quinta-feira, 29 de julho de 2004

Lendas de Alcobaça I

Lenda da Fundação do Mosteiro Santa Maria de Alcobaça
Entre as muitas lendas que dão vida ao misticismo que desde sempre caracterizou o Mosteiro Santa Maria de Alcobaça, uma tem a ver com a intervenção divina no traçado arquitectónico do mosteiro.
Reza a lenda que, do topo da Serra de Albardos, D. Afonso Henriques prometeu a S. Bernardo que, caso tomasse Santarém, todas as terras que avistava dos montes seriam entregues ao monges da Ordem de Cister.
Consumada a vitória sobre os mouros em Santarém, Deus terá mandado descer do Céu uma legião de anjos "arquitectos" que levaram nas suas mãos rendas brancas sustentadas por asas.
A teia celeste pousou nos terrenos onde foi construído o Mosteiro, tendo maravilhado o povo que só muitos anos depois viria construído o edifício real.
Outra lenda sobre a fundação do mosteiro relata que D. Afonso Henriques atirou uma lança do topo da Serra de Albardos para determinar o local da construção da futura abadia.
A lança terá caído no lugar de Chiqueda mas, por ter sido considerado impróprio, atirou-a uma segunda vez tendo caído no local onde foi efectivamente construído o mosteiro.

Sem comentários: