quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Nostalgia, da nossa Alcobaça

Alcobaça é a minha terra, a minha paixão e a minha casa. É o meu ambiente, a minha comunidade, os meus amigos e o meu espaço. São as memórias que guardo com saudade dos tempos da pequena vila, hoje cidade e que apesar de tudo, muito cresceu e se desenvolveu. Quem não esboça um sorriso saudoso ao se lembrar da nossa Alcobaça do Baú, do Gafa(ainda existente), do Pic-Nic, da Curva, do Xeque e do velho Ben Almanzor. Ele era o Zé Carvalho, o Canário, a Delpec e os armazéns da Rical. Os Domingos cheios de gente para ver o Ginásio no campo pelado, a confusão da garagem dos "Claras", o muro e as árvores da rua de Leiria, a escola Técnica e os alunos do Externato sentados na ponte sobre o Alcoa no Lameirão. Eram os tempos da Olaria, da Ilha(no Alcoa), do "Salão Velho", dos "Gangas", dos "Superpopadélica" e dos "Epá Não Sei". Era a Adães Bermudes como Escola Primária junto ao pequeno e antigo Centro de Saúde, os Bombeiros atrofiados no Centro Histórico, o estacionamento e circulação no piso de calçada da Praça da República e "Rua das Lojas" e a velha Crisal perto da Sevena. Então e o velhinho Parque Infantil com a sua pista de carrinhos, o seu escorrega gigante e delirante e os concursos de saltos nos baloiços sempre ganhos pelo "Chico". Eram os tempos da "Pastelaria Suzy", da Maquinax, da Sapataria Norte, do Cinema com as Macal e Famel, da Sunset, da Princess, da Moínho e das "matinés". Era o circo e a Feira de S. Bernardo na Praça João de Deus Ramos, ainda não ajardinada, o Carnaval tradicional no Rossio e a Feira de S. Simão junto à Câmara Municipal. A natação no Tanque junto ao Polidesportivo, as corridas de carros de rolamentos na "descida do pavilhão" e as voltinhas de bicicleta na Gafa. Enfim... Tanto para recordar e bem recordar... Bons tempos os da nossa antiga Alcobaça.

Sem comentários: