quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Passeio pedonal

O blogue "Mais Alcobaça" publica um interessante artigo sobre o novo passeio pedonal entre a ponte do Mosteiro e a ponte junto à ex-Sapataria Norte, e a Margem Esquerda do Rio Alcoa.
Em causa está o elevado estado de degradação em que se encontra a margem esquerda do rio, agora bastante exposta.
António Caldeira, autor do blog e do post, tece algumas críticas à CMA pela triste realidade deste local e também pelo facto de terem sido recusados vários projectos de reabilitação apresentados por uma empresa proprietária dos terrenos deste 1977. São de facto críticas bem fundamentadas mas gostaria de lhes fazer uma pequena análise.
Em relação ao estado degradado dos edifícios, a CMA não é directamente responsável, pois não é proprietária dos mesmos e não pode obrigar os actuais proprietários a fazerem obras de recuperação. Encontramos aqui talvez o velho problema das rendas que tanto se tem falado e que poderá resolvido brevemente embora só com resultados a longo prazo, situação essa que não interessa dada a necessidade de alguma brevidade. Sinceramente não encontro nenhuma solução eficaz, a não ser algumas campanhas elaboradas pela CMA ou concursos a fundos destinados ao efeito. Relembro que não é dever da CMA restaurar os edifícios e que se devem encontrar soluções que levem os proprietários a efectuar as obras.
Quanto à recusa de vários projectos enviados ao longo destes anos pela empresa "Raimundo & Maia", gostaria de ouvir o que os responsáveis da Câmara têm a dizer. Parece-me estranho que ao longo destes anos e passando vários executivos camarários não se tenha chegado a um acordo.
É necessária alguma paciência por parte dos munícipes. O passeio está realmente bonito e é bastante útil aos peões. Os projectos têm de ser elaborados por fases e neste caso não poderíamos estar à espera da reabilitação dos edifícios para depois contruír esta importante via pedonal. Acredito que a pouco e pouco as coisas vão melhorando e precisamos de ser optimistas.

Sem comentários: