quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz Ano de 2009

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL!!!


O Terra de Paixão deseja a todos os seu leitores, família e amigos um Feliz e Santo Natal!

Elevador Parado Desde a Inauguração

O vereador do PS, Daniel Adrião, classifica o não funcionamento do elevador do passeio pedonal como uma "cena muito triste" para Alcobaça.

O passeio foi aberto há quatro anos mas o elevador só funcionou no dia da inauguração, o que para o socialista é um sinal de "incúria para com os alcobacenses e os turistas".
(...)
O vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, esclareceu, entretanto, que o "equipamento não está a funcionar devido à falência do empreiteiro, que cessou a actividade antes do elevador ter sido certificado".

A alternativa passou pela contratação de uma empresa que ficará responsável pela manutenção de todos os elevadores públicos do município, nomeadamente o de Alcobaça e de São Martinho do Porto. Em breve, poderá ser colocado um outro elevador nas passagens desniveladas sobre a linha ferroviária do Oeste, em São Martinho do Porto.
In Rádio Cister

--
E são precisos 4 anos?

Nuno Gonçalves Prepara Disco de Homenagem a Amália em Versão Pop

A editora discográfica Valentim de Carvalho convidou Nuno Gonçalves, músico da banda The Gift, em Julho deste ano, para fazer um disco de homenagem à fadista Amália Rodrigues.

Depois de uma profunda pesquisa aos trabalhos da fadista, Nuno Gonçalves prepara-se para lançar "Hoje", um disco pop, de músicas eternizadas por Amália Rodrigues.

Quem é que vai interpretar as canções no disco de homenagem a Amália?
Para este disco de homenagem foi criada uma banda de propósito que tem, para já, 3 vocalistas confirmados: a Sónia (Gift); Paulo Praça (Plazza) e Fernando Ribeiro (Moonspell), isto é, vozes de diferentes estilos para que o resultado final seja surpreendente.

A participação do vocalista dos Moonspell é a grande surpresa num disco de homenagem à fadista?
A aproximação que se vai fazer aos temas da Amália não vai ser nada parecido com o que ele faz nos Moonspell. Vejo o Fernando como alguém que declama poesia e menos como um cantor de Havy Metal. É uma voz grave, que se pode trabalhar para chegar aos objectivos que pretendo alcançar neste Disco. Vai ser um trabalho diferente mas que não irá desvirtuar a base, que é o fado.

Quais são os músicos que te acompanham neste projecto?
Neste momento estou a fazer o trabalho sozinho. Vai ser gravado por uma orquestra de cordas de Londres. Depois, vou trabalhar com o baterista Mário Barreiros e o guitarrista Israel Pereira, que são, para já, os únicos músicos convidados da banda que idealizei. Eu vou ficar ao piano. Mas caso o projecto vá para palco, teremos de convidar mais músicos.

O disco vai chamar-se "Hoje" ou ainda não está certo?
"Hoje" é o nome que faz todo o sentido para o disco. Quando as pessoas o ouvirem vão perceber porquê. As músicas que a Amália cantou nos anos 50 e 60 continuam a ouvir-se hoje e interessa-me fazer um disco intemporal para que as gerações daqui a 20 anos possam desfrutar de uma segunda análise da carreira da Amália.

Quantas músicas vão ser recuperadas para este trabalho?
O projecto "Hoje" vai ter onze músicas. Cada cantor irá interpretar duas canções, estando, ainda, em aberto a possibilidade de duetos e de convidados internacionais para que se cantem algumas músicas em inglês e francês, ou, então, o recurso a uma quarta voz.

Que temas é que escolhes-te para o disco? Foram-te sugeridos os clássicos?
Não houve pressão editorial para que fossem escolhidas as músicas mais conhecidas da fadista. Claro, vamos ter algumas mas não nos singles óbvios. Fiz uma escolha adaptável àquilo que vai ser a sonoridade deste projecto, que quero que seja intemporal, em 2008, com horizontes alargados e pop. Foi-me pedido que retratasse as músicas da fadista como se fossem minhas. Os mais puristas do fado podem não achar piada.

Podes avançar com alguns dos temas que farão parte do disco?
Sim, "Nome de Rua"; "Abandono"," Medo" e a "Gaivota" serão alguns dos temas.

Este trabalho terá, seguramente, um grande destaque ao nível da imprensa. Sentes-te pressionado por estares a fazer um disco de tributo à cantora portuguesa mais importante do Século XX?
O trabalho irá ter, com certeza, grande destaque na imprensa mas não o estou a fazer sob qualquer pressão, ao contrário do que acontece com os The Gift. Na minha banda já existem públicos e uma carreira que queremos cultivar. O meu objectivo, com o disco de homenagem, é ser igual a mim mesmo. Depois de estar pronto, vão haver os que gostam e os que não gostam mesmo nada, outros que mesmo sem o ouvir vão dizer bem e outros mal. É normal.

Estás preparado para as críticas?
Não tenho medo. Vou fazer o meu melhor e dar a minha visão criativa para as músicas da Amália. Este disco deverá estar terminado nas primeiras 3 semanas de Janeiro, e poderá sair para o mercado no decorrer do 1º trimestre de 2009.

Vai ser apenas um CD ou poderemos vir, também, a ser contemplados com concertos?
Neste momento, está pensado apenas para ser um disco. Nem sequer um concerto de apresentação tenho previsto. Mas se o disco correr bem e se formos convidados para um concerto ou outro, talvez tivesse graça ver a reacção do público a um projecto pop, de músicas de fado que foram interpretadas por Amália Rodrigues.

Para além da música, também ficas-te responsável pela capa do CD?
Deram-me liberdade de escolha da capa do disco. Já estou a trabalhar com vários designers com vista a elaborar uma capa que seja coerente com o que se vai ouvir no CD. Já agora adianto que também poderá surgir um videoclip.

"Novo disco dos Gift vai sair no próximo ano"

Entretanto, também continuas o teu trabalho nos The Gift, que deverão apresentar um novo disco no próximo ano. O que podemos esperar?
Ainda é cedo para falar desse trabalho. Ele vai ser, com certeza, mais simples do que os outros, mas terá de ser muito melhor. Por isso, não vai ser fácil de gravar, até porque as expectativas criadas por nós são bastante elevadas. Vai ser, acho, uma continuidade, pois não vai haver um corte total com o passado, mas vamos inovar, vai ser mais duro, mais adulto, de pessoas na casa dos trinta anos, tal como o público que nos foi acompanhando ao longo da nossa carreira. É um disco que está também a ser preparado para ser apresentado em Espanha, um mercado que nos interessa manter. Acredito que poderá ser o tudo ou nada em termos internacionais. O disco poderá sair, ainda assim, ao longo do próximo ano.

Algumas das músicas podem vir a ser cantadas em espanhol?
Não. O plano de promoção e marketing é que terá de ser pensado para dois países, o que poderá condicionar datas, lançamento e períodos de gravação.

Sentiram alguma frustração por não terem alcançado outros mercados para além do nacional e espanhol?
Sim. Há alguma frustração por não estar, neste momento, noutros mercados para além desses dois. Em 2002/03 estivemos nos Estados Unidos, as coisas estiveram quase a acontecer, mas não aconteceram. Felizmente sempre tocámos, e sempre que o fizemos ao vivo a reacção foi sempre boa. O problema é que quando apostamos tudo lá fora, deu-se a grande mudança no mundo discográfico, que passou a criar os seus artistas consoante aquilo que é mais solicitado nas redes sociais ou na internet, através de downloads legais e ilegais. Fomos um bocado prejudicados por isso, mas, mesmo assim, não me posso queixar.

Alguma vez sentis-te que a banda corria riscos de acabar?
Não. Uma banda, para ser famosa e para ter história, tem de passar por muito antes. Os Gift estão, agora, numa fase de pausa, a pensar no que fazer a seguir, porque têm sido anos muito intensos mas o fim, definitivamente, não faz parte dos planos do grupo. Já estamos habituados a ouvir, cada vez que os Gift param para gravar, que o grupo se desfez e a banda acabou.

"Estou apaixonado"

O Nuno Gonçalves é, para além de músico, professor. Que tal está a decorrer a experiência?
Fui convidado para dar o módulo de estéticas musicais numa escola em Lisboa. Estou a gostar da experiência em que partilho um bocado do meu know how em termos de produção com outras pessoas. Quando vimos que eles estão a aprender, é gratificante.

Que músicas é que andas, neste momento, a ouvir?
Compro música todos os dias, através das novas tecnologias. Ouço mais agora do que há alguns anos. Estou atento às novidades. O disco que mais me surpreendeu, este ano, foi o dos Coldplay, "Viva La Vida". Mas há muitos mais como, por exemplo, Antony and the Johnsons "The Crying Light".

Como vai isso de amores?
Vai bem. Estou apaixonado.

Qual foi o país e as cidades que mais gostastes de visitar nestes últimos anos?
Uma das últimas experiências foi Moçambique, país que merece a nossa atenção, e pelo qual me apaixonei. Eles falam português sem sotaque. Algo surpreendente num povo que fica noutro continente. Mas se tivesse de escolher uma cidade, escolheria entre três, Madrid , Londres e Los Angeles. Madrid, porque a minha namorada é de lá, onde tenho vivido parte da minha vida no último ano e meio. Londres, por ser uma cidade que diariamente tem as melhores bandas do mundo a tocar. É contagiante! Los Angeles porque ter um clima e uma luz muito idênticos aos de Portugal.

Um desejo para 2009?
O maior de todos é ter inspiração, coragem e determinação para acabar rapidamente o novo disco dos The Gift. O segundo, que Portugal vá ao Mundial de 2010.

Acreditas, portanto, no Carlos Queirós?
Acredito em Portugal e que a sorte pode dar a volta. E acredito no Carlos Queirós mas é um homem com azar.

In Rádio Cister

OesteCIM no “Diário da República”

Foram publicados no "Diário da República" os estatutos da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que substitui a Associação de Municípios do Oeste, depois da aprovação das Assembleias Municipais de Alenquer, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Entre os objectivos da Oeste-CIM, como fica conhecida, está a promoção do planeamento e da gestão da estratégia dedesenvolvimento económico, social e ambiental do território abrangido.
Esta comunidade ficará responsável por articular candidaturas comuns.
In Jornal das Caldas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Lei Orgânica da GNR Prevê Destacamentos Que Não Existem

A portaria regulamentar da lei orgânica da GNR, publicada em Diário da República na semana passada, prevê a criação de dois novos destacamentos territoriais (Palmela e Alcobaça). No entanto, atrasos na definição de acordos entre o Governo, a GNR e as autarquias, deixam as populações sem saber quando as novas unidades irão entrar em funcionamento.

A situação de Alcobaça parece estar mais atrasada. A secretaria de Estado da Administração Interna, através da Direcção Geral de Infra--estruturas, ainda nem se sentou à mesa com a autarquia local, para a disponibilização de um terreno destinado à construção da sede do Destacamento.

Em Palmela, esse acordo existe há já vários meses. A câmara municipal já cedeu o terreno necessário às novas instalações, uma vez que o actual posto não tem condições para albergar a sede de um Destacamento, que concentre o patrulhamento na zona.
In Correio da Manhã

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Concerto de Natal da Escola de Música do CCCela

Amanhã, Sábado, às 21.30 na Igreja de St André - Cela
Aí está o aguardado Concerto de Natal da Escola de Música do CCCela. Um concerto para ver e ouvir as crianças e idosos do Centro Cénico da Cela que terá com toda a certeza casa cheia...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Galeria Conventual Comemora 15 Anos

Foram mais de cinco dezenas as exposições, de autores locais, nacionais e estrangeiros, que desde 1993 marcaram presença na Galeria Conventual, na Rua Frei Fortunato, em Alcobaça.

Quinze anos depois da sua abertura, D’Assis Cordeiro, que assinou a primeira exposição ali patente, Isabel Garcia, Sofia Ferreira e José Paulo Ferro foram convidados por Jorge Pereira de Sampaio, director do espaço, para uma exposição que comemora o aniversário da galeria. Mas o grande destaque desta mostra colectiva vai para os estudos para tapeçarias de Irene Sá Natividade, inspirados em agricultores da região e pescadores nazarenos.

Para ver até bem perto do Natal, e na sequência de uma tradição que a família Pereira de Sampaio tem mantido viva ao longo dos anos, há ainda dois presépios do próprio director e de Joana Oliva Monteiro.
In Oeste Online

“Oeste Vai Construir Um Destino Invejável” - António Carneiro

António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste, considera que a ideia "A Oeste tudo de Novo", que vai receber um reforço de verbas no próximo ano e é da responsabilidade do Turismo de Portugal e da Associação de Municípios do Oeste, no contexto, das denominadas contrapartidas para a Ota "foi uma excelente ideia".
Contudo, o dirigente considera que o seu lançamento "deveria ter sido no Outono-Inverno" e não quando aconteceu.
António Carneiro, questionado sobre o fim da Região de Turismo do Oeste e o surgimento do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Oeste, diz que "aguarda confirmação", em sede dos órgãos municipais, "da adesão dos Municípios", o que é previsível que aconteça até final do ano. Depois deste processo, e logo no início de 2009 deve-se proceder à eleição dos dirigentes e entrada oficial em funcionamento da nova entidade.
Quanto à adesão de Nazaré e Alcobaça, António Carneiro refere que compete à vontade dos seus órgãos a integrar o "Turismo do Oeste", harmonizando ainda assim, e "finalmente", o Território da NUT III Oeste, com as valências de Turismo, Associação de Municípios, Agência de Desenvolvimento, LeaderOeste, entre outras entidades.
O responsável, que lidera agora o processo de constituição do Pólo de Desenvolvimento do Turismo do Oeste, acredita que "em conjunto, construiremos um destino invejável e de enorme futuro", com a adesão de Nazaré e Alcobaça aos restantes concelhos que já compunham a Região de Turismo do Oeste.
In Jornal das Caldas

Vanessa Fernandes e João Pedro Silva na Apresentação do Novo Clube de Triatlo da Benedita

Decorreu na Benedita, no Auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na passada segunda-feira,o Colóquio "O Triatlo na Benedita", uma organização da turma 10ºJ do Curso Tecnológico da Desporto do Externato Cooperativo da Benedita.

A mesa foi moderada pelo Professor Joel Machado, e contou com a presença dos atletas internacionais, Vanessa Fernandes e João Pedro Silva; do Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, José Luís Ferreira; do Técnico Nacional, Professor António Jourdan; do Presidente do Município de Alcobaça, Dr. Gonçalves Sapinho; do Director Pedagógico do Externato Cooperativo da Benedita, Dr. Alfredo Lopes e dos representantes do Clube de Triatlo da Benedita, Rafael Caetano e António Luís Silva.

No início dos trabalhos, foi apresentado um vídeo demonstrativo da modalidade "Triatlo", com a exposição das características necessárias para ser um bom triatlista, a cargo do professor António Jourdan.

De seguida o presidente da Federação de Triatlo de Portugal apresentou o projecto Tri-escola, apresentando o plano de acção e importância para evolução da modalidade. Após os enquadramentos iniciais, os atletas Vanessa Fernandes e João Pedro Silva partilharam com a plateia a história da sua descoberta e progressão no triatlo, bem como o dia a dia de um atleta de alta competição.

Como um dos objectivos do colóquio era a apresentação do novo Clube de Triatlo, os representantes e fundadores do /Clube de Triatlo da Benedita/, Rafael Caetano e António Luís Silva, procederam à explicação do projecto, e da sua inclusão como clube do Externato Cooperativo da Benedita, elevando o seu carácter pedagógico e inclusivo.

No âmbito da criação do novo clube, foi lançado um concurso de logótipo destinado aos alunos do Externato Cooperativo da Benedita, o trabalho vencedor foi da autoria da aluna Marília Sousa da turma 12ºE.

O Presidente do Município de Alcobaça, Dr. Gonçalves Sapinho, baseou a sua intervenção no carácter pedagógico e sociológico do desporto, salientando o papel dos atletas neste processo. Declarou ainda o apoio do Município da Alcobaça aos jovens talentos nas áreas da cultura e desporto.

Os trabalhos no auditório finalizaram com a intervenção do Director Pedagógico do Externato Cooperativo da Benedita, Dr. Alfredo Lopes, que salientou a valência e importância do projecto "Clube de Triatlo na Benedita - Externato Cooperativo da Benedita" para o efectivo e real cumprimento de objectivos inerentes ao Projecto Educativo da escola.

In Rádio Cister

CONCERTOS DE NATAL: Alcobaça e São Martinho do Porto

"Mostra de Reis Magos" de 17 de DEZ a 6 de JAN | Alcobaça

De 17 de Dezembro de 2008 a 6 de Janeiro de 2009, a Galeria de Exposições da Caixa de Crédito Agrícola, em Alcobaça, recebe a Mostra de Reis Magos elaborada por utentes seniores das IPSS’s de Apoio ao idoso do Concelho.


Horário:
10h00 às 12h00
14h00 às 17h00

Mais Informação

É Montense, Vive no Brasil e Faz Sucesso Com Uma Grande Representação de Alcobaça

Henriqueta Henriques é natural dos Montes e vive em Niterói, Rio de Janeiro onde possui um famoso restaurante que muito tem divulgado Alcobaça e Portugal, A Gruta de Santo António.
Henriqueta editou agora um livro onde ensina as suas receitas e onde divulgando a sua história de vida, as suas tradições e até mesmo a nossa cidade e a nossa cerâmica... Foi homenageada e distinguida por diversas vezes em Niterói, como Mulher do Ano, Prémio Empreendedorismo, etc.

Recentemente a RTP exibiu uma excelente reportagem sobre esta nossa conterrânea que muito pode servir de exemplo para todos: ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=16193

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

As Actuais Não Funcionam, Mas...

Geminação de Alcobaça com município belga de Hasselt
A Câmara Municipal de Alcobaça visita este fim de semana o município belga de Hasselt, estando em cima da mesa uma proposta de geminação.

Depois de Alcobaça ter já recebido uma pequena comitiva belga, aquando dos doces conventuais, surge agora a oportunidade de visitar a localidade onde se encontra o Mosteiro cisterciense de Herkenröd.

O monumento é gerido por privados, mas este convite surge por parte da autarquia de Hasselt que, em carta endereçada ao executivo de Alcobaça, menciona sua vontade em geminar-se com a autarquia portuguesa, dando assim continuidade aos bons relacionamentos que têm sido desenvolvidos desde meados de 2006.

Sobre uma hipotética geminação, Gonçalves Sapinho, que delegou na vereadora da Cultura, Alcina Gonçalves, a representação de Alcobaça nesta visita a Hasselt, afirma que a Câmara "está absolutamente disponível para poder ponderar a possibilidade" de se fazer uma geminação entre ambos os municípios cistercienses.

In Rádio Cister

Réplica de Mosaico Romano Vai Ser Atracção do Novo Jardim da Póvoa

Um espaço junto da Capela da Póvoa, em Cós (Alcobaça), adquirido pela Câmara Municipal de Alcobaça, vai ser transformado num pequeno parque de estacionamento e num espaço verde.

Uma réplica do mosaico romano, encontrado no Pedrógão da Póvoa, em 1902, e que esteve patente em exposição entre Março e Julho de 2007 no Mosteiro de Alcobaça, será a grande atracção decorativa do novo jardim público.

O presidente da Junta de Freguesia de Cós, Álvaro Santo, manifestou, entretanto, o desejo de colocar naquele espaço casas de banho.
In Rádio Cister

Boletim Municipal DEZ.08 Já Na Rua!

Está já disponível para download o Boletim Municipal de Dezembro 2008. O acesso poderá ser feito através do sítio internet da C.M.A..



Mais Informação

Download do Boletim Municipal

2.ª Edição do Mercado Natal Prolongada até 21 de Dezembro | Alcobaça

Este pequeno mercado destina-se a atrair potenciais compradores ao Centro Histórico da cidade, e serve de convite às famílias do Concelho e da região para fazerem as compras de Natal num ambiente diferente, e com espírito natalício. Os produtos que estarão expostos e comercializados serão de origem nacional.
Para além da venda de produtos como pele, doces, licores, vinhos, azeite, queijos fruta (maçã e pêra), cristal e porcelana, o Mercado Natal conta ainda com expositores de artesanato, um Atelier Infantil, a "Casa do Pai Natal", insufláveis, animação de rua e o regresso do Comboio turístico.

Horário:
Todos os dias: Das 11h00 às 20h00

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Alcobaça, São Martinho do Porto e Cós Recebem 4 Concertos Para Comemorar Época Natalícia

CONCERTO DE NATAL "Bach & Händel" - 14 de Dezembro
Integrado na programação da Câmara Municipal de Alcobaça para o Natal, este Domingo, o Mosteiro de Cós recebe, pelas 18h30, o concerto " Bach & Händel", interpretado pela Orquestra Camerata Antiqua e a classe de Canto da Universidade de Aveiro. Sobre a direcção musical do maestro Vasco Negreiros, o espectáculo promete oferecer momentos de celebração e espiritualidade. Do programa constam o salmo «Laudate pueri Dominum» e a Música Aquática, de Händel, e o 1.º Concerto Brandemburguês e a cantata «Fallt mit Danken, fallt mit loben», de Bach.
A entrada é livre.

IGREJA DE SÃO MARTINHO DO PORTO - 20 de Dezembro
Músicas de Natal interpretadas por Filipe de Moura (Tenor)
21h00
Entrada livre

ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA - 20 de Dezembro
Anunciado inicialmente para o dia 13 de Dezembro, o já habitual concerto de Natal da Academia de Música de Alcobaça realiza-se no dia 20 de Dezembro, Sábado, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça. Este ano pretende-se fazer uma grande produção envolvendo narrador, orquestra e coro que faça sonhar o público neste período tão especial.
Preço: 3€ (S/ DESCONTOS)
Entrada livre a sócios

M/ 6

IGREJA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA - 21 de Dezembro
15h30
Quarteto Vocal Masculino "Sine Cura" de Lisboa
Coro Juvenil da Paróquia de Alcobaça
Orquestra Tuna da Sociedade Musical Santa Cecília de Aveiro
Coro da Academia de Música de Alcobaça
Entrada livre

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Exposição de Cerâmica em Alcobaça - Precisa-se...

Após Setembro de 2006, por ocasião da apresentação na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça da colecção de cerâmica da Casa-Museu Vieira Natividade, em que para além desta colecção, foi feita uma breve apresentação de actuais modelos das nossas fábricas locais, nunca mais vi nenhuma manifestação de tal qualidade do sector em Alcobaça. A intenção do comissário para esta exposição era "um diálogo entre os quatro séculos de cerâmica representados naquela colecção e a produção actual".

Sinto um certo desassossego em saber que o nosso concelho é tão rico neste sector, muito embora este esteja em crise, mas que não se faça nada para premiar a criatividade destas empresas resistentes, que todos os dias se esforçam para desenvolver novos produtos e que tentam ser competitivas em marés tão negativas.

No referido certame de há 3 anos atrás, muitas mais empresas deveriam ter estado presentes se realmente queríamos demonstrar a força da cerâmica em Alcobaça, mas compreendo que não era a ocasião mais adequada, quando a atracção principal era a colecção antiga da Casa Museu. Aspeças apresentadas de fábricas locais eram apenas um breve apontamento, o tal "diálogo" a que o comissário se referiu entre o antigo e o moderno.

Sendo assim, tenho vontade de ver a expressão da nossa cerâmica num evento em exclusivo dedicado a ela, tenho sede de ver o que de criativo se faz no quotidiano nas empresas da região, anseio ver estas empresas orgulhosas de expor os seus produtos e serem premiadas pela criatividade e espírito de resistência em dias tão difíceis do sector; quero vê-las destacar pela positiva ao invés de serem manchete de jornais com encerramento de portas. Há que fazer esse manifesto hoje e não premiar esforços quando estes de nada valem...

Tratemos de juntar esforços e organizar uma exposição de cerâmica à altura de Alcobaça, à altura da comunidade alcobacense, com as nossas fábricas e mostrar o que sabemos fazer. Muitas destas fábricas são 80% viradas para o mercado exterior e muitos dos seus produtos grandemente apreciados no estrangeiro. Algumas destas fábricas fazem-se representar nos certames internacionais de maior prestígio, mas na cidade são consideradas os parentes pobres...Vamos trazer as pessoas à cidade e mostrar o nosso manifesto a estes trabalhadores e criadores "sobreviventes" que em tempos tão difíceis, todos os dias remam contra a maré, fazendo o "caminho contrário daquele que é esperado, a resignação. É aqui que reside o valor e coragem destas gentes..."

Cristiana Bernardes
CeramicACB - http://ceramicacb.blogspot.com/

Novo Blogue Alcobacense

Ora aí está o novo blogue Fleming de Oliveira (http://flemingdeoliveira.blogspot.com/), um novo espaço inaugurado no dia 4 de Dezembro de 2008 com a colaboração de José Alberto Vasco. Neste blogue vai colaborar também a melómana, dançarina e estudante Ana Cláudia Nunes. Um blogue que "pretende dar conhecimento de alguns apontamentos históricos de Alcobaça e do país, bem como profissionais e até familiares".

Que seja Bem-vindo!

Alcobaça Prepara Época de Natal Com Concertos | 14 e 20 de Dezembro

CONCERTO DE NATAL " Bach & Händel"
Integrado na programação da Câmara Municipal de Alcobaça para o Natal, este Domingo, o Mosteiro de Cós recebe, pelas 18h30, o concerto "Bach & Händel", interpretado pela Orquestra Camerata Antiqua e a classe de Canto da Universidade de Aveiro.


Sobre a direcção musical do maestro Vasco Negreiros, o espectáculo promete oferecer momentos de celebração e espiritualidade. Do programa constam o salmo «Laudate pueri Dominum» e a Música Aquática, de Händel, e o 1.º Concerto Brandemburguês e a cantata «Fallt mit Danken, fallt mit loben», de Bach.

A entrada é livre.

ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA
No dia 20 de Dezembro, sábado, 21h30, no Cine-Teatro, é a vez da Academia de Música de Alcobaça apresentar o já habitual Concerto de Natal. Este ano pretende-se fazer uma grande produção envolvendo narrador, orquestra e coro que faça sonhar o público neste período tão especial.


Preço: 3€ (S/ DESCONTOS)
Entrada livre a sócios
M/ 6

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Rastreios Oftalmológicos Infantis no Concelho de 10 a 12 de Dezembro

RASTREIOS OFTALMOLÓGICOS EM ÉPOCA NATALÍCIA
Os rastreios oftalmológicos infantis voltam ao Concelho de Alcobaça de 10 a 12 de Dezembro. Um trabalho conjunto da Cruz Vermelha Portuguesa e do Gabinete Médico Veterinário da Câmara Municipal de Alcobaça, que vai abranger crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos frequentadoras das IPSS's do Concelho.

Trata-se de uma campanha a nível nacional, com o objectivo de detectar, precocemente, problemas oculares típicos das crianças - estrabismo, miopia, astigmatismo, hipermetropia e doenças de maior gravidade - ambliopia, cataratas congénitas e retinoblastomas (tumor ocular frequente na infância). Não sendo detectadas e tratadas nestas idades, estas doenças podem provocar atrasos irrecuperáveis no desenvolvimento do sistema visual.

Mais Informação

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

ESPÍRITO NATALÍCIO NA PRAÇA 25 DE ABRIL | De 6 a 14 Dezembro | Alcobaça

Inaugurou no passado dia 6 de Dezembro, pelas 11h00, a 2.ª edição do Mercado de Natal de Alcobaça. O local escolhido para o evento foi a Praça 25 de Abril, frente ao Mosteiro de Alcobaça, e prolonga-se até 14 de Dezembro.


Este pequeno mercado destina-se a atrair potenciais compradores ao Centro Histórico da cidade, e serve de convite às famílias do Concelho e da região para fazerem as compras de Natal num ambiente diferente, e com espírito natalício. Os produtos que estarão expostos e comercializados serão de origem nacional.

Para além da venda de produtos de pele, doces, licores, vinhos, azeite, queijos, fruta (maçã e pêra), cristal e porcelana, o Mercado Natal conta ainda com expositores de artesanato, um Atelier Infantil, a "Casa do Pai Natal", insufláveis, animação de rua e o regresso do Comboio turístico.

Horário:
Todos os dias: Das 11h00 às 20h00

Nota: O insuflável estará apenas em Alcobaça nos dias 8, 12, 13 e 14 de Dezembro.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Boa Prenda de Natal Para Cós

Cós recupera Farmácia que perdeu há 8 anos
Cós deverá recuperar, em breve, a farmácia que perdeu há oito anos.Foram publicados em Diário da República as farmácias candidatas admitidas a concurso público.

Há 15 interessados em abrir uma farmácia naquela freguesia.O concurso para a reabertura da Farmácia em Cós, da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. (Infarmed), foi uma exigência da Junta de Freguesia de Cós, presidida por Álvaro Santo e da Câmara Municipal de Alcobaça.

O Presidente da autarquia, Gonçalves Sapinho, diz que o concurso é uma «conquista que resulta do trabalho e pressão desenvolvidos por Alcobaça». A população de Cós tem utilizado as farmácias de Alcobaça, Pataias e Juncal bem como a ajuda do Centro de Bem Estar Social de Cós, que se responsabiliza pelas receitas médicas dos utentes. Uma situação que, em breve, deixará de ser necessária.
In Rádio Cister

Quinzenário "O Alcoa" Já Está a Oferecer os Seus Emblemáticos Presépios de Natal

É verdade! Os responsáveis do venerando quinzenário Alcoa voltaram a ter a brilhante ideia de mandar fazer uns curiosos presépios de montar, em papel, que oferecem a todas as crianças (e não só...) que os procurem na sede daquele jornal. Esses presépios são apenas compostos pelas suas tradicionais e elementares personagens, propondo-se que sejam montados em grutas ou cabanas cuja edificação estética fica ao cuidado da própria criançada, que assim se poderá lançar muito facilmente no mundo da cenografia... A ideia é mesmo boa e bastante criativa, bastando aqui acrescentar (para quem não sabe) que a sede daquele ilustre quinzenário se situa no nº 4 da Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça. Feliz ideia!
In Nas Faldas da Serra