quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O "Timming" É Que Não Ajuda

Petição entregue na AR defende investimentos na Linha do Oeste
Comboios: Promotores de petição entregue hoje na AR querem investimentos na Linha do Oeste no OE2011

Os promotores de uma petição pela modernização e requalificação da Linha do Oeste entregaram hoje o documento na Assembleia da República com mais de 6.400 assinaturas, reclamando investimentos para esta ferrovia no Orçamento de Estado de 2011.

“Espero que a petição seja discutida na Assembleia da República aquando da discussão do Orçamento de Estado porque espero que venha aí a ser incluída uma rubrica para investimento na Linha do Oeste”, afirmou à agência Lusa Heitor de Sousa, deputado do Bloco de Esquerda.

Segundo o deputado, há condições para em 2011 se avançar com estudos para um novo traçado da linha para “em 2012 se lançar concursos”.

“O que se pretende é que a linha venha a ser uma alternativa para o transporte de pessoas e mercadorias dentro de quatro a cinco anos”, defendeu.

Heitor de Sousa integrou uma delegação de deputados do CDS-PP, PS e PSD e de outros cidadãos que tiveram a iniciativa de lançar a petição, vindo a reunir mais de seis mil e 400 assinaturas.

“Esta iniciativa conseguiu congregar todas as forças políticas do distrito de Leiria, pelo que o apoio suscitado cria uma obrigação a todos os partidos e ao Governo no sentido de virem a responder aos anseios da população, que luta por uma linha com melhores condições”, disse.

O documento, entregue hoje ao presidente da Assembleia da República, alerta para a “ degradação constante dos padrões da oferta” na linha que “corre o risco de desaparecer” já que “nunca se modernizou e a CP tem vindo a reduzir serviços, a pretexto da sua fraca utilização”.

Os subscritores defendem a requalificação da linha através da sua duplicação, eletrificação e correção de traçado para permitir a circulação de comboios rápidos de passageiros inter-cidades e um serviço de mercadorias eficiente.

Um serviço de transporte “com adequados níveis de frequência, conforto e qualidade, garantindo-se que, pelo menos entre Lisboa-Leiria, o tempo direto de viagem não ultrapasse os 70 minutos” é outra das reclamações dos signatários que exigem um serviço de transporte regular para todos os concelhos (nomeadamente, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra).
In Rádio Cister

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