sábado, 11 de junho de 2005

Os Santos Populares

Em Alcobaça chegou a existir alguma tradição em relação às festas dos Santos Populares, algo que se foi perdendo ao longo dos anos. Chegou a existir mesmo um concurso de marchas disputado pelas diversas zonas da cidade.
O que eu gostava de sugerir era algo mais abrangente e que englobasse todo o concelho numa grande festa, de modo a promover a união e o convívio de todos os Alcobacenses das mais diversas freguesias. Algo que faz falta...
Porque não criar um concurso de marchas em que era dada a possibilidade a cada freguesia, ou a uma qualquer associação cultural dessas mesmas freguesias a criarem uma marcha, que incluiría a música, os trajes e o desfile, para depois competirem entre si numa grande festa. Essa festa poderia ser por exemplo realizada no S. António em Alcobaça, sede do concelho, e contaria com o concurso, área de tasquinhas, baile, etc. A Marcha vencedora levaria para a sua freguesia um prémio e também a possibilidade de organizar a segunda festa(nessa mesma freguesia), por exemplo o S. João, onde mostraria a sua marcha vencedora. Os lucros da segunda festa seriam exclusivamente destinados à freguesia organizadora.
Penso que deste modo conseguiríamos unir todos os Alcobacenses, que estão muito dispersos num grande evento e criar algum espírito competitivo e saudável. Seria mais económico em termos de custos, uma vez que se trata de um concurso global e não existiria a necessidade de todas as freguesias organizarem as suas pequenas festas. Dois grandes festejos que levariam o população a Alcobaça e a uma outra freguesia do concelho, que muitos certamente não conheceriam.

Sem comentários: