quarta-feira, 8 de junho de 2005

S.A. Marionetas no Reino Unido

A Companhia S.A.Marionetas - Teatro e Bonecos em Junho vai representar Portugal em dois festivais internacionais de Marionetas no Reino Unido.

Dia 7 de Junho 2005 ás 19.30 horas no "DYNAMICS 05 - International Puppet Festival" no Midlands Arts Centre em Birmingham ( Inglaterra ) com o espectáculo: "T U B I C".

Dia 9 de Junho de 2005 no "International Puppet Festival - Scottish Mark and Puppet Centre" no Scottish Mark and Puppet Centre em Glasgow ( Escócia ) com o espectáculo: "Dom Roberto".

Dia 8 de Junho 2005 no "DYNAMICS 05 - International Puppet Festival" no Midlands Arts Centre - "Workshop de construção de marionetas em esponja" orientado por José Gil da companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos.

Dia 11 e 12 de Junho 2005 no "DYNAMICS 05 - International Puppet Festival" no Midlands Arts Centre em Birmingham ( Inglaterra ) com o espectáculo "Dom Roberto".

"T U B I C"
"T U B I C" é uma mão cheia de histórias originais de José Gil contadas pelo som original de Sérgio Carolino, e ilustradas por marionetas feitas de esponja, que num movimento suave e de equilíbrio procuram-se fundir com o som envolvente e desconcertante da tuba.

Ficha Artística:
Original e Encenação de: José Gil e Sérgio Carolino / Manipulação: José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre / Música Original: Sérgio Carolino / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

"Teatro D. Roberto"
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças (O Barbeiro e a Tourada), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Bonecos: José Gil / Guarda-roupa: Maria Luísa / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

MAIS INFORMAÇÕES EM www.samarionetas.com

Sem comentários: