segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Requalificação do Litoral é Prioridade do Governo

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades disse, sexta-feira em Alcobaça, que a requalificação do Litoral é uma "prioridade" do Governo, defendendo a necessidade de "rigor" nas intervenções na orla costeira devido à sua especificidade.
"Estas intervenções são essenciais fazê-las com grande rigor porque é um território com especificidades que têm que ser atendidas", afirmou Fernanda do Carmo na inauguração da primeira fase das obras de requalificação da praia de Paredes de Vitória, em Alcobaça, que permitiu a recuperação ambiental das dunas sobre a arriba.
Os trabalhos, iniciados em 2007, estão orçados em 1,5 milhões de euros e incluíram a reabilitação da frente de mar, a recuperação ambiental da zona envolvente e a requalificação do aglomerado urbano.
A governante assegurou que "estas intervenções são para continuar e são, efectivamente, uma prioridade dentro do ministério e dentro do Governo", reconhecendo, ainda, que os investimentos no Litoral são, também, uma prioridade das autarquias.
"As condições que estas zonas oferecem são fundamentais quer para a qualidade de vida das pessoas, quer para o tal desenvolvimento local", observou, prometendo disponibilidade total para colaborar com o município de Alcobaça na requalificação da sua costa.
A secretária de Estado acrescentou que uma política neste sector deve ter em atenção três vectores, um dos quais passa por atender ao facto de que o "Litoral é um território que tem um equilíbrio frágil e uma dinâmica muito complexa", exemplificando com as consequências do último inverno na orla costeira.
Fernanda do Carmo realçou igualmente a presença no Litoral de "recursos e valores naturais que são fundamentais e que obrigatoriamente temos que os preservar", admitindo, por outro lado, como terceiro vector, que estas "são áreas de grande atractividade para as populações" e de "grande interesse" para a actividade económica.
"É no equilíbrio destas três questões que as nossas intervenções são programadas", assegurou, elogiando a parceria, que classificou como "fundamental", entre os vários organismos com competências no Litoral e prometendo a sua continuidade noutras praias do concelho de Alcobaça.
Também o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, destacou o resultado da parceria e a "oportunidade" que constitui o investimento na praia de Paredes de Vitória para a sustentabilidade ambiental.
"Quando há o casamento de vontades, o sonho surge e a obra conclui-se", declarou Paulo Inácio, lembrando à governante que o município tem "mais ambições" para a zona, uma das quais passa pela instalação de um campo de golfe na mesma freguesia de Pataias.
A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades inaugurou depois, em Alcobaça, a Feira de São Bernardo, mostra de actividades económicas e de artesanato, cuja abertura, sexta-feira, coincidiu com o feriado municipal.
In Diário de Leiria

Sem comentários: