segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Abraço à Baía de São Martinho do Porto Agradeceu Trabalho de Despoluição

O tradicional abraço à baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça, na tarde de ontem, teve como objectivo agradecer o trabalho de despoluição já realizado e encorajar as autoridades a terminar o que falta.
"O abraço é um agradecimento pelo trabalho já realizado no âmbito da despoluição da baía de São Martinho do Porto e para encorajar a terminar o que ainda está por fazer, que é o caso do tratamento dos efluentes suinícolas", explicou hoje à agência Lusa o presidente da Associação Verão de São Martinho, Manuel Vale Domingues.
O abraço começou em 1999, para alertar para a necessidade de despoluição da baía, e determinou, um ano depois, a criação da associação, que se dedica também a realizar outros eventos naquela praia.
"Nós abraçamos o que gostamos e gostamos da baía. Como achávamos que a água na baía não estava em condições, pretendíamos sensibilizar as autoridades para a importância do tratamento dos efluentes domésticos e industriais", adiantou Manuel Vale Domingues, referindo um conjunto de investimentos efectuados nos últimos anos nesta área, de que destacou a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) local.
Embora reconheça que em matéria de despoluição houve grandes avanços em São Martinho do Porto, o dirigente considera, contudo, que continua a justificar-se o abraço gigante à baía - no qual participam a população local, veraneantes e entidades - porque a iniciativa "é, sobretudo, para sensibilizar".
"O que pedimos agora é que termine, quanto antes, a construção da estação para tratar os efluentes das suiniculturas", declarou, explicando que esta obra, em curso, é da responsabilidade da Trevoeste.
O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Joaquim Clérigo, faz o mesmo pedido, manifestando ainda o desejo de que a praia possa ser candidata ao galardão Bandeira Azul.
Joaquim Clérigo salientou também o carácter "simbólico" do abraço que admitiu ser já uma "marca" da freguesia.
A iniciativa teve o apoio da Águas do Oeste, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste, onde se inclui São Martinho do Porto.
In Diário de Leiria

Sem comentários: