terça-feira, 31 de agosto de 2004

Elevação de Alcobaça a Cidade


Ontem, dia 30 Agosto, foram celebrados os 9 anos da Elevação de Alcobaça a Cidade.
Um agradecimento especial a todos os que contribuíram para este facto porque Alcobaça merece!

Por uma melhor Alcobaça (III)

Há alguns meses atrás a CMA tomou a importante iniciativa de pintar nas principais artérias da cidade as delimitações das faixas de rodagem e em muitos dos casos os respectivos lugares de estacionamento. Uma atitude louvável e muito importante.
Acontece que agora, passados poucos meses, a maioria das marcas já está quase invisível. Este facto não é normal e a razão só pode ser o uso de tinta de má qualidade, quer por culpa de quem efectuou as pinturas quer por culpa de quem fiscalizou os trabalhos. Mais uma vez a má gestão dos dinheiros públicos e uma situação a rectificar.

Geologia no Verão

numa terra de Contrastes
Uma das actividades do programa "Geologia no Verão".

segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Venha o IC9

Ao que parece já existem alguns felizardos que vão poder usufruír de uma via tão importante como o IC9.

Esta via-rápida ligará a vila da Nazaré a Tomar e será um importante eixo turístico pois trata-se de uma via que vai ligar o Santuário de Fátima, três monumentos património da Humanidade (Convento de Cristo e Mosteiros da Batalha e de Alcobaça) e a praia da Nazaré.
É tempo de a C.M.A. aproveitar a "onda" e fazer alguma pressão para que seja cosntruído também o troço mais importante para nós(Nazaré-Alcobaça-IC2,Batalha).

sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Atletismo em S. Martinho do Porto

A prova de atletismo "Corre para a vida" vai ter lugar na praia de S. Martinho do Porto, dia 29 de Agosto, por iniciativa da Associação de Dadores de Sangue "Gota de Amor", com o apoio técnico da Associação Distrital de Atletismo de Leiria parceiro na organização deste evento.
Esta iniciativa que vai no seu VII ano consecutivo irá decorrer nos vários escalões desde os bambis aos Veteranos e promete um dia de muita animação na baía de S. Martinho do Porto.
O percurso na areia molhada será de 300 metros para os bambis; 1000 metros benjamins e infantis; 2000 metros para os iniciados; 3000 metros para os juvenis, veteranos e 4000 metros para os juniores e seniores segundo o regulamento.
Nesta prova participam todos os atletas interessados em representação de clubes, associações, escolas ou individualmente.
Como prémio de participação será atribuído a todos os atletas uma t-shirt e uma medalha e haverá taças e troféus para os melhores classificados de cada escalão e por sexo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Sabia que...

A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana, a Sul, e do Farol, a Norte.
A vila, que foi fundada pelos monges do Mosteiro de Alcobaça no século XIII, desce em anfiteatro desde a Capela de Santo António até ao Cais e à Praia.

Por uma melhor Alcobaça (II)

Muitos dos cruzamentos e entroncamentos do nosso concelho apresentam um aspecto bastante degradado. Em muitos deles, nas áreas de separação das faixas de rodagem, crescem ervas e arbustos que chegam a atingir um metro de altura. Falo em especial do caso do cruzamento da Fervença, umas das principais entradas na cidade e onde se denota um enorme abandono.
Pede-se mais algum cuidado nestas situações e mesmo a melhoria destas áreas centrais dos cruzamentos/entroncamentos para evitar que cresça este tipo de vegetação. Poderá até ser adoptado o modelo de outras cidades em que normalmente é utilizado um cimento verde(verde, para melhorar os aspecto visual) a cobrir a totalidade das áreas interiores.

Festival Internacional de Dança Contemporânea

30 Agosto de 2004 - 21h45m
Junto à Câmara Municipal de Alcobaça


2 companhias:
Bill Young and Dancers
Ellis Wood Dance Company

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça
www.fringefestival2004.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2004

Por uma melhor Alcobaça (I)

A estrada entre a Ponte Jardim e Chaqueda sofreu recentemente obras de beneficiação incluindo a aplicação de um novo tapete de asfalto. Reparei recentemente que em vários locais foram deixadas as tampas dos colectores dos esgotos bastante acima do nível da estrada. Esta situação é bastante incómoda para os condutores e acarreta também vários perigos.
Será que a CMA não fiscaliza as obras e não vê que algo está mal? Serão os técnicos da fiscalização assim tão incompetentes? Será que ninguém responsabiliza os autores deste descuido? Não acredito que a CMA fique contente por dispender de quantias avultadas para a melhoria das vias de comunicação e que o resultado seja este...

terça-feira, 24 de agosto de 2004

A Batalha de Aljubarrota

Como é sabido, a batalha ocorrida no planalto de S. Jorge no dia 14 de Agosto de 1385 constituiu um dos acontecimentos mais decisivos da História de Portugal. Sem ela, o pequeno reino português teria, muito provavelmente, sido absorvido para sempre pelo seu poderoso vizinho castelhano.

Leia aqui um texto muito completo com os detalhes deste importante feito.

segunda-feira, 23 de agosto de 2004

FSB - Alertas

Visitei este fim-de-semana a Feira de S. Bernardo e gostaria de fazer aqui alguns reparos para situações incómodas que podem ser evitadas futuramente.
Alerta I
A entrada Sul da feira, junto à antiga Crisal, encontra um corredor ladeado de feirantes e bastante extenso. Acontece que esse corredor ,um dos acessos mais utilizados, congestiona frequentemente pela reduzida largura que tem. Para piorar a situação ainda existem feirantes a vender produtos no centro da passagem.
Espero que futuramente seja considerado este problema e que sejam devidamente dimensionados todos os corredores da feira, ainda mais quando existe espaço livre nas traseiras dos pontos de venda.
Alerta II
Uma das minhas tradições durante a feira é a tradicional Fartura. O problema foi que após comer a minha fartura não encontrei nenhum caixote do lixo para depositar o meu guardanapo. Como já estava de saída, andei, andei e o primeiro caixote que encontrei foi na Rua da Sevena, já bem fora da feira. Eu, por norma não deito papéis para o chão e guardo-os até encontrar um local para os depositar mas estou certo que a maioria das pessoas se saturam e acabam por deixar caír o lixo no chão dentro da feira. Esta situação acaba para contribuír para a já má limpeza do local. Penso que também não é difícil a instalação de recipientes deste género dispersos pela feira.
Alerta III
É necessário controlar de forma mais apertada o trânsito automóvel e o estacionamento, pois ainda se vêm situações bastante abusivas.

Se os leitores souberem de mais situações que possam servir de alerta deixem-nas por favor nos comentários para que possamos melhorar de futuro a feira do nosso concelho.

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

São Bernardo

Hoje, dia 20 de Agosto e nosso feriado municipal, é comemorada a festa de São Bernardo de Claraval, padroeiro da nossa cidade. Considerei assim importante publicar uma pequena biografia do grande Santo da Ordem Cisterciense.

Bernardo nasceu em 1090, e em 1110 demonstrou pela primeira vez a vontade de entrar em Cîteaux, projecto que realizou em 1113, chegando ao mosteiro com trinta companheiros. O abade Estêvão Harding acolheu com alegria este grupo e soube discernir a riqueza da personalidade de Bernardo, ainda que, sob muitos aspectos, se tenha descoberto entre eles uma notável diferença de temperamento. Numa primeira abordagem desta diferença, podemos notar que enquanto para Estêvão valorizava a ordem do visível, das artes plásticas (como demonstram os manuscritos), para Bernardo a importância está mais no ouvido e na voz, na música, na escuta, essencialmente escuta da Palavra de Deus, a escuta do Verbo de Deus que se dirige ao monge, ao qual não é permitido distrair-se.Bernardo constrói sobre os ideais e sobre os fundamentos essenciais dados por Estêvão: fidelidade à Regra, simplicidade, pobreza e, sobretudo, a caridade.Seguindo o seu exemplo, de modo especial no que diz respeito à pobreza, os cistercienses estabeleceram-se em "desertos", onde realizaram um duro trabalho manual, suficiente para o seu sustento e que permitiu também vir ao encontro dos necessitados. Rejeitaram o sistema social da época, renunciaram aos dízimos e feudos que vinham daqueles que tinham autoridade feudal e, do mesmo modo, não aceitaram os "benefícios" que poderiam ser propostos pelos homens da Igreja. Com a ideia da igualdade, no mosteiro, deixou-se de fazer caso da origem social dos monges; todos viviam do mesmo modo. No que diz respeito ao abade, nomeadamente o abade de Cîteaux, encontravam-se todos no Capítulo Geral no mesmo nível. A simplicidade de vida aparece nos hábitos, nas construções realizadas com linhas geométricas "limpas", vazias e sem decorações. A espiritualidade não estava dirigida a uma elite, mas a seres humanos de carne, com desejo de se converterem.
O prestígio pessoal de Bernardo e o seu poder de persuasão fazem crescer continuamente a sua influência na Ordem, na Igreja e no mundo. Esta influência é exercitada em duas linhas principais: a consolidação da Ordem Cisterciense e a Reforma da Igreja. Em 1115 Bernardo foi enviado com um grupo de monges para fundar Clairvaux, passando toda a sua vida como abade e renunciando a qualquer outra dignidade eclesial.Em 1118 Clairvaux fundou a sua primeira "dependência" e durante trinta anos o ritmo das fundações foi de dois mosteiros por ano, através de toda cristandade ocidental, com excepção da Europa Central. À sua morte, em 1153, a Ordem de Cîteaux contava com 345 mosteiros, dos quais 167 eram filiações de Clairvaux, fundações ou mosteiros que pediram para serem incorporados à Ordem. O ano de 1130 foi uma data chave para a vida de Bernardo, até aí consagrado à vida da sua comunidade e da sua Ordem. Nessa altura entrou de forma activa e decisiva na vida da Igreja, ajudando a resolver situações de crise que derivaram da dúplice eleição de Inocêncio II e de Anacleto II, situação que provocou uma cisma que durou oito anos e que foi ocasião das primeiras viagens de Bernardo à Itália. Em 1140 interviu contra os erros de Abelardo. Em 1145 percorreu o Languedoc para pôr fim aos erros hereges. Em 1147, o Papa Eugénio III, que tinha sido abade cisterciense de Tre Fontane (Roma), deu-lhe a missão de pregar a II Cruzada, considerada um fracasso, e do qual ele se considerou responsável. Em 1150, sob a insistência de Suger, abade de S. Denis, tentou, em vão, convencer Eugénio III a retomar a Cruzada. Na primavera de 1153 iniciou uma última viagem na Lorena, retornando a Clairvaux onde recebeu a notícia da morte de Eugénio III e morreu também ele a 20 de agosto do mesmo ano. Em 1163 o seu culto é introduzido em Clairvaux e em 1174 o Papa Alexandre III canonizou-o.E ste elenco de datas é somente o aspecto externo da vida de Bernardo, pois no mesmo período produziu uma actividade literária considerável (foi o maior escritor do seu tempo) apesar do seu estado de saúde sempre precário em virtude das austeridades que se impuseram.
É impossível, em poucas linhas, focalizar a obra de S. Bernardo e a sua originalidade. Digamos somente que Bernardo, como todos os outros autores cistercienses do seu tempo, cantou o amor, o amor de Deus pelo homem e o amor do homem por Deus. Um amor que é fonte de verdadeiro conhecimento - é sobre este ponto que ele diverge de Abelardo e da teologia escolástica nascente - um amor nupcial entre Deus e aquele, aquela que sabe estar na escuta dele. E é esta mensagem que falou ao coração de tantos homens e mulheres do seu século e povoou numerosos mosteiros.
In www.abadia.org

Ciência Viva no Verão

Biologia no Verão 2004 - Alcobaça
(Câmara Municipal de Alcobaça)

Um programa muito interessante para nos ajudar a conhecer melhor o nosso concelho e a sua natureza. São de louvar iniciativas deste tipo e não podemos deixar fugir oportunidades destas.

Título: Intrusos no litoral de alcobaça
Data: 4 de Agosto às 09:30
31 de Agosto às 09:30
13 de Setembro às 09:30
14 de Setembro às 09:30

Ponto de encontro: Largo do cruzeiro na Vila de Pataias.
Itinerário: Saída da vila de Pataias às 9.30 em direcção ao litoral do concelho: Praia da Polvoeira, Praia de Paredes da vitória, Praia de Vale Furado e regresso à vila de Pataias ás 13 horas.
Número de participantes: 15
Inscrição prévia: SIM - Contacto:962696378
Responsável pela acção: Sofia Edra Quaresma

Descrição: No litoral de Alcobaça existem areais a perder de vista e paisagens fantásticas. Na praia da Polvoeira, séc. xv, funcionava um porto de pesca cujo molhe não passa despercebido.Em Paredes da Vitória, a linha de água que nasce nas areias movia moinhos ainda presentes: a água é transparente e um anfíbio muito especial fez das zonas de remanso a sua casa. Já Vale Furado apresenta pormenores de erosão fora do comum. Mas, no meio de tanta beleza natural, há intrusos: a acácia e o chorão invadem dunas e arribas e têm vindo a descaracterizar a paisagem. A vegetação autóctone precisa de ajuda e, neste sentido, este ano tiveram início actividades de erradicação de plantas exóticas. Porém o trabalho é imenso. Também o fogo tem ameaçado este reino do pinheiro bravo e a sucessão ecológica é notória. As camarinhas, restritas à Península Ibérica, são uma relíquia vegetal que vamos visitar.
Notas: Os participantes deverão levar vestuário e calçado confortáveis, protector solar, água e lanche, chapéu e, caso possuam, máquina fotográfica e binóculos.

Título: Lagoas em apuros
Data: 5 de Agosto às 09:30
6 de Agosto às 09:30
7 de Setembro às 09:30
10 de Setembro às 09:30

Ponto de encontro: Largo do cruzeiro na vila de Pataias.
Itinerário: Largo do cruzeiro - Lagoa de Pataias - Lagoa dos Linhos - Largo do cruzeiro.
Número de participantes: 15
Inscrição prévia: SIM - Contacto:962696378
Responsável pela acção: Sofia Edra Quaresma

Descrição: Era uma vez uma lagoa com água transparente, peixes vermelhos e muitos galeirões e galinhas de água. Mas começaram a chegar fertilizantes à água, começaram a ser despejados carros cisterna na lagoa, o homem pesca onde e como quer e corta juncos para aceder às margens que mais lhe convêm. Também chegaram espécies exóticas. A confusão é grande e a água agora é verde. Os anfíbios lutam pela vida, os girinos são apetitosos para os peixes exóticos e a água está doente, excessivamente nutritiva. A vegetação aproveita estes nutrientes, os nenúfares estão a cobrir o espelho de água e as acácias estão a revestir as margens. Desde há 2 anos que se tenta gerir este estado de desiquilíbrio e descaracterização (EUTROFICAÇÃO). Será que a lagoa de Pataias terminará como a lagoa dos Linhos? O ciclo natural aponta para isso mas, se o homem acelerou este processo, tem também o dever de o retardar e legar às gerações vindouras uma lagoa minimamente saudável. É isso que se pretende e é para isso que se tem trabalhado.
Notas: Os participantes deverão levar vestuário e calçado confortáveis, protector solar, água e lanche, chapéu e, caso possuam, máquina fotográfica e binóculos.

Título: Um Vale Especial
Data: 7 de Setembro às 14:30
10 de Setembro às 14:30
13 de Setembro às 14:30
14 de Setembro às 14:30

Ponto de encontro: Largo do Mosteiro de Alcobaça às 14h30.
Itinerário: Saída do mosteiro de Alcobaça às 14.30 em direcção à Chiqueda. Subida do Vale desde as nascentes (Poço Suão) até ao campo de futebol do Carvalhal de Aljubarrota. Regresso ao Mosteiro de Alcobaça de autocarro.
Número de participantes: 15
Inscrição prévia: SIM - Contacto:962696378
Responsável pela acção: Sofia Edra Quaresma

Descrição: O Vale da Ribeira do Mogo, onde se situam as Nascentes do Rio Alcoa constitui um corredor de vegetação tipicamente mediterrãnica que liga a cidade de Alcobaça à Serra dos Candeeiros. No Outono e Inverno, as nascentes funcionam como maternidade para aves e anfíbios e, no Verão, esta zona é o bebedouro de toda a fauna que habita o vale.
Fisicamente localizado fora da área de influência do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, mas ecologicamente contínuo, o vale, de pequena dimensão e grande proximidade ao espaço urbano, torna-se um local extremamente vulnerável, podendo entrar em desequilíbrio por acção da pressão humana. Como principais ameaças citam-se a pedreira que opera numa das vertentes do vale, o corte de carvalhos para obtenção de lenha, e a possibilidade de incêndio, sempre presente.
A acção das águas sobre as camadas de calcário que afloram nos vales muito encaixados da Ribeira do Mogo permitiu a formação de importantes cavidades naturais, algumas das quais foram utilizadas pelo homem ao longo dos tempos e outras que são interessantes sob o ponto de vista espeleológico e biológico (morcegos carvenícolas, líquenes, briófitas e fungos). Algumas das vertentes são habitat de aves de rapina que encontram aqui excelentes condições para nidificação.
Na Ribeira do Mogo continuam em bom estado grande parte das antigas estradas que percorriam o fundo do vale e, dentro do possível, vamos tentar percorrê-las.
Notas: Os participantes deverão levar vestuário e calçado confortáveis, protector solar, água e lanche, chapéu e, caso possuam, máquina fotográfica e binóculos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2004

Palavras


Thought - Salvador Dali (1925)

quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Lendas de Alcobaça IV

Lenda da Imagem da Padroeira de Turquel
De acordo com esta lenda, a imagem da padroeira de Turquel, Nossa Senhora da Conceição, apareceu a um menino quando este ia entregar uma cabaça de vinho a homens que estavam a trabalhar no campo. Como este menino era aleijado, andava apoiado em duas muletas.
Ao chegar a uma azinhaga fora da vila de Turquel, o menino viu a imagem da Senhora que lhe disse para largar as muletas. Surpreendido, o menino perguntou como é que isso seria possível se não podia andar sem elas.
A Senhora mandou-o novamente largar as muletas e o menino obedeceu, apercebendo-se que estava curado. A pedido da Senhora, o menino colocou as muletas na Igreja.

Falta de Fiscalização em S. Martinho do Porto

Parece anedótico mas é verdade.
Segundo o comandante do porto da Nazaré, este ano, devido ao Euro 2004, "ninguém pôde tirar férias no mês de Julho", pelo que o agente teve de gozar esse período no mês de Agosto, obrigando ao encerramento da delegação... Então e não existem mais meses no ano??? Fica assim uma praia ao abandono na época de maior afluência?
Não é a primeira vez que a capitania do porto da Nazaré ignora a nossa famosa estância balnear e é necessário tomar providências...

terça-feira, 17 de agosto de 2004

Comemoração da Batalha de Aljubarrota

Com nova estátua de Nuno Álvares Pereira
Uma estátua de Nuno Álvares Pereira foi inaugurada, no sábado, numa rotunda de uma das duas freguesias de Aljubarrota, nas comemorações do 619º aniversário da batalha que imortalizou o nome da terra e se tornou um símbolo da independência de Portugal.
Mais informação no Jornal "Público".

Movimento para todos?

Adelino Granja, no jornal "Região de Cister" publica um artigo em que apela à criação de um movimento, o MICA(Movimento Independente de Cidadão de Alcobaça), por forma a definir novas linhas de orientação do nosso concelho. Seria um movimento em que TODOS teriam voz e um lugar activo nas decisões. É expressa a vontade de abrir o movimento a TODOS os Alcobacenses mas o que é certo é que o texto menciona apenas pessoas de Esquerda... E os outros não terão opinião? Não deverão ser ouvidos? Por serem de Direita já não são Alcobacenses?
Não é que isto me afecte directamente, mas não acho correcto criarem um movimento para todos livre de ligações políticas e em que à partida já se estão a excluír alguns cidadãos.
Esta parece-me também mais uma tentativa de auto-afirmação de alguém que não se tem conseguido afirmar no mundo político, e que deseja agora utilizar o povo como rampa de lançamento.

segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Parabéns Sérgio Paulinho

O ex-Alcobacense Sérgio Paulinho conquistou este fim-de-semana a Medalha de Prata na prova de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Mais um atleta que passou pela escola Alcobacense em destaque!
Mais detalhes no TintaFresca.

Animação em S. Martinho do Porto

Aqui fica o programa da iniciativa Verão de S. Martinho.

7 de Agosto - 22h00 Concerto de Música Barroca: Luís Peças-Contratenor/Paule Grimaldi-Espineta/Susana Moody-Violoncelo Local: Igreja de São Martinho do Porto
9 a 14 de Agosto Torneio de Ténis Local: Campo Particular - São Martinho do Porto
15 de Agosto - 9h às 13h Colheita de sangue Local: Clínica de São Martinho do Porto
15 de Agosto - 14h Regata de Embarcações Mistas Baía de São Martinho do Porto
15 de Agosto - 15h00 Abraço à Baia de São Martinho do Porto
15 de Agosto - 18h00 Corrida de Touros Olá! Semanário Cavaleiros: João Telles, António Telles, Manuel Telles Bastos, João Telles (filho) Forcados: Montemor e Caldas da Rainha - Touros: Brito Paes Efemérides: 500 Anos de Touradas nas Caldas e 25 anos da Escola Portuguesa de Arte Equestre (Filipe Graciosa) que fará uma demonstração no intervalo.
15 de Agosto - 24h00 Festa Olá Semanário Local: Green Hill - Foz do Arelho
17 de Agosto - 22h30 Noite de Fados Local: Salão dos Bombeiros de São Martinho do Porto
19 de Agosto - 10h00 Passeio de Bicicletas (cicloturismo) entre São Martinho e o Hotel Termas da Piedade - Alcobaça
20 de Agosto - 15h00 Torneio de Golfe Local: Praia d´el Rey - Óbidos
21 de Agosto - 10h00 Rally Paper Aquático Baía de São Martinho do Porto
21 de Agosto - 23h00 Tradicional Baile de Chitas São Martinho do Porto
22 de Agosto - 14h00 Regata de Windsurf Local: Baía de São Martinho do Porto
24 de Agosto - 15h00 Rally Paper
23/24/25 de Agosto Futebol de praia - A.E. Universidade Lusófona
23 a 30 de Agosto - 18h30 às 20h00 Conferência de São Paulo Vicente Paulo - Recolha de alimentos não perecíveis Local: "Rua dos Cafés"
24 de Agosto - 24h00 Festa Pais e Filhos Local: Green Hill - Foz do Arelho
25 de Agosto - 24h00 Festa Pirata Local: Sítio da Várzea - Foz do Arelho - A.E. Universidade Lusófona
25 de Agosto Peddy Paper - A.E. Universidade Lusófona
26 de Agosto - 15h00 Dia da criança - Jogos Tradicionais Local: Praia de São Martinho do Porto
27 de Agosto - 22h00 Concerto: MARIZA Local: Largo do Turismo de S. Martinho do Porto
28 de Agosto - 19h00 Missa Campal no antigo Adro Local: Largo Comendador José Bento da Silva - São Martinho do Porto
29 de Agosto - 10h00 Prova de Atletismo "Corre para a Vida" Local: Praia de São Martinho do Porto

sexta-feira, 13 de agosto de 2004

quinta-feira, 12 de agosto de 2004

Admiração

Quando os Alcobacenses mais pessimistas afirmam residir numa das cidades com menor desenvolvimento do país, eis que uns nossos vizinhos mandam "umas bocas"(ver comentário) à sua terra mencionando o nome da cidade das Caldas como referência e também a cidade de Alcobaça. Pena que só estes Alcobacenses não vejam...

Feira de S. Bernardo

Aí está o programa da festa do município:


20 de Agosto (Sexta-feira - FERIADO MUNICIPAL)
10h30 - Missa em honra de São Bernardo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
11h30 - Inauguração da Escola Adães Bermudes
14h30 - Inauguração da Feira de São Bernardo 2004
16h00 - XV Circuito Ciclístico de São Bernardo
21h00 - Espectáculo hípico "Escaramuça - Jogos Tradicionais Portugueses"
21h30 - Concerto com Luís Represas, recinto da Feira

21 de Agosto (Sábado)
10h00 - Visita guiada ao campo de S. Jorge onde se realizou a Batalha de Aljubarrota
10h00 - Abordagem ao cavalo/iniciação hípica (Picadeiro)
15h00 - Reabertura do certame
17h00 - Prova da Vaca
21h30 - Grandiosa Vacada
21h30 - Concerto com Paulo de Carvalho, recinto da Feira

22 de Agosto (Domingo)
10h00 - Desfile pela cidade de Cavaleiros, Amazonas, Atrelagens, Campinos e Figuras Históricas
15h00 - Reabertura do certame
15h00 - Concurso de Saltos de Obstáculos
14h00 horas - Troféu Nacional Perícia 2004 "Perícia/Slalom de Alcobaça", junto ao edifício dos Paços do Concelho
21h00 - Espectáculo hípico "Cavalos em Alta Escola e Sevilhanas"
21h30 - Concerto com os Gomo+Loto, recinto da Feira

23 de Agosto (Segunda-feira)
18h00 - Reabertura do certame
18h00 - Abordagem ao cavalo/iniciação hípica (Picadeiro)
21h00 - Prova de Equitação de Trabalho (1ª mão)
21h30 - Concerto com o grupo Lusofonias Recordando Dois Rios, recinto da Feira

24 de Agosto (Terça-feira)
18h00 - Reabertura do certame
18h00 - Abordagem ao cavalo/iniciação hípica (Picadeiro)
21h00 - Prova de Equitação de Trabalho (2ª mão - final)
21h30 - Concerto com Rute Marlene, recinto da Feira

25 de Agosto (Quarta-feira)
18h00 - Reabertura do certame
18h00 - Abordagem ao cavalo/iniciação hípica (Picadeiro)
21h00 - Prova de Velocidade e Maneabilidade seguida de festa de encerramento
21h30 - Concerto com Beto & Amigos, recinto da Feira
Encerramento!
_______________________________________________
PAVILHÃO MERCOALCOBAÇA : Mostra de Artesanato
: Exposição de Actividades Económicas
: Exposição: "O Concelho em Mudança"
[Exposição de obras e projectos em curso, ou de adiantada fase ou projecto, que o município apresenta à população, sob as mais diversas formas: maquete, fotografia e projectos.]

PAVILHÃO VERDE
: Associações do Concelho
: Exposição de Artes Plásticas
[Exposição de pintura, escultura e fotografia realizadas por jovens do concelho de Alcobaça.]

Horário:
Sexta, Sábado e Domingo: 15h00 às 01h00
Segunda, Terça e Quarta: 18h00 às 01h00
Actividades de Entrada Livre


Organização: Câmara Municipal de Alcobaça | Telf. 262 580 800

quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Uma referência

Aníbal Freire está de parabéns!
Muito bom o evento que organizou e a excelente atitude e força de vontade muito em prol da nossa terra.

Lendas de Alcobaça III

Lenda da Moura Encantada
Duas jovens pastoras costumavam levar os seus rebanhos a pastar no Cabeço de Turquel, um local próximo da Serra dos Candeeiros, e ali lhes aparecia uma moura encantada.
Ao encontrar as jovens, a moura pedia bolos sem sal, ao que estas respondiam prontamente.
Como forma de agradecimento, a moura doou, a cada uma delas, um vaso de barro cuidadosamente tapado e recomendou que não o abrissem antes de passarem três luas.
Uma das jovens não resistiu à curiosidade e destapou o vaso antes do tempo recomendado pela moura, deparando-se apenas com terra. A outra, destapando o vaso apenas no fim das três luas, encontrou reluzentes peças de ouro.

terça-feira, 10 de agosto de 2004

Paisagem


José Paulo Ferro

Golpe contra a CREPMA

Ao que parece a ACSIA(Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça) e a CREPMA(Comissão de Representantes, Empresários, Proprietários e Moradores de Alcobaça) estão de costas voltadas. Segundo a ACSIA, esta associação nunca apoiou a CREPMA no processo das obras do mosteiro e até referiu ter havido diálogo com a CMA.
Mais uma derrota da CREPMA e do Sr. Vasco Gomes logo após o mesmo se ter passado no Tribunal de Leiria que considerou improcedente a providência cautelar por eles interposta. É um forte aviso para a comissão que sempre se assumiu como uma representante da vontade Alcobacense, ignorando as restantes opiniões, e que está cada vez mais sozinha.

segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Sempre a mesma coisa, pá!

É pá! Esta Câmara pá! É sempre a mesma coisa! Tiram-nos tudo!
Então não é que nos tiraram o parque do Mosteiro por causa das obras e foi substituído por um com condições bastante diferentes... Não chegava já estar a 500m do antigo como também não é Pago!!! Pois, é que eu já estava habituado a pagar o meu lugarzinho de parque, a ir lá por a moedinha na maquineta e agora tenho de deixar o carro num lugar que não se paga. Não pode ser! Substituam as coisas mas dêem-nos condições equivalentes! Bolas pá!

Grande representação

Recebi um email do leitor Henrique Bertolo após a sua visita à Feira Internacional de Bordéus que apresentou a feira "Todo o mundo deste Mundo".
Henrique revelou ter ficado decepcionado com a fraca representação portuguesa na feira mas algo admirado e muito contente por ver que a imagem e o destaque da representação foram para a nossa cidade.

Ainda pensou que algum dos presentes fosse Alcobacense ou ligado à nossa cidade, mas não.
Aqui fica a prova que Alcobaça tem muito para dar e que só mesmo os Alcobacense é que não acreditam nisso.

"Alcobaça tem força só por si para ser um ponto de visita obrigatória, o que falta é as pessoas começarem a ter orgulho nela. E tenho muito orgulho.", Henrique Bertolo

Alerta para a extinção das Zebras de Alcobaça

No Jornal "Público" de hoje é publicado um alerta de César Martins Borges para o facto de as passadeiras para peões da nossa cidade estarem muito pouco visíveis. Um perigo para a população que devia merecer mais atenção das autoridades.

Alcobaça na Volta

Alcobaça em grande destaque na chegada da volta a Portugal em bicicleta este Sábado. Bastante boa a cobertura mediática do evento que muito publicitou a nossa cidade por todo o país.

sexta-feira, 6 de agosto de 2004

A eterna vitória política...

Eu cá sou contra!!! Mas se não fossemos nós não se fazia como deve de ser...

quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Lendas de Alcobaça II

Lenda dos Rios Alcoa e Baça
Os nomes dos dois rios que atravessam a actual cidade de Alcobaça fazem parte de uma lenda que, como muitas outras, é nada mais do que uma história de amor. As lágrimas de Alcoa, uma jovem pobre que se vê abandonada pelo namorado, juntaram-se às de Baça, o jovem apaixonado que terá trocado o seu amor por uma ambição desmedida só possível longe da sua amada.
Quando Baça se apercebe do erro que cometeu, volta para Alcoa que o recebe apesar do profundo desgosto.
As lágrimas derramadas por causa da tristeza (Alcoa) e do arrependimento (Baça), entrelaçaram-se para sempre abraçando hoje a cidade que viu o seu amor prevalecer.

quarta-feira, 4 de agosto de 2004

As cidades e as pessoas

Com o evoluir dos tempos e o aumento da necessidade de mobilidade das populações as cidades foram-se adaptando aos veículos e ao seu escoamento. Muito do seu espaço foi ocupado pelas viaturas e as preocupações das autoridades começaram a centrar-se nas mesmas. No fundo, uma adaptação da vida social dos habitantes que surgiu por necessidade e pela melhoria da qualidade de vida.
Foi um fenómeno crescente, que muito rapidamente alterou a fisionomia das áreas urbanas mas também que muito rapidamente se tornou num transtorno para todos com o congestionamento das artérias e a imensa falta de lugares de estacionamento. Era o retrocesso na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos resultante dos excessos que a comunidade tolerou.
O passado recente alertou para a necessidade de inversão da situação com a devolução das cidades e dos espaços às pessoas. Todas as cidades modernas começam a ter em mente este facto e torna-se num hábito comum a criação de áreas dedicadas inteiramente às pessoas e ao seu bem estar natural. Este facto verifica-se na maioria das cidades Europeias em que as suas principais praças são de uso exclusivo dos cidadãos. O ser-humano precisa do seu espaço e da sua liberdade para se manter saudável.
É claro que tudo isto tem um preço, um pouco caro mas que é sem dúvida insignificante face às melhorias que traz para toda a sociedade e para o futuro da humanidade.
É isto que se passa em Alcobaça e não nos podemos atrasar. Claro que também saímos prejudicados por vermos terminado um hábito que fazia parte de nós mas temos de assumir que na generalidade vamos saír bastante beneficiados.

terça-feira, 3 de agosto de 2004

Tribunal de Leiria considera improcedente

providência cautelar interposta pela CREPMA
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria considerou improcedente a providência cautelar interposta pela Comissão Representativa de Empresários, Proprietários e Moradores de Alcobaça, refere a Comissão, em comunicado datado de 28 de Julho.
Parece que as alterações no centro histórico, com as obras já a decorrer, não são assim tão maléficas para a cidade...

Aljubarrota Medieval

Comemorações da Batalha de Aljubarrota

14 de Agosto - Sábado
15h00: Abertura da Feira Medieval com Guarda de Honra
16h00: Parada real com todos os peões e homens de Armas para recepção aos combatentes nas ruas da povoação até ao recinto do Torneio
16h30: Torneio Medieval a Pé
17h30: Aclamação do vencedor do Torneio
18h00: Sessão Solene na Junta de Freguesia
19h00: Inauguração da Estátua de D. Nuno Álvares Pereira
21h00: Teatro e Rábulas Medievais
22h30: Artes circenses e de fogo e música medieval
24h00: Fechar da Feira com a Guarda de Honra

15 de Agosto -Domingo
15h00: Abertura da Feira com Guarda de Honra
16h00: Campo de Armas e Tiro com Arco
17h00: Prisão do ladrão e sua execução
18h00: Torneio Medieval a Pé
19h00: Aclamação do vencedor do Torneio
21h00: Danças Medievais na Feira
22h00: Teatro e rábulas Medievais
23h00: Encerramento com a Guarda de Honra

Animação diversa
Teatro
Malabarismo
Música
Comerciantes
Artesãos
PETISCOS MEDIEVAIS
TAVERNA

A História ao Vivo!!

S.A. Marionetas em Birmingham

A Companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos vai estar nos dias 13 e 14 de Agosto na cidade de Birmingham em Inglaterra, onde irá representar Portugal com o espectáculo "D.Roberto", no festival "Puppets a Plenty" que irá decorrer no Walsall Town Centre e nos dias 20, 21, 22 de Agosto em Aberystwyth, Wales, no "International Punch and Judy Festival".
Força SAM e muito boa sorte!

segunda-feira, 2 de agosto de 2004

De regresso...

Bom, depois de um período de menor actividade, relacionado com as férias e actividades profissionais, eis que estou de volta ao activo.
Peço desculpa pelo facto mas não me foi mesmo possível a inserção de posts com uma maior regularidade. Espero que tudo volte à normalidade.
Obrigado a todos os que me visitam.