quarta-feira, 22 de outubro de 2008

“MAIS CENTRO” Atribui Primeiras Verbas a Alcobaça

Foram assinados, no passado dia 14 de Outubro, os dois primeiros protocolos de financiamento para o Município de Alcobaça, ao abrigo do QREN, nomeadamente - protocolos de co-financiamento dos Centros Escolares de Turquel e de Alfeizerão. O primeiro tem um investimento elegível de 1,879 Milhões de Euro, enquanto que para o Centro Escolar de Alfeizerão o valor fica pelos 1,09 Milhões de Euro. Em qualquer dos casos a comparticipação do "Mais Centro" é de 70%. Dois equipamentos que ficaram fora do "pacote" da Empresa Municipal Terra de Paixão, mas serão lançados a concurso pelo Município.

A cerimónia protocolar, que decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Nunes Correia, e dos Secretários de Estado da Educação, Valter Lemos, e do Desenvolvimento Regional, Nuno Baleiras. Nesta sessão foram assinados 80 protocolos com autarquias, IPSS’s, organismos da Administração Central e Associações de Municípios, estando as atenções direccionadas para os protocolos relacionados com a construção/ampliação de Centros Escolares.

Até agora o "Mais Centro" - Programa Operacional da Região Centro, já aprovou o co-financiamento de 124 Centros Escolares a 60 dos 100 Municípios da Região. O Presidente da CCDR do Centro, Alfredo Marques, considerou que, chegado este momento, em termos genéricos, as principais carências a nível escolar teriam já sido solucionadas, o que significa que, de futuro, deverão os Municípios recorrer às verbas da contratação para realizar obras no Parque Escolar, não excluindo a possibilidade de lançar uma nova fase de candidaturas, caso as declarações de interesse por parte dos municípios o justifiquem.

Desta forma, mantém-se a possibilidade do Centro Escolar de Pataias vir a sair da "alçada" da Terra de Paixão, EEM, permanecendo os de Alcobaça, Benedita, Cela e o Pavilhão de Évora na parceira público-privada.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: