sexta-feira, 30 de junho de 2006

Rashidi campeão absoluto no xadrez

O jovem Sub-18, David Rashidi, residente em Sapeiros, concelho de Alcobaça, e que na presente época representa o Atlético Clube da Sismaria tornou-se o Campeão Distrital Absoluto Leiria 2006.
Mais uma vez o concelho de Alcobaça tem um jovem campeão distrital absoluto, já que em 2004 o título foi João Prioste, do Núcleo de Xadrez do Externato da Benedita, também com 17 anos.
David Rashidi começou a entrar em competição ainda não era federado, pois não havia na altura um clube oficializado em S Martinho do Porto, no I Festival de Xadrez daquela localidade, organizado pela Associação Regional de Desenvolvimento de S Martinho do Porto, com os apoios do Núcleo Xadrez do Externato Cooperativo da Benedita e da Associação Xadrez de Leiria, com apenas 13 anos e, já nessa altura, deu boas indicações do seu potencial, fazendo quatro pontos em seis possíveis, no Torneio Jovem, ficando em oitavo lugar entre 27 participantes.
Depois passou a representar o clube local de S Martinho do Porto, o Xeque Mate, com sede na Casa da Cultura local, entre 2003 e 2005, onde obteve dois títulos distritais de jovens e um campeonato nacional de Sub-14, em ritmo semi-rápido.
Nesta época de 2006, transferiu-se para o Atlético Clube da Sismaria, afim de jogar a II Divisão nacional e esperando-se, no entanto, que em 2007 regresse a S Martinho do Porto.
O Campeonato Distrital Absoluto de Leiria/2006 teve duas fases: a preliminar, que se realizou na Benedita, na Academia Xadrez da Benedita, e a fase final jogada no Hotel D. João III, em Leiria, que amavelmente cedeu as suas instalações. A fase final foi jogada em sistema de 'poule' de oito jogadores.
Não se pense que foi um campeonato fácil, já que a perca de meio ponto podia ter deitado fora o título. Repare-se que só com o segundo critério de desempate se soube quem era o campeão.
Rashidi teve a força anímica para não se deixar abater depois de ter perdido com Pedro Rodrigues (Academia Xadrez da Benedita), na segunda sessão. Foi a sua única derrota em toda esta fase final. Cedeu dois empates, frente a Mamede Diogo (Casa Povo Bombarral ) e Jorge Bastos (Academia Xadrez da Benedita), terminando assim com cinco pontos.
In Diário de Leiria

Sem comentários: