terça-feira, 5 de outubro de 2010

Regeneração Urbana de Alcobaça - Algumas Questões

Foi tornado publico recentemente o projecto de regeneração urbana da zona envolvente ao mercado municipal em Alcobaça.

O projecto pode ser conhecido aqui:
- Região de Cister
- Unir Alcobaça


O projecto na sua generalidade não me parece mau, mas fico no entanto com algumas dúvidas sobre certos ponto fundamentais que gostaria de partilhar e ver esclarecidas.

1 - Rua Eduino Borges Garcia (Praça João de Deus Ramos)
Segundo foi dado a entender, esta rua voltaria a ter os dois sentidos de circulação de modo a facilitar o tráfego entre as novas rotundas na Rua de Olivença e Rua Manuel da Silva Carolino e seria também alvo de alargamento.

No projecto isso não é visível nem o tão necessário alargamento do passeio, há muito reclamado. Recordo que esta é uma das artérias mais movimentadas em termos de peões.
Há também a questão das viaturas em 2ªfila aqui constantemente estacionadas e que caso a rua passe a ter dois sentidos vão congestionar fortemente toda a zona.

2 - Praça de Táxis
Para onde vai a praça de taxis?

3- Supressão de lugares de estacionamento
É visível a significativa diminuição de lugares de estacionamento numa zona onde o mesmo já é difícil actualmente. A grande maioria dos edifícios não possui garagens próprias e as pessoas precisam de solução. Também estamos conscientes que ninguém vai alugar um lugar de estacionamento no parque subterrâneo a preços proíbitivos. Veja-se a experiencia passada... Parques pagos encerrados...

4 - Jardim Escola João de Deus
Não vejo quaisquer facilidades para os pais que vão buscar os filhos ao Infantário. Falta de estacionamento/Locais para estacionamento temporário.

5 - Passeios estreitos na Rua Dr Brilhante
À semelhança do que foi referido para a Rua Eduino Borges Garcia, aqui também o passeio deveria ser alargado. Ainda com a agravante de os autocarros depositarem aqui grande quantidade de turistas.

6 - Perigo das Mini-Rotundas
Todos estamos conscientes da falta de eficácia das mini-rotundas, que nas horas de pico não conseguem escoar o tráfego da melhor forma. Veja-se o exemplo da rotunda do hospital e das filas criadas na rua de Olivença. Vamos criar mais duas?! Uma delas com um fluxo elevados de pesados de passageiros...

7 - Edifício do Mercado com mais serviços
Maior necessidade de aumentar o estacionamento, não diminuir...

8 - Falta de atractivos
Um espaço deste género precisa também de outros atractivos, como boas esplanadas, arte urbana, quiosques, etc.

4 comentários:

Jorge disse...

Se nos esquecermos da embalagem do produto “o embelezamento” e nos preocuparmos com a funcionalidade que nos pode ou não trazer a “REGENERAÇÃO URBANA DE ALCOBAÇA”, agora proposta, tenho que forçosamente concordar consigo, no que concerne à mobilidade e ao estacionamento.
Na última Assembleia Municipal, assisti à apresentação do projecto da “REGENERAÇÃO URBANA DE ALCOBAÇA”, levada a cabo pelo Sr. Presidente da Câmara, que a dado momento salientou que era sua intenção concentrar os serviços da câmara, no edifício do mercado que pretende requalificar, tendo em conta a reforma na gestão do pessoal que pretende executar.
Mais informou, não ser possível optimizar os recursos humanos que a câmara dispõe, se todos os seus serviços não estiverem concentrados e mencionou um número de +/- 400 funcionários que tem para gerir.
Só a movimentação diária deste número de pessoas, a redução de parqueamento para viaturas e o trânsito natural da cidade, são suficientes para criar condicionalismos à mobilidade e fluidez do transito, numa zona cuja intervenção se pretende fique melhor do que a situação actual.
Por se tratar de uma zona sensível da cidade, deve ser analisada ao pormenor pelos técnicos, que, encontrem respostas às eventuais e legitimas preocupações dos cidadãos.
Cordiais saudações
Jalves

Anónimo disse...

Que a terrinha ficaria ainda mais "bonitinha" não há dúvidas.

Mas a questão é: vai resolver a apatia, a faltra de dinamismo, a falta de atração, a falta de turismo, a falta de comércio em Alcobaça?

Não!

O comércio da zona envolvente iria ser prejudicado, como o da baixa foi. O estacionamento ia ser mais problemático (e pago), e a circulação mais limitada e estrangulada!

Então isto serve para o quê?

Para mostrar obra? É obra por obra? Há interesses de constructores por trás ditso?

Será que não percebem que o que é preciso é obra de outro nível: cultural, turistica, de dinamismo humano!

Isto é mais betão, mais cosmética, e mais divida. A nossa querida Alcobaça ficaraia ainda mais parada!

Anónimo disse...

Mais uma cidade vendida....

Anónimo disse...

Vendida não...falida!

Com estes políticos não vamos lá. Só pensam em betão. Para eles desenvolvimento é cimento, mesmo que seja verde, ou seja, com algumas ervas em cima. Senão meter construtor civil não é "obra".

Dá pena.