quinta-feira, 9 de março de 2006

Modernização da Linha do Oeste poderá avançar com o TGV

A empresa responsável pela implementação da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, SA (RAVE) em Portugal estará a estudar a hipótese de ser feita a modernização da Linha do Oeste em articulação com a do TGV, com a construção de uma estação em Leiria para as duas linhas.
Ao que o Diário de Leiria (DL) apurou, os estudos estão a ser feitos de forma faseada, para que a modernização se enquadre no projecto do TGV, e, eventualmente, pode passar por uma ligeira deslocalização da linha do Oeste para permitir o acesso dos utilizadores do comboio de alta velocidade à linha tradicional.
Por outro lado, a modernização pode ser feita ao mesmo tempo, como medida facilitadora do alargamento da Área Metropolitana de Lisboa em termos de ligações intermodais no transporte de passageiros com a capital.
O Director de Planeamento e Estratégia da REFER, Carlos Reis, referiu, no âmbito de uma visita que o governador civil efectuou ao concelho do Bombarral, que a RAVE está a realizar estudos com vista à modernização da linha do Oeste. "Está a ser estudada a hipótese de se fazer a modernização desta linha em articulação com a construção do TGV, nomeadamente criando uma estação em Leiria que sirva a linha de alta velocidade e a linha do Oeste", referiu o representante da REFER.
Se o projecto for colocado em prática, a ideia é permitir que os passageiros das duas linhas possam utilizar a mesma estação.
O DL tentou obter um comentário dos responsáveis da RAVE sobre o projecto, mas tal não foi possível até ao fecho da edição.

Linha sem condições

Fonte do Governo Civil de Leiria refere que, no âmbito de uma visita que o governador civil fez ao concelho do Bombarral, os dirigentes locais transmitiram que actualmente o transporte rodoviário é o grande concorrente da linha ferroviária do Oeste, por não oferecer as condições aos passageiros. "Deixa-nos satisfeitos o facto da modernização da linha poder vir a ser feita em paralelo com o projecto do TGV, mas também o facto de a REFER estar a estudar a possibilidade de ligações suburbanas a Lisboa, que acaba por beneficiar o distrito", referiu a mesma fonte.
O DL apurou que o impasse que se tem verificado na Linha do Oeste prende-se com o facto da linha não ter sido uma prioridade em termos de projecto europeu, com base nos estudos que foram feitos sobre linhas ferroviários. Refira-se que o governador civil de Leiria começou na sexta-feira passada a primeira de um conjunto de visitas que pretende realizar em todos os concelhos do distrito.
José Miguel Medeiros vai reunir com os presidentes de Câmara e com os responsáveis pela segurança, protecção civil e bombeiros, e com os directores locais dos serviços dos ministérios da Segurança Social, da Justiça, dos Transportes, Saúde, Finanças, Educação e Desporto.
In Diário de Leiria

Sem comentários: