sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cibra de Pataias Desenvolve Projecto Ambiental Inovador

A fábrica da Cibra em Pataias recebeu, na semana passada, o ‘Prémio EEP – Environmental Innovation for Europe 2009’, alcançando o prémio de prata com um projecto de captação de dióxido de carbono (CO2) e produção de biomassa através da produção industrial de microalgas.

A empresa do grupo Secil foi distinguida, entre os vários projectos concorrentes apresentados por 17 países europeus, na sequência de uma parceria com a AlgaFuel, uma empresa de Lisboa.

Este projecto de biotecnologia estava entre os dez nomeados ao EEP Award 2009, sendo a primeira vez que um projecto português é distinguido com esta classificação. Este projecto já tinha sido galardoado com o Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2009, distinção que tem como objectivo reconhecer as entidades portuguesas que contribuem para um bom desempenho ambiental através das suas inovações.

O objectivo do projecto é reduzir significativamente as emissões de CO2 para a atmosfera, numa instalação protótipo de produção de microalgas situada na fábrica de cimento Cibra Pataias.

Em comunicado, a Secil explica que o prémio conseguido na Pollutec 2009 "constitui um motivo de grande satisfação, porquanto traduz o reconhecimento, por peritos internacionais, da validade do elevado investimento já efectuado pela empresa na pesquisa de soluções tecnologicamente avançadas que permitam o desenvolvimento sustentável da indústria cimenteira portuguesa".

Para a AlgaFuel, o prémio representa mais um passo na sua projecção internacional, valorizando o modelo de integração da tecnologia de produção de microalgas com a unidade industrial em que se insere.

A Secil e a AlgaFuel dizem estar "fortemente empenhadas no sucesso desta tecnologia e no seu scale-up para potencial aplicação em outras unidades industriais similares".

In Região de Cister

Sem comentários: