segunda-feira, 20 de março de 2006

RT Leiria / Fátima edita Guia de Artesanato

A Região de Turismo Leiria/Fátima apresenta hoje o Guia de Artesanato, instrumento valioso para melhor descobrir a região.
Este Guia pretende estruturar, identificar e apresentar as potencialidades dos ofícios tradicionais mais emblemáticos dos concelhos que compõem a Região de Turismo: Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.
O Guia encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte apresentam-se os diversos ofícios existentes nos concelhos referidos, salientando algumas das ferramentas e materiais utilizados. Na segunda parte, sistematizam-se as artes e ofícios, associando-os às localidades de cada concelho onde se manifestam.
Têxteis, cerâmica, trabalho de elementos vegetais, peles e couros, madeira, metal, pedra, papel, alimentos e ainda cristal, vidro e estanho são algumas das artes e ofícios tradicionais que o guia apresenta.
Este trabalho resulta de uma parceria entre a RTL/F, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura e a EPAOTB – Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha.
In Turisver

Sem comentários: