quarta-feira, 2 de agosto de 2006

As Esplanadas...

As esplanadas são áreas de lazer normalmente localizadas em locais de boas vistas. São espaços confortáveis, simpáticos, bonitos e limpos, de modo a proporcionarem aos seus clientes algum bem-estar e a despertarem alguns desejos. A ideia é a de fazer sentir bem para cativar.
Na grande maioria das cidades, as esplanadas são desenhadas e ornamentadas de modo a conseguirem o objectivo do conforto. Feitas com gosto e a pensar no bem-estar de todos.

Eu pessoalmente sou um grande adepto de esplanadas e de uma tarde bem passada a ler um jornal ou um livro.

Em Alcobaça, nada disto parece fazer sentido. As esplanadas estão lá porque são mais alguns lugares que se disponibilizam, porque até houve alguém que as ofereceu e são instaladas apenas com o intuito do lucro. Qual bem-estar, qual conforto... Sujinhas, desarrumadas, nuas e nada, mas mesmo nada agradáveis. Ainda mais quando temos um monumento como o nosso Mosteiro como pano de fundo que é um grande ponto a favor.

Era bom que os nossos comerciantes ganhassem alguma sensibilidade neste sentido e que aprendessem com o que se passa lá fora. Algum pequeno investimento poderia significar uma melhoria significativa da qualidade das nossas esplanadas e consequentemente o aumento de clientes.

Bom, e isto para nem falar do que aconteceu na Taverna do Capador por alturas do Mundial de Futebol em que foi montada uma autêntica barraca que conseguiu desfigurar todo o nosso Rossio e dar-lhe um ar próprio do terceiro mundo...

Sem comentários: