quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Etar de São Martinho Pode Ficar Pronta Este Ano

A TrevoOeste estima que a Estação de Pré-tratamento de Efluentes de Suinicultura (ETES) de São Martinho do Porto esteja pronta em Setembro de 2009.

A data de conclusão desta obra já foi corrigida por diversas vezes. As previsões iniciais apontavam para a conclusão da Etar, localizada junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da empresa Águas do Oeste para o final de 2008.

Um dos motivos de tanto atraso é a falta de regulamentações do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN já que a construção desta como das ETAR da Benedita e do Cadaval foram alvo de uma candidatura aos fundos comunitários.

Pedro Alves, vice-presidente da TrevoOeste, não se mostra preocupado com os atrasos que atribui a «questões técnicas», lembrando, ainda, que a «estação de pré-tratamento irá ser dotada de uma tecnologia não prevista no projecto inicial, designadamente ao nível do tratamento de odores».

As futuras três Estações de Tratamento de Efluentes Suinícolas da TrevoOeste, que, no total, representam um investimento superior a 28 milhões de euros, terão capacidade para pré-tratar 1.230 metros cúbicos de efluentes gerados por mais de 290 mil suínos de 619 explorações existentes nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos e Bombarral.
In Rádio Cister

Sem comentários: