O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, e o Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, António Rego, visitaram, na passada sexta-feira, o Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça.
A visita, feita a convite da autarquia, serviu para analisar e definir uma estratégia eficaz para dinamizar o Museu Nacional do Vinho, atraindo mais visitantes e conquistando um espaço nos roteiros turísticos. Garantido ficou, para já, que o Museu do Vinho vai continuar de portas abertas, sendo agora necessário estabelecer parcerias, junto da autarquia local, do Ministério da Cultura e de entidades privadas, para valorizar o espaço e conseguir sustentabilidade económica, uma reforma que Jaime Silva quer ver concluída até ao final do ano.
A Câmara Municipal de Alcobaça tem expressado a sua preocupação face ao desinteresse que tem afectado os museus locais. Gonçalves Sapinho, presidente do município, reafirmou a importância de serem estabelecidas parcerias, salientando a necessidade de colocar a riqueza encerrada na Instituição ao serviço da comunidade.
Governo e poder local unem, assim, esforços para dinamizar um dos mais antigos museus de Alcobaça, que se mantém aberto com o apoio de apenas dois funcionários. O Museu Nacional do Vinho, que ocupa uma área de cerca de 3 mil metros quadrados, já chegou a ter 10 mil visitantes por ano, número que foi decrescendo para os 3 mil nos últimos anos.
In Oeste Online
Sem comentários:
Enviar um comentário