quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Doces e abençoadas tentações em Alcobaça

Os doces e licores conventuais, que ao longo dos séculos preservam os deliciosos sabores de sempre, exibem-se em Alcobaça, a partir de hoje e até domingo, na VII Mostra de Doces e Licores Conventuais, numa edição com "mais e melhores doces conventuais", garantiu ao Diário de Leiria a vereadora da Cultura da câmara de Alcobaça, Alcina Gonçalves.
Mas há mais na edição deste ano. Devido "à importância" e "imponência" do Mosteiro de Alcobaça, a autarquia decidiu 'transferir' o certame para um espaço, recentemente requalificado, frente ao monumento, (é aí que está instalada uma tenda com 1.200 metros quadrados) sendo intenção da autarquia realizar a mostra, no futuro, nos claustros do Mosteiro, classificado de património mundial.
"É um projecto para médio/longo prazo e que, com certeza, daria ainda mais qualidade a um evento em que a autarquia tem investido fortemente desde a primeira edição", explicou Alcina Gonçalves.
Quanto ao número de visitantes esperados este ano, a vereadora diz que é imprevisível, mas recorda que, nos quatros dias da edição do ano passado, o certame foi visitado por 100 mil pessoas.
Na edição deste ano estão montados 34 ‘stands’ de pastelarias locais e nacionais, nomeadamente de Aveiro com os famosos ovos-moles e trouxas-de-ovos, conventos e mosteiros nacionais e ainda participações de Espanha e França.
As portas do certame abrem hoje às 15h00 e fecham às 23h00. Amanhã estão abertas das 10h30 às 23h00 e no fim-de-semana entre as 14h00 e as 23h00 e haverá animação diária dentro e fora da tenda gigante onde decorre a mostra.
De recordar ainda que, e a exemplo das anteriores edições, o sobejamente conhecido cozinheiro 'Chefe Silva' estará no local para sessões de autógrafos.
Durante estes quatro dias a gula promete imperar e fazer esquecer as dietas dos mais resistentes. Delicie-se!
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alcobaça e pela Região de Turismo Leiria/Fátima e tem entrada livre.

Participantes estrangeiros

Espanha - Transmañó - Monastério de la Transfiguration del Señor Espanha - Monasterio Cisterciense de Santa Maria de Osera; Monasterio Cisterciense de Sobrado dos Monxes; Andalucia - Real Monasterio de San Clemente (Cisterciense) Sevilla; Andalucia - Convento de San Leandro (Agustinas ermitañas) Sevilla; Extremadura - Monasterio de Santa Maria del Valle (Hermanas Clarissas) - Zafra (Badajoz)
França - Abbaye La Joie Notre Dame CAMPENEAC (Bretagne); Abbaye Notre Dame de la Bonne Espérance ECHOURGNAC (Périgord); Abbaye Saint Mandrine CAUDEBEC-EN-CAUX (Normandie) e Abbaye Notre Dame de Bonneval ESPALION (Auvergne).
In Diario de Leiria

Sem comentários: