A do Brasil, claro!
Embora Alcobaça tenha sido fundada como vila em 1772, somente em 1896 é que foi elevada à categoria de cidade. A elevação ocorreu em 20 de julho de 1896, pela Lei Estadual n. 122/1896, assinada pelo então Governador do Estado da Bahia, Joaquim Manoel Rodrigues Lima.
Vale lembrar que o município vizinho de Caravelas já era cidade desde 1855, sem dúvida refletindo a importância que tinha Caravelas na região naquela época. Caravelas era importante porto comercial e por isso gozava de status especial no Império. Alcobaça e Prado só alcançaram a categoria de cidade após o fim do Império, numa época em que estavam em plena decadência econômica.
A data festiva de 20 de julho nunca foi comemorada com pompa, exceto por um breve período no início desta década. Isso não durou muito porque os alcobacenses perceberam que a data maior do município era mesmo o 12 de novembro, data em que tudo começou, data em que Alcobaça recebeu o nome de Alcobaça e ganhou uma identidade oficial, há mais de 230 anos.
Isso, é claro, não impede Alcobaça de comemorar também a data de 20 de julho como aniversário de sua fundação como cidade.
In Diário de Alcobaça-Bahia
Sem comentários:
Enviar um comentário