quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Saibro

O Saibro do Rossio vai ser substituído, são essas as garantias dadas pelos responsáveis da C.M. de Alcobaça. Como todos reparámos, o piso não está em condições e essa será mesmo a única solução.
Agora, a pergunta fica no ar... Quem paga e de quem é a responsabilidade? _ Do empreiteiro? Do Arquitecto? Dos técnicos da Câmara?
Tudo depende do processo que envolveu a obra. O empreiteiro poderá ter culpas por ter "aldrabado" o material, algo que não é novidade nenhuma no nosso quotidiano. Por outro lado o Arquitecto e os técnicos também poderão ter as suas culpas, pois podem ter participado activamente na escolha e aplicação dos materiais. Segundo a C.M.A. estas responsabilidades vão ser apuradas, embora não me pareça que tenham quaisquer resultados práticos.

Falo aqui disto, pois não gostava de ver "a culpa morrer solteira". É certo que estamos perante o uso de algo inovador e não muito comum, tendo ao que parece já acontecido o mesmo problema numa cidade espanhola, mas poder-se-ia ter aprendido com os erros cometidos e com as experiências já realizadas. Neste campo, penso que falharam todos. A pressão para terminar as obras em Agosto ainda agravou o problema.

Quanto a mim, quando vi o projecto confesso que não me agradou de todo mas dei o benefício da dúvida. Quando vi a praça pela primeira vez fiquei um pouco desiludido, mas agora comecei a apreciar a obra. Já dei por mim a olhar e a gostar do que estava a ver. O Rossio está diferente, mas bonito, alegre e vivo. O mosteiro saíu beneficiado pois a sua monumentalidade é realçada com esta estrutura e surge imponente sobre a nova praça. As esplanadas estão cheias e o Rossio apresenta um ar saudável e agitado como nunca.

Muitos já o começaram a admitir, outros não. O centro histórico não ficou aquele deserto e vazio que apregoaram e é difícil reconhecerem a derrota. Alcobaça lucrou e vai lucrar ainda muito mais.
Alcobaça merece!

Sem comentários: