sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conhecer o Mosteiro Através da Internet

Já imaginou o que seria ter, todos os dias, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça dentro de sua casa? Pode parecer uma ideia megalómana mas não o é. A partir do início do próximo ano, o monumento vai estar disponível na Internet.

No âmbito da Rede dos Monumentos Patrimónios da Humanidade, a anterior Direcção do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar), liderada por Elísio Summavielle, propôs que cada monumento criasse um site que contivesse informação mais abrangente do que aquela que se encontra disponível na página de Internet do Igespar.

O Convento de Cristo, em Tomar, foi o primeiro monumento a ser ‘alvo’ das novas tecnologias, até porque o trabalho está a ser concebido pelo Instituto Politécnico de Tomar. Para além de Alcobaça, também os Mosteiros da Batalha e dos Jerónimos, que compõem a Rede de Monumentos Património da Humanidade, vão estar presentes na Internet.

Tudo o que possa imaginar sobre o Mosteiro de Santa Maria vai estar disponível no site. "Estamos a desenvolver um trabalho extremamente rigoroso", salienta Cecília Gil, directora do monumento.

A página vai conter informação histórica, contextualização de personagens, área e serviço educativo e notícias sobre eventos e espectáculos. Curioso é que a partir da data em que o site entrar em funcionamento, as técnicas vão pôr em prática vários ateliers, que de alguma forma já foram testados em iniciativas realizadas no Mosteiro.

In Região de Cister

Sem comentários: