terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Turismo da região ganha novo fôlego

A Região de Turismo de Leiria/Fátima viu ser recentemente homologada a sua candidatura ao Programa PITER - Programas Integrados Turísticos de Natureza Estruturante e Base Regional, que considera, como projectos-âncora, a Igreja da Santíssima Trindade (Fátima), a Estrada Atlântica (Nazaré-Pombal), e o Ecoparque dos Monges (Alcobaça).
Na prática, e uma vez que estes projectos foram nascendo ao longo dos quase quatro anos que este processo já leva, o 'investimento PITER' vem no fundo ajudar os municípios e os privados, que podem, através do programa, recorrer ou completar financiamentos entretanto realizados.
Para o desenvolvimento turístico da região, esta 'luz verde' é "muito importante". "Se olharmos para o quadro de investimento, existem falhas que este programa vem colmatar" como é o caso de Fátima, explicou Miguel Sousinha, presidente da Região de Turismo de Leiria/Fátima (RTL/F). "Irá permitir que possamos resolver uma das grandes lacunas deste local religioso e que é a organização do espaço urbano".
Por outro lado, vem completar a aposta no turismo de natureza (com a conclusão da ciclovia) e do Eco-parque dos Monges. "Cada vez mais precisamos de âncoras de atracção a esta região. Temos os castelos, temos Património da Humanidade, mas precisamos de criar outro tipo de infra-estruturas para quem nos visita", sustentou.
Numa outra perspectiva, "se considerarmos que a Região de Turismo de Leiria/Fátima dispõe de 800 mil euros para promoção e financiamento, e que nos próximos três anos vai dispor de 3 ou 4 milhões, isso significa que vamos triplicar o investimento na promoção desta região".

Projectos complementares
Na fase de candidatura ao PITER, "foi instruído um processo para a zona de Leiria/Fátima, através de uma parceria público-privada", com projectos estruturantes para a região, recordou Miguel Sousinha. Foram eles a Igreja da Santíssima Trindade, a Estrada Atlântica (que liga a praia da Nazaré à do Osso da Baleia, em Pombal, via ciclovia), e o Eco-Parque dos Monges, em Alcobaça.
Associados a estes três projectos-âncora (que sustentam toda a candidatura ao Programa PITER), "existiam outros investimentos, complementares", também de natureza pública e privada. Entre eles, figuravam novas unidades hoteleiras, além dos projectos dos próprios municípios, que foram avançando, como a envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, a valorização da Lagoa da Ervedeira, o arranjo da marginal da Praia da Vieira, a Casa do Administrador em Ourém, acessibilidades à nova igreja de Fátima, entre outros.
O programa foi dividido em dois eixos. Um eixo principal, versado nas componentes cultural e patrimonial, e abrangendo os concelhos da Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima (tendo como projectos-âncora a Basílica de Fátima e o Eco-Parque), e um eixo secundário. Este, por seu turno, foi assente nas vertentes sol, mar e natureza, tendo como projecto-âncora a Estrada Atlântica.
"Um dos objectivos deste programa é criar mais condições, mais projectos que valorizem o espaço turístico, e que levem as pessoas a ficar mais tempo.
Todos estes projectos complementares são para atingir esse objectivo", explicou Miguel Sousinha.

O Eco-Parque
O Eco-Parque dos Monges, de iniciativa privada, foi um projecto que sofreu alguns 'contratempos', sobretudo burocráticos, mas que acabaram por 'emperrar' não só o projecto como a própria candidatura ao PITER.
De acordo com o que está previsto, o Eco-Parque vai acolher um hotel temático de quatro estrelas, com 70 quartos, e será envolvido por uma aldeia de artesãos.
Neste parque será recriada a história do Mosteiro de Alcobaça, podendo contar-se com um espaço de sensibilização ambiental, dotado de um lago e zona de interpretação ambiental.
"Tende a ser um parque temático único no país", dadas as suas dimensões, e procura "ser uma âncora para que as pessoas não passem só por Alcobaça", sublinhou Miguel Sousinha.
Este foi um dos projectos que também não 'esperou' pelos fundos do PITER, estando já em marcha a vertente ambiental do parque. A obra em si deverá começar em finais de 2006.
Ao todo, estão envolvidos nesta candidatura 17 entidades parceiras, públicas e privadas. O promotor é a Região de Turismo Leiria/Fátima.
In Diário de Leiria

Sem comentários: