segunda-feira, 20 de setembro de 2004

O Ensino Superior em Alcobaça

Muito se tem falado sobre a possível reinstalação do Ensino Superior em Alcobaça, mas poucas são as opiniões sensatas que tenho ouvido a esse respeito.
Actualmente existem três alternativas para essa possível realidade: O já muito falado polo da Universidade de Coimbra (UC), com alguns cursos de qualidade duvidosa, a Escola Superior ligada ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL), na área das Tecnologias da Saúde, e por último a instalação de Ensino Superior privado.
Começando pela menos provável, a possibilidade ligada ao Ensino Superior Privado, não vejo qualquer viabilidade nos dias que correm. São cada vez mais as instituições deste tipo a fecharem as portas um pouco por todo o país, dada a diminuição do número de alunos verificada nos últimos anos. Por esse facto, as instituições que ainda vão resistindo procuram estar mais próximas dos alunos, ou seja dos grandes centros urbanos. É uma forma de manter a sustentabilidade, de atrair alunos e também docentes, a custos muito mais reduzidos.
A possibilidade da instalação de um polo da UC também não tem grandes argumentos. Primeiro, porque seria necessária uma mentalidade descentralizada e aberta das pessoas ligadas à UC, o que não acontece. Em Coimbra vive-se muito da cidade, na cidade e para a cidade. Segundo, porque não restam temas de ensino de interesse capazes de cativar a massa estudantil. São já muitos os cursos de Engenharia, de Matemáticas, de letras, etc. e apenas nos restariam cursos relativos a estudos ligados a áreas sem quaisquer saídas profissionais. Terceiro, porque a redução do número de alunos também começa a afectar o Ensino Superior Público.
Para terminar, a hipótese mais viável e até certo ponto melhor para a cidade que é a instalação da Escola Superior das Tecnologias da Saúde. De todas, esta seria a melhor alternativa, uma vez que o concelho tem capacidade para absorver profissionais nesta área e seria um importante factor de fixação de jovens na zona. A área da Saúde é uma área também ainda em expansão.
É uma difícil aposta, pois a concorrência é forte e mais uma vez existem alternativas mais viáveis. Será necessária uma campanha muito forte de sensibilização dos responsáveis para que Alcobaça possa contar com este projecto.

Gostaria também de fazer aqui uma pequena nota em relação aos críticos mais derrotistas. Alcobaça é uma cidade pequena e é necessário que as pessoas entendam isso e não entrem em megalomanias. Alcobaça não tem obrigatoriedade em ter Ensino Superior. Se tiver é uma mais valia, se não, não é tragédia nenhuma. Deixem de brincar às cidades grandes e lutem por aquilo que na realidade devemos ter.

Sem comentários: