quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CEERIA Prepara Sala Sensorial Para Terapia em Deficientes Profundos

O Rotary Clube de Alcobaça tornou o sonho do CEERIA mais próximo da realidade. Juntou três mil euros numa campanha destinada a equipar uma sala de terapia para deficientes profundos.

O Centro de Educação Especial de Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA) está a tentar equipar a “sala do sonho”, ou ‘Snoezelen’, um espaço de bem-estar, dirigido a portadores de deficiência média-profunda, proporcionado por um tapete luminoso ou por água colorida a escorrer por uma coluna.

O conceito nasceu na Holanda há 20 anos mas ainda está numa fase de experiência em Portugal. No CEERIA, ele consistirá numa sala totalmente vedada, isolada da luz e ruídos exteriores, onde os estímulos partirão dos equipamentos aí instalados (coloridos para estimular; brancos para relaxar).

Gabriela Brito, da direcção do Centro, afirma que «faltam cerca de 4 mil euros para completar o equipamento», um investimento superior a 7 mil.

Os rotários de Alcobaça deram um importante contributo, através da iniciativa “recolha de tampas de plástico” que foram trocadas por dinheiro junto da Resioeste, administração do aterro sanitário da Região. A actual direcção do Rotary já garantiu que irá continuar com a campanha para ajudar o Centro de Educação Especial.

A sala “Snoezelen”, como se chama na verdade, tem como benefícios a redução de comportamentos agressivos, a motivação para a aprendizagem, o estímulo pelo aparecimento de emoções positivas e a libertação do stress.
In Rádio Cister

Sem comentários: