de urologia engloba, como explicou Adelaide Afonso, "várias patologias, a parte da próstata, no caso dos homens, e a incontinência urinária, no caso das mulheres".
A curto prazo, talvez dentro de um mês pelas perspectivas da administradora da unidade de saúde de Alcobaça, começará a funcionar, também, a especialidade de Oftalmologia, uma das mais procuradas e onde se regista maior défice de resposta por parte do Serviço Nacional de Saúde.
O Hospital Bernardino Lopes (117 anos) é, actualmente, responsável pela recuperação da lista de espera de cirurgias de vários Hospitais do país, nomeadamente de Coimbra, no âmbito do Programa de Combate às Listas de Espera do Ministério da Saúde.
O número de cirurgias efectuadas por esta unidade de saúde já lhe valeu uma boa classificação, a nível nacional, colocando-a entre os Hospitais mais eficientes, por fazer uma boa gestão dos meios físicos e humanos com a prestação dos cuidados de saúde de qualidade aos utentes.
Apesar desta boa imagem ao nível das cirurgias, o tempo de espera por uma consulta no Hospital de Alcobaça continua a ser um motivo de inquietação para a administração que já admitiu não ser admissível, em determinadas alturas do ano, o tempo de espera a que muitas pessoas são sujeitas quando recorrerem àquele serviço.
O Hospital tem desde o verão de 2007 em funcionamento o sistema de triagem de Manchester para optimizar o que, para os doentes considerados não urgentes, implica, em caso de existirem muitas pessoas em espera com casos considerados emergentes, fiquem sujeitos a algumas horas de espera por consulta.
In Rádio Cister
Autarquia Propõe Nova Ferramenta de Gestão
Sob o lema "Saber mais para decidir melhor", o Município de Alcobaça apresentou uma candidatura ao Programa Comunitário ESPON - European Spatial Planning Observation Network.
O projecto candidatado destina-se a obter o apoio da iniciativa comunitária para implementar uma "Plataforma Estatística Local". Reconhecendo a desactualização da maior parte dos dados dos Censos 2001 e o desfasamento temporal com que o INE - Instituto Nacional de Estatísticas publica as suas estatísticas territoriais (actualmente os dados mais recentes são de 2005), o Município de Alcobaça pretende obter informações mais actuais sobre a realidade do Município aos mais diversos níveis: demografia, actividade económica, habitação, educação, consumo e construção, entre outros.
Para a concretização deste objectivo, o Município propõe a constituição de uma rede local com vista à elaboração de uma Plataforma Estatística Local. Este projecto prevê o envolvimento de diversos agentes locais da Administração Pública desconcentrada e local. As constantes mudanças e variações próprias da actualidade levam a que a Autarquia pretenda dispor de uma ferramenta que lhe permita, a cada momento, definir as melhores políticas públicas locais.
Nesta candidatura são também parceiros duas instituições estrangeiras, nomeadamente: a Universidade dos Estudos de Roma "Tor Vergata" e uma associação de municípios gregos denominada GEORAMA.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Ministro da Agricultura Reune com Associados da Maçã de Alcobaça
Esta visita, coorganizada com a Direcção Regional Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRALVT), teve inicio numa organização de produção seguindo-se de uma reunião alargada a todas as organizações de produtores de Maça de Alcobaça e de Pêra Rocha do Oeste, realizada no Centro de Formação Profissional da DRAPLVT nas Caldas da Rainha.
Na reunião a APMA, representante da produção organizada de maçã do Alto e Baixo Oeste e enquanto agrupamento gestor da Indicação Geográfica Protegida Maçã de Alcobaça, teve oportunidade de apresentar ao Sr. Ministro o grau de organização desta fileira bem como os esforços que foram feitos no âmbito da modernização das explorações; de organização da produção com constituição e construção de centrais fruteiras; de profissionalismo da fileira; de organização comercial e preparação para a distribuição moderna e exportação; de desenvolvimento de produtos tecnologicamente inovadores, entre outros.
Teve também oportunidade para a apresentar a importância dos projectos desenvolvidos pelos produtores de Maçã e apelou ao Sr. Ministro ajuda para ultrapassar os três principais estrangulamentos para a sustentabilidade e competitividade da fileira:
1 - Excesso de representatividade, de concentração e da força da grande distribuição, face ao mercado tradicional de maçã, implicando um desnível acentuado na força negocial com destruição da cadeia de valor (para o produtor) e inibição da presença das marcas de produção (IGP, DOP);
2 - Incompreensão, incapacidade e dificuldade de organismos públicos ajudarem na competitividade das empresas;
3 - Considerando que a forma organizacional que foi adoptada pelos produtores se enquadra nos formatos mais adequados, entende-se que os apoios ao investimento terão de ser majorados sob pena de desaceleração da organização da produção e desmotivação dos investimentos em formatos associativos.
Como balanço desta reunião onde estiveram presentes todos os representantes das organizações de produção da fileira da maçã e da pêra, a intervenção do Sr. Ministro superou as expectativas dos presentes e os produtores mostraram-se satisfeitos com a abertura e a sensibilidade do Dr. Jaime Silva para as questões que lhes foram proferidas.
Fonte: AP Maçã de Alcobaça
Seminário "Humanização e Qualidade na Prestação de Serviços" | 14 de Maio | Alcobaça
Em conjunto com o Hospital de Alcobaça e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, o Município alcobacense organiza, no dia 14 de Maio, no Cine-Teatro de Alcobaça, o Seminário: "Humanização e Qualidade na Prestação de Serviços - o cuidar da pessoa dependente".
Um encontro destinado a técnicos, cuidadores e comunidade geral, que tem como objectivo aprofundar temas como: os dilemas dos cuidadores sob o prisma institucional e familiar, a qualidade e humanização do cuidar no fim da vida, o controlo da dor, a morte e o luto, entre outros.
O Seminário receberá o testemunho de vários profissionais da área, e a sessão de abertura conta com as presenças de: Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Adelaide Afonso, Directora do Hospital de Alcobaça, Fernando Gonçalves, Director do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria e Eduardo Martinho, Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social, IP.
As inscrições (não têm qualquer custo) devem ser feitas até dia 7 de Maio. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível em www.alcobaca.pt, e enviar para:
Santa Casa da Misericórdia da Benedita
Rua Padre Dr. Fernando Maurício | 2475 - 138 Benedita
Tel: 262 925 110 | Fax: 262 925 115 | email: scmbenedita@gmail.com
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Alcobaça no Centro do Universo Cisterciense
O Municipio de Alcobaça fez-se representar, no passado dia 19 de Abril, na "Assembleia-geral da "Carta Europeia das Abadias e Sítios Cisterciense" - associação transnacional que conta entre os seus sócios mais de uma centena de abadias - que teve lugar na província belga de Brabant Wallon, na Valónia.
A reunião, que coincidiu com o terceiro Fórum da Carta, permitiu o estabelecimento de contactos com instituições e agentes (paróquias, organismos governamentais e locais, associações de amigos e proprietários) relacionados com outros mosteiros de Cister de diversos países: França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Itália, Suécia e Portugal.
Como resultado desta e de anteriores deslocações, estarão em Alcobaça, no mês de Maio, dois grupos de turistas belgas e franceses, provenientes de localidades cistercienses que, pernoitando em Alcobaça, vêm conhecer os dois mosteiros da ordem de Cister: Alcobaça e Cós.
Cumulativamente, a próxima Assembleia-geral da "Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses", programada para Maio de 2009, será realizada em Alcobaça.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Alcobaça Recebe Assembleia de Sítios Cistercienses em 2009
O local de realização da próxima assembleia é conhecido na sequência da última edição da reunião da associação transnacional que conta entre os seus sócios mais de uma centena de abadias e que teve lugar na província belga de Brabant Wallon, na Valónia esta semana.
Alcobaça esteve representada na reunião deste ano sendo que dos cocntactos aí estabelecidos resultou na programação da vinda de dois grupos de turistas belgas e franceses, provenientes de localidades cistercienses que, pernoitando em Alcobaça, vêm conhecer os dois mosteiros da ordem de Cister: Alcobaça e Cós, anunciou a autarquia.
In Região de Leiria
Dança Comemora Liberdade
Num espectáculo concebido por António Rodrigues, a memória das canções de José Afonso, a voz da revolução de Abril, serve de mote para relembrar actos que são verdadeiros atentados contra a dignidade humana. A mensagem é clara - uma "memória colectiva a não esquecer para que se aprenda a não repetir", garante o coreógrafo.
"Dançar Zeca Afonso" é uma expressão de Jorge Salavisa e nasce de um convite feito à CeDeCe para uma criação sobre o tema, apresentada pela primeira vez em 24 e 25 de Abril de 1994. Mais de uma década depois, um novo elenco da companhia de dança agora sedeada em Alcobaça volta a comemorar a Liberdade com o espectáculo que não perdeu temporalidade nem razão de ser, uma "memória colectiva a não esquecer para que se aprenda a não repetir", garante António Rodrigues.
Os bilhetes para "Dançar Zeca Afonso" custam 10 euros para a plateia e 7,5 euros para o balcão. Estudantes e profissionais das artes do espectáculo têm um desconto de 50 por cento, havendo ainda uma redução de 30 por cento para maiores de 65 e menores de 25 anos, bem como para grupos de dez ou mais pessoas.
In Oeste Online
terça-feira, 22 de abril de 2008
Equipa de Alcobaça Apurada Para a Final Nacional das Olimpíadas da Química Júnior 2008
A semi-final foi organizada pelo Dep. de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
As provas decorreram no Sábado, 19 de Abril. Participaram 170 alunos de escolas dos distritos de Leiria, Coimbra e Viseu, formando 57 equipas.
A final nacional está a cargo da Universidade do Porto e será no dia 10 de Maio.
Mais detalhes em: https://woc.uc.pt/quimica/event/dataNews.do?elementId=148
Alcobaça Vai Ter Um Julgado de Paz
Na ocasião, o Ministro Alberto Costa também irá explicar a Alcobaça como vai ficar na reorganização da Justiça que está já em curso através de algumas experiências.
Os Julgados de Paz são Tribunais Extrajudiciais. Constituem um sistema de Justiça com séculos de experiência.
São tribunais com características especiais, competentes para resolver causas de valor reduzido de natureza cível, excluindo as que envolvam matérias de Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito do Trabalho, de forma rápida e custos reduzidos.
Têm competência para apreciar e decidir acções declarativas cíveis, de valor não superior a €5.000, tais como, Incumprimento de contratos e obrigações; Responsabilidade civil - contratual e extracontratual; Direito sobre bens móveis ou imóveis - como por exemplo propriedade, condomínio, escoamento natural de águas, comunhão de valas, abertura de janelas, portas e varandas, plantação de árvores e arbustos, paredes e muros divisórias; Arrendamento urbano, exceptuando o despejo e Acidentes de viação.
In Rádio Cister
Rastreios Gratuitos Nas Colectividades do Concelho
Associação dos Casais da Vestiaria | 4 de Maio;
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias | 11 de Maio;
Associação Recreativa do Acipreste | 18 de Maio;
Centro Cénico da Cela | 25 de Maio.
Vários profissionais de saúde estarão disponíveis para efectuar testes e oferecer à população aconselhamento sobre como promover estilos de vida saudáveis, através da educação para a saúde e do despiste de várias doenças comuns.
Serão efectuados rastreios gratuitos de colesterol, glicemia, tensão arterial, pé diabético e índice de massa corporal, assim como acções de sensibilização e informação em áreas da saúde pública veterinária, nomeadamente, gripe aviária, vacinação anti-rábica e identificação electrónica e segurança alimentar, e ainda uma área de exposição e actividade física.
A organização está a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça, em conjunto com a NUCCA - Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Comemorações do 25 de Abril // Alcobaça
24.25.Abril, 21h30
Dançar Zeca Afonso
pela CeDeCe
"Dançar Zeca Afonso é, originalmente, uma expressão muito feliz da autoria de Jorge Salavisa e um convite dirigido à CeDeCe para uma criação sobre este tema em 24 e 25 de Abril de 94. Dançar Zeca Afonso, para mim, não é dançar Zeca Afonso, isto é, à memória-motor que é a letra de canções de José Afonso é presente a memória de actos que são atentados contra a dignidade humana.
Memória colectiva a não esquecer para que se aprenda a não repetir." ANTÓNIO RODRIGUES
CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
ORGANIZAÇÃO: MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA
25.Abril, 10H30
CORRER & JOGAR EM LIBERDADE
10H30 - CAMINHADA
PARTIDA / CHEGADA FRENTE AO MOSTEIRO (DISTÂNCIA 3000 M)
OFERTA DE T-SHIRT, PEÇA DE FRUTA E ÁGUA, NO FINAL DA CAMINHADA
11H00 - JOGOS TRADICIONAIS
MALHA, CHINQUILHO, JOGO DAS ARGOLAS, CORRIDA DE SACOS...
PRAÇA DO MOSTEIRO
ORGANIZAÇÃO: MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA
25.Abril, 10H30
1.as JORNADAS PARLAMENTARES DA JUVENTUDE
10h30 - Deposição de flores no Monumento do General Humberto Delgado - Cela Velha
15h00 - Deposição de flores no Monumento alusivo ao 25 de Abril - Frente aos Paços do Concelho
15h30 - Início das Jornadas Parlamentares. Tema em debate: "Escola e a Democracia"
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
17h00 - Discurso de encerramento dos representantes das Escolas Secundárias do Concelho de Alcobaça
ORGANIZAÇÃO: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Um Olhar sobre Cós - Exposição de Aguarelas e Desenhos de António Fernandes
Um Olhar Sobre Cós
Aguarelas e Desenhos
de António Fernandes
Entrada livre
10 de Maio a 10 de Junho de 2008
Diariamente das 14 às 23 horas
Encerra às Segundas-Feiras
Bazar das Monjas de Coz
R. Prof. José dos Santos Teodoro, 24
2460-396 Cós - Alcobaça
Tel. + 351 - 262 544 227
bazardasmonjas@gmail.com
http://www.bazardasmonjas.blogspot.com/
As “Formas do Sagrado - Esculpir e Moldar a Fé” no Mosteiro de Alcobaça
A exposição é uma excelente oportunidade para se conhecerem as peças que raramente são exibidas ao público por fazerem parte da Reserva do Monumento, património da Humanidade.
Inserida nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a exposição mostra as peças do período Barroco que preenchiam os nove altares existentes na igreja de Alcobaça durante os séculos XVII e XVIII juntamente com as grandes estátuas em barro que foram feitas para o principal altar da igreja.
O Bispo Auxiliar de Lisboa deslocou-se a Alcobaça no dia da abertura desta exposição ao público para participar na conferência "Cânones Litúrgicos e Espaços Arquitectónicos".
D. Carlos Azevedo explicou que as igrejas são espaços transformados em lugares que se adaptam aos gostos litúrgicos de cada época, tal como acontece com as casas, onde o gosto de cada um influencia o destaque que se dá a cada uma das divisões.
In Rádio Cister
Âncora de 100 Anos Achada no Fundo Baía de S. Martinho do Porto
De acordo com o Comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Pais Neto, a âncora deverá ter cerca de 100 anos já que apresenta características típicas das que eram usadas no início do século. XX, altura em que a Baía era um importante porto comercial frequentado por centenas de caíques, embarcações que faziam o transporte de mercadorias.
João Caçoila, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, o responsável pelo achado, espera que a âncora regresse à terra onde foi encontrada e que seja restaurada e exposta numa das rotundas de entrada na vila. João Caçoila, que também se dedicada às artes de pesca, quer que a âncora seja vista pelos visitantes como um "símbolo" de uma vila que, em tempos, também foi uma terra de pescadores.
A âncora foi levantada do fundo do mar com a ajuda de uma embarcação de pesca da Nazaré, que veio em auxílio de João Caçoila, que, sem sucesso, tentou durante várias ocasiões puxar um imbróglio de redes que tinham ficado presas a algo, que se encontrava no fundo da baía, desde o dia em que o mau tempo em terra e a forte agitação do mar se arrastaram embarcações, lixo e redes que se encontravam pela, quase sempre, tranquila baía.
In Rádio Cister
--
Âncora Antiga Fica em S. Martinho do Porto
A antiga âncora encontrada, esta semana, por um pescador em S. Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, vai ficar na vila. O Museu da Marinha, que havia sido contactado pela Capitania para analisar o achado, concluiu que tem no seu espólio outras âncoras, do mesmo tipo, em melhor estado de conservação. A revelação foi feita ontem, ao JN, por Pais Neto, comandante da Capitania do Porto da Nazaré. Satisfeito com a decisão ficou João Caçoila, o pescador que encontrou a velha âncora e que já solicitou à Junta de S. Martinho que o achado seja colocado numa das rotundas da vila, como forma de homenagear a arte da pesca. "Será uma bonita homenagem", defende. A velha âncora, que ficou presa às redes do pescador, datará de finais do século XIX, início do século XX, apurou o JN. Terá pertencido a uma embarcação de grande porte dessa época.
Museu da Marinha tem exemplares idênticos.
In Jornal de Notícias
Agricultura: Ministro Promete 60 Milhões Para Apoios a Fundo Perdido ao Investimento
De visita hoje à empresa Frubaça, que produz sumos naturais e vários derivados da maçã, Jaime Silva explicou que o primeiro concurso deverá ser apresentado na próxima semana e inclui "subsídios a fundo perdido de 60 milhões" que serão distribuídos de acordo com os projectos de investimentos.
"Os critérios de avaliação do mérito dos projectos têm muito a ver com as nossas denominações de origem", o seu "valor acrescentado com impacto no emprego e na região", com incentivos à associação dos produtores e ao desenvolvimento de uma "lógica de fileira" empresarial.
O objectivo é apoiar "toda a cadeia desde o produtor que tem o seu pomar até à fábrica", passando mesmo por incentivos à comercialização e produção.
Neste momento, as grandes cadeias de distribuição fazem uma grande pressão sobre os produtores pelo que a solução deve passar por um aumento de escala dos projectos agro-industriais.
Em Alcobaça, o ministro visitou uma fábrica que se dedica à produção de sumos absolutamente naturais, com uma quota de mercado crescente, como o provam as seis mil toneladas de maçã consumidas por ano.
"É com satisfação que vejo empresas portuguesas que apostam na inovação", sem "a esterilização clássica com aditivos" mas sim "por pressão, sem corantes artificiais".
Os sumos de maçã constituem um "produto genuíno com as melhores condições de segurança alimentar para quem os consumir".
Agora, a Frubaça está a apostar na produção de sumo a partir da pêra rocha e de compotas de maçã absolutamente naturais, produtos que deverão entrar em breve no mercado, uma estratégia que foi elogiada por Jaime Silva.
As crianças "habituaram-se a produtos com açúcar" e a aposta deve ser numa alimentação saudável que substitua "esse artificialismo que só dá calorias aos nossos filhos".
No entanto, o optimismo do ministro não é partilhado pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), que alerta para os "vários estrangulamentos" do sector.
O presidente da APMA, Jorge Soares, salientou que existe um "desequilíbrio de preços" devido à pressão das grandes cadeias de distribuição sobre os produtores, um problema que aumenta com a falta de cooperação de alguns organismos da tutela.
"Por vezes, os organismos do Ministério da Agricultura não vêem esta actividade como parceiros e têm uma atitude fiscalizadora" que prejudica o sector agro-industrial.
Por outro lado, este dirigente, que representa 13 organizações de produtores associadas, defendeu uma "majoração" aos agricultores que se unam.
Essa "majoração vinha incentivar os produtores a trabalhar de forma conjunta", acrescentou Jorge Soares.
In RTP
________________________________________
Esperamos que desta vez as oportunidades sejam para aproveitar e não para usar em benefício pessoal. Não se queixem depois mais tarde...
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Alcobaça começou a assinalar a data esta quinta-feira com a exposição "Formas do Sagrado - Esculpir e Moldar a Fé" e a conferência, do Bispo Auxiliar de Lisboa, D Carlos Azevedo, sobre "Cânones Litúrgicos e Espaços arquitectónicos".
A criação de novos públicos foi também uma preocupação a que a Direcção do Mosteiro procurou responder nas iniciativas para assinalar esta data. O Mosteiro de Alcobaça preparou, por isso, uma série de visitas destinadas aos mais novos.
A partir das 09h30 desta sexta-feira, alunos de várias escolas visitam o templo visigótico de S. Gião, na Nazaré, numa visita de estudo orientada por Adriano Monteiro, responsável por um vasto levantamento histórico desta região dos antigos coutos de Alcobaça. Ainda durante a manhã, os alunos serão levados a conhecer melhor a Ermida da Memória, localizada no Sítio da Nazaré, o local de onde partiu a lenda de Dom Fuas Roupinho. Rezam as crónicas da altura que foi Nossa Senhora da Nazaré que, ao aparecer, o impediu de cair ao mar quando perseguia um veado no seu cavalo.
Para os adultos, o Dia dos Museus, em Alcobaça, reservou recitais de música, exposições, palestras e visitas orientadas.
Na Batalha, Mosteiro de Santa Maria da Vitória volta a apostar numa visita nocturna àquele símbolo da nacionalidade para assinalar a importância dos sítios e monumentos históricos.
O programa prevê, ainda assim, a realização de uma visita guiada, a partir das 10h30 desta sexta-feira, pelo percurso cronológico dos espaços conventuais. À mesma hora, realiza-se um Peddy-Paper, destinado aos alunos do 5º ano de escolaridade. Para as 15h30 está programada uma visita temática sobre "Os vitrais do Mosteiro da Batalha".
A visita nocturna, aberta à população em geral, está marcada para 21h00, tendo como tema "Memória Religiosa da Batalha".
In Rádio Cister
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Assim Não...
O socialista Daniel Adrião diz que há a forte possibilidade de se construir uma estação do TGV no concelho de Alcobaça.
O vereador defende que a Câmara deve aproveitar este período para negociar com as entidades responsáveis pela rede ferroviária de alta velocidade e tirar proveitos desta possibilidade para o concelho de Alcobaça.
O socialista adianta que, ao contrário do que tem sido dito e escrito sobre o TGV, a alta velocidade pode tornar-se muito rentável para o concelho. A rede de alta velocidade pode ser, explicou o vereador, "extraordinariamente importante para o desenvolvimento de Alcobaça" se os seus responsáveis autárquicos fizerem por isso..
De acordo com o vereador socialista na Câmara, Daniel Adrião, depois de excluída a possibilidade de se instalar na Ota (onde esteve previsto construir-se o aeroporto internacional de Lisboa) uma Estação do TGV, que serviria o Oeste, a RAVE e o Ministério das Obras Públicas estarão já a estudar alternativas e que passam, nomeadamente, por Rio Maior ou uma zona muito próxima do concelho de Alcobaça que, segundo adiantou, pode ser mesmo a área da Venda das Raparigas.
In Rádio Cister
________________________________________
Racionalidade precisa-se! É ridículo e até dá vontade de rir!
Três Dias de Encenação na Benedita Com o FESTEATRO
Este Festival de Teatro Escolar, que decorrerá entre 18 e 20 de Abril, conta este ano com a estreia do CEERIA, que irá apresentar a peça "Para Sempre, era uma vez o amor de Pedro e Inês".
Já em cartaz para a próxima sexta-feira, está a actuação do Núcleo de teatro Devisa, da Escola Secundária Rocha Peixoto, da Póvoa do Varzim, com a peça "Salomé".
O grupo de teatro do Externato, "Os Gambuzinos" representará "Fim da Linha", enquanto a Escola Secundária Alberto Sampaio, de Braga, dará a conhecer a peça "O Retábulo das maravilhas", com interlúdio de "Aspirina-mos" O.T.A. e T.J.V.
No sábado, sobem ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho "O Meu Pé de Laranja Lima", pelos "Gambuzinos"; "Se Perguntarem por mim, não estou", do Grupo de Teatro Grutesco, da Escola Secundária da Amadora, e "Apanhados na rede", da ARTIST, do Instituto Superior Técnico, de Lisboa.
No Domingo, último dia do 5º Festteatro, sobem ao palco as representações das peças "Xmas quando quiseres", pelo Grupo de Teatro Grutesco, da Escola Secundária da Amadora, e as "Árvores, verdes árvores" (peça infantil), do Grupo de Teatro Independente de Loures.
In Rádio Cister
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Blogosfera Alcobacense a Crescer...
Desde o passado Domingo que está "online" o novo blogue Alcobacense A Malta do 5ºB. Um blogue juvenil, muito bem elaborado e que promete enriquecer a nossa blogosfera numa área ainda pouco explorada.
Criado por alunos do 5ºB da Escola Frei Estêvão Martins tem também como objectivo a participação no projecto DADUS.
Aqui fica o link: http://amaltinhadealcobaca.blogs.sapo.pt/
Parabéns e força com isso malta!
Cine-Teatro de Alcobaça // 18.20 Abril
// JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA: 8€
// GRÃO DE BICO: 3€ (s/ descontos)
Horário da Bilheteira: Terça a Sexta: 13h30 às 18h; Sábado: 15h às 18h
1h30 antes de cada espectáculo ou sessão de cinema
Telefone: 262 580 890
Pescador Encontrou Âncora Centenária
Os vários pescadores que ali se reuniram concluíram, rapidamente, que se tratava de uma âncora centenária. "É capaz de ter mais de 300 anos", arriscava João Caçoila, visivelmente satisfeito com a descoberta.
O caso foi comunicado à Capitania do Porto da Nazaré. O comandante, Pais Neto, explicou ao JN já ter dado conta do achado ao Museu da Marinha. Ontem, elementos da Capitania fotografaram a âncora e vão, numa primeira fase, enviar essas imagens ao museu. Os técnicos desse organismo vão, depois, classificar o achado e datá-lo. Se se tratar de um tipo de âncora invulgar será integrada no espólio daquele museu. Caso contrário, poderá reverter para o município.
Era isso que o pescador gostaria. João Caçoila defende que "a âncora devia vir para a freguesia e ser colocada numa das suas principais rotundas". É que, frisa, "esta foi, durante muito tempo, uma terra de pescadores e seria uma bonita homenagem a essa arte".
Pescador há vários anos, João Caçoila, de 49 anos, nunca tinha encontrado no mar qualquer peça arqueológica. Aliás, outros moradores na freguesia explicaram que, até à data, não há notícia de qualquer tipo de achado do género.
Por isso, o aparecimento da âncora foi rapidamente difundido e várias pessoas acorreram ao cais para a observar.
Construída em ferro, que se supõe ser do tipo 'almirantado', a âncora terá pertencido a uma embarcação de grandes dimensões. "Antigamente, há uns 300 anos, havia aqui uns barcos muito grandes a que chamavam 'caíques'. Poderá ter pertencido a um deles", afirmou João Caçoila.
Pela forma como está oxidado e corroído o ferro da âncora, os pescadores acreditam que nos útimos anos, esta tenha estado enterrada na areia, debaixo de água. O temporal do mês passado poderá ter alterado as marés e mexido a âncora, que ficou presa nas redes do pescador.
In Jornal de Notícias
Maçã de Alcobaça Ajuda Alunos de Leiria a Serem Mais Saudáveis
Porque "a obesidade infantil é um problema de saúde pública" e pode ser combatida à dentada", a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA), o Governo Civil de Leiria e a Sub-Região de Saúde, uniram-se para proporcionar uma alimentação mais saudável a cerca de cinco mil alunos de 19 escolas do concelho.
E para que isso aconteça, nada melhor do que fazê-lo com os produtos da região, sublinhou o governador civil de Leiria.
Para Paiva de Carvalho esta iniciativa traduz-se numa "alimentação mais racional e saudável" e na "possibilidade de, com elementos que são nossos de Leiria e de Alcobaça, combater, com êxito, a fast-food e as bebidas muito açucaradas, os fritos e as gorduras".
Por isso, referiu o governador, "é com grande satisfação que o Governo Civil está nesta iniciativa", e promete "um empenho convicto e completo para que a campanha seja um êxito".
Obesidade infantil é problema emergente
Também o presidente da direcção da APMA se mostrou satisfeito com a parceria que tem por objectivo "incentivar o consumo da fruta, e proporcionar uma alimentação mais saudável aos alunos das escolas, combatendo assim um problema emergente" na sociedade que é a obesidade infantil.
"A produção integrada de maçãs qualificadas são de grande importância para o meio ambiente e para a segurança alimentar das populações", referiu Jorge Soares, sublinhando que com este projecto, e com os materiais que vão disponibilizar às escolas, a APMA espera "incentivar os alunos a consumirem maçãs qualificadas, e a reconhecerem que fazem parte de uma alimentação saudável e de um estilo de vida responsável".
Campanha vai chegar a cinco mil alunos
A 'Escola Saudável', de acordo com Gonçalo Lopes, adjunto do governador civil, a quem coube a apresentação da campanha, vai abranger 213 turmas, de 19 escolas do concelho, num total de 4.931 alunos, sendo que em 13 desses estabelecimentos vão ser colocados frigoríficos com maçã fatiada e inteira e sumos.
Além disso, em todas as escolas aderentes vão ser realizadas duas aulas de formação cívica, um dia dedicado acções de sensibilização com a presença de profissionais de saúde que, entre outras actividades, vão medir a massa corporal dos alunos, sessões de animação, como ontem aconteceu nas Colmeias, em que foram distribuídos folhetos informativos, maçã e derivados e ainda actividade físicas, e um passeio pelo Eco-percurso de Alcobaça, que inclui uma paragem obrigatória num pomar de maçã qualificada.
O projecto teve início no passado dia 7, e prolonga-se até dia 6 de Maio.
In Diário de Leiria
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Com o apoio do Município, HABLO marca presença na “Saúde Portugal 2008”
O HABLO - Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira é o único hospital do Sector Público Administrativo presente neste certame, em demonstração da dinâmica e sentido de oportunidade da sua Administração.
O Grafismo do stand foi concebido pelo GIRP do Municipio de Alcobaça e o espaço 3x3 conta também com um ecrã plasma onde são exibidos vídeos institucionais do Município.
O HABLO apresenta-se como um Hospital fortemente inserido na região, onde serve mais de 70 mil habitantes, e enuncia todas as especialidades que nele funcionam.
Este certame arrancou um dia após a aprovação pela Assembleia Municipal de Alcobaça da compra de um terreno, em Alfeizerão, que o Municipio pretende disponibilizar ao Ministério da Saúde, para edificação do novo Hospital Oeste Norte. De recordar que esta solução foi considerada como a mais válida de todas as que foram apresentadas à equipa da Escola de Gestão do Porto que, a pedido do Ministério da Saúde, efectuou um estudo sobre a Saúde na Região Oeste.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Amanhã: "O GRANDE DITADOR" de Charles Chaplin :: 15 de Abril :: Cine-Teatro de Alcobaça
MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS
O GRANDE DITADOR
NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
VERSÃO RESTAURADA DIGITAL EM 35 MM
TÍTULO ORIGINAL: THE GREAT DICTATOR
DE CHARLES CHAPLIN
15 ABRIL :: 14H 30 E 21H 30
É uma das maiores sátiras à figura de Adolph Hitler e ao nazismo alemão, e acima de tudo uma das grandes obras-primas de Charles Chaplin e do cinema: O GRANDE DITADOR. O filme será apresentado como o epílogo de programa dedicado ao actor e realizador britânico (criador do mito "Charlot") no ciclo de cinema MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS, no próximo dia 15 DE ABRIL, em duas sessões diárias (pelas 14h 30 e 21h 30) no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Realizado em 1940, um ano antes dos Estados Unidos entrarem na Segunda Grande Guerra Mundial, trata-se da história de um barbeiro que é confundido com o ditador Hynkel (variação paródica de Hitler) e cujas peripécias originam uma confusão de identidades.
MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema.
Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, entre outros.
Cada sessão mensal (o programa prevê agendar um filme sempre às terças) terá a presença de um crítico de cinema para debate com o público no final da sessão.
Pode ver o trailer de "O Grande Ditador" aqui:
http://myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=5299745
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
sexta-feira, 11 de abril de 2008
XIII Troféu Nacional de Acordeão
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
Dia 11 de Abril, sexta-feira
21,30 horas - Concerto de abertura
FÉLICIEN BRUT
Actual Campeão do Mundo Variété
Dia 12 de Abril, sábado
A partir das 10,00 horas
Concurso Nacional (Provas)
Às 21,30 horas - Concerto
ILDAR SALAKHOV
Actual Campeão do Mundo
Dia 13 de Abril, domingo
A partir das 9,00 horas
Concurso Nacional (Provas)
Às 16,00 horas - Concerto de encerramento
Entrega de Prémios e Actuação dos 1ºs classificados
Actuação da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Mais informação
Organização:
Associação de Acordeão de Alcobaça
SERENATA - Escola de Música de Alcobaça
OTCA - Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
ENTRADA LIVRE
Costa Oeste Requalificada
Segundo José Manuel Custódio, o "Plano de Acção" inclui a consolidação das arribas de "Paimogo, Porto Dinheiro, Porto de Barcas, Corva, Porto Novo, Santa Cruz, Nazaré, Sítio e Consolação, que estão consideradas prioritárias".
Para além das obras do POOC, no Plano de Acção também "foi aceite e têm dinheiro do QREN e do Fundo de Turismo, os apoios de praia e os acessos para deficientes".
O autarca revelou ainda que o POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira, entre Alcobaça e Mafra, vai começar a ser revisto ainda durante 2008.
In Oeste Online
terça-feira, 8 de abril de 2008
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Por uma melhor Alcobaça (IX)
Um dos mais perigosos pontos do IC2 no nosso concelho é o cruzamento desta via com a estrada de acesso Alcobaça-Moleanos, nesta última localidade. Trata-se de um cruzamento de nível entre uma via de tráfego elevado e rápido com outra de tráfego considerável, principal acesso dos Moleanos à capital do concelho e do IC2 a toda a zona central do município. A fotografia seguinte apresenta o panorama actual:
A proposta do TP assenta no desnivelamento deste mesmo cruzamento, aproveitando o facto de o IC2 neste local estar mais elevado em relação aos terrenos adjacentes a poente. Isso facilitaria a construção de um pequeno viaduto para unir as duas margens deste Itinerário Complementar e os respectivos acessos à mais importante via rodoviária do país.
A solução mais simples e eficaz passaria também pela construção de duas rotundas, uma de cada lado do IC2 que distribuiriam o tráfego para os acessos necessários.
A representação desta proposta é apresentada na figura seguinte:
Uma solução simples, não muito dispendiosa e com um contributo muito importante para a nossa segurança.
Fórum da Juventude
Workshops de escrita e colagem criativa, construção de marionetas, Dança Hip Hop, entre muitas outras actividades voltam, de 16 a 18 de Abril, a esboçar um "sorriso" para o futuro dos mais novos. O evento denomina-se Fórum da Juventude: "Esboça(r) um futuro", e vai estar descentralizado por vários locais do Concelho de Alcobaça, nomeadamente:
. Alcobaça - Espaço Mercoalcobaça, Auditório Escola Adães Bermudes, Escola Secundária D. Pedro I, EB 2, 3 Frei Estêvão Martins e Escola Secundária D.ª Inês De Castro;
. EB 2, 3 + S de São Martinho do Porto;
. Externato Cooperativo da Benedita;
. EB 2, 3 de Pataias.
Uma actividade que conta com a participação de 44 instituições, representadas através de aproximadamente 95 stands, que estarão expostos no MercoAlcobaça. A organização está a cargo do Município de Alcobaça, em conjunto com as Escolas já referidas anteriormente.
HISTÓRICO DO EVENTO
Numa tentativa de união de esforços, de fomentar o espírito de parceria e de apostar num produto de sucesso, a CMA decidiu, no ano de 2006, fundir a organização do Fórum de Informação Escolar com a organização da Semana da Juventude. Uma proposta para que os jovens deixem de ser vistos como um problema ou como um ‘número’ a ser atendido, e passem a ser agentes de transformação social.
Para tal, através de um trabalho conjunto entre as várias instituições de ensino do Concelho de Alcobaça, com esta iniciativa pretende-se fazer chegar aos jovens um leque de informações/opções e de actividades lúdico/pedagógicas que lhes poderá ser útil na preparação da sua vida socioprofissional.
O Fórum da Juventude é um evento que recebe anualmente entre 3000 e 5000 visitantes, e chega a diversos públicos como: Universidades Públicas e Privadas, Centros de Formação, Escolas Profissionais e outras entidades, como a todas as escolas do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do Concelho de Alcobaça.
HORÁRIO
Das 10h00 às 18h00
MercoAlcobaça
Mais informações: http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=6720
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
SICKO de Michael Moore :: 11 de Abril :: Cine-Teatro de Alcobaça
Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
SICKO
de Michael Moore
113´ I EUA I 2007
11 de Abril I Sexta
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
"Sicko" aponta o dedo ao sistema de saúde americano
As "Sextas do Documentário" mostram "Sicko", no próximo dia 11 de Abril, pelas 21h 30, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, um dos documentários sensação do último DocLisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa e a última obra que o norte-americano Michael Moore fez juntar à lista de filmes provocatórios que nos últimos anos assaltaram a consciência política e social dos Estados Unidos.
Deste controverso cineasta todos se lembram de "Bowling for Columbine" (retrato do massacre no liceu de Columbine e uma reflexão sobre a posse legal de armas na América) e de "Fahrenheit 9/11" (que acusava George Bush de um autêntico "golpe de estado" à democracia e ainda punha em causa a versão oficial dos atentados de 11 de Setembro).
O alvo agora é o débil sistema de saúde norte-americano cuja eficácia Moore resolve testar e comparar com outros países do mundo, inclusive Cuba (país onde leva compatriotas - entre os quais bombeiros e voluntários no socorro às vítimas das Torres Gémeas - a obterem os tratamentos médicos que lhes foram negados no próprio país).
Como sempre no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem o ano de 2008 apresentando alguns do documentários mais relevantes da sua última edição, instituindo-se mais uma vez como um ponto de encontro privilegiado do público com o documentário e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e o cinema documental contemporâneo.
Para mais informação sobre o DOCLISBOA:
http://www.doclisboa.org/
LINKS
site oficial de Michael Moore:
http://www.michaelmoore.com/
site oficial "Sicko":
http://www.michaelmoore.com/sicko/about/
fotos "Sicko":
http://www.michaelmoore.com/sicko/about/productionstills/
trailer "Sicko":
http://www.michaelmoore.com/sicko/dvd/trailer.html
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61
"Teatro D. Roberto" no Museu da Marioneta de Lisboa
O Museu da Marioneta de Lisboa e a Companhia S.A.Marionetas Apresentam "Teatro D. Roberto" no Museu da Marioneta de Lisboa de 18 a 23 de Abril de 2008. Durante a semana para as escolas (as peças "O Barbeiro" e "A Tourada") com duas sessões 10.30 horas e 14.30 horas (com marcação prévia), e durante o fim de semana para o público em geral, Sábado com duas sessões 16.00 horas com as peças "O Barbeiro" e "A Tourada" e ás 21.30 com as peças "O Barbeiro", "O Castelo dos Fantasmas" e "Rosa e os três Namorados", no Domingo ás 11.30 com as peças "O Barbeiro" e "A Tourada".
"Teatro D. Roberto" Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, 4 peças ("O Barbeiro" , "A Tourada", "O Castelo dos Fantasmas" e "Rosa e os Três Namorados"), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
FICHA ARTÍSTICA:
Bonecreiro: José Gil
Bonecos: José Gil
Guarda-roupa: Maria Luísa
Desenho: Natacha Pereira
Fotografia: J. Pesqueira / Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
Apartado 622
2461-901 Alcobaça
Portugal
Tel.: (+351) 967 086 609
Fax.: (+351) 262 597 014
Site: www.samarionetas.com
E-mail: sam@samarionetas.com
quinta-feira, 3 de abril de 2008
ABRIL: FESTA DOS LIVROS Na Bibloiteca Municipal // 2.3.16.18.23.29 Abril
"Abril: Festa dos Livros" uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Alcobaça, que se prolonga até 29 deste mês.
Uma programação maioritariamente direccionada para o público escolar, mas aberta à comunidade em geral.
COMEMORAÇÕES EM DESTAQUE
Entre contadores de histórias, "oficinas de livros", momentos de leitura entre outras actividades lúdicas, destaca-se nesta festa do LIVRO, a sessão "Contos à mesa". A Biblioteca convida pais e filhos a participarem num jantar "diferente", onde o prato principal são as histórias servidas à mesa. Uma actividade inspirada no livro "Come a sopa, Marta", de Marta Torrão - Histórias para meninos e meninas que não gostam de sopa.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas para:
Biblioteca Municipal de Alcobaça
Cláudia Pereira
Tel.262 580 880
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61
Balões de Ar Quente Levantaram Voo em Alcobaça
Os Balões de Ar Quente levantaram esta quarta-feira de manhã voo de Alcobaça em direcção a Santarém para a 10ª travessia de Portugal.
Bruno Vicente foi o alcobacense que teve a sorte de subir a bordo do Balão das Sete Maravilhas de Portugal. Mesmo com uma viagem curta, o alcobacense não se mostrou arrependido da experiência.
A organização do evento fez um balanço positivo da Travessia por Alcobaça. Carla Dias espera regressar em breve para sobrevoar o património da Humanidade.
A iniciativa, organizada pelo Clube Português de Balonismo com o apoio do Turismo de Portugal, foi pensada para durante oito dias mostrar as vistas e os sabores do país, assim como as sete maravilhas do património que os portugueses elegeram a 7 de Julho de 2007 como as mais representativas do país.
In Rádio Cister
terça-feira, 1 de abril de 2008
Plantar Árvores no Parque Natural da Serra dos Candeeiros
Vão participar na actividade os alunos da Escola Básica da Ataíja de Cima, contando com a presença dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, os Sapadores do Parque Natural da Serra dos Candeeiros e os Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Marcam ainda presença o vereador da Protecção Civil, José Vinagre e o Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Amílcar Raimundo.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61