sábado, 19 de dezembro de 2009

CINE-TEATRO Comemora 65 Anos Com Exposição

“1944.2009” é o nome da exposição que estará patente de 18 de Dezembro de 2009 a 22 de Março de 2010, no Cine-Teatro da cidade.


Uma exposição que celebra três datas importantes ao nível do plano Cultural do Concelho de Alcobaça como é o caso dos 65 anos da fundação do Cine-Teatro de Alcobaça, em 1944; dos 60 anos da morte de João d' Oliva Monteiro, fundador do Cine-Teatro, em 1949 e dos cinco anos da sua reabertura, em 2004. A inauguração está prevista para as 17h00.

A exposição será dividida em duas partes distintas, sendo a primeira uma evocação histórica do Cine-Teatro de Alcobaça, e a segunda uma alusão aos últimos cinco anos da Programação Cultural do espaço. Compõem a exposição objectos como instrumentos musicais, documentação histórica, objectos em vitrina, maqueta da requalificação do CTA, objectos cedidos pelo Museu Nacional do Teatro (caricaturas e o programa da peça de teatro “A Velha Rabugenta” inaugural), fatos de cena da CeDeCe e a apresentação do programa inaugural do CTA de 1944, cedido pelo neto do Fundador João Filipe Oliva Monteiro.

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO
A presente exposição dá corpo à memória de um espaço que marcou e vai marcando a vida social e cultural de Alcobaça. Para além da evocação histórica que vai da sua origem até aos factos mais recentes como a requalificação patrimonial ou programação cultural, a mostra homenageia sobretudo os intervenientes que lhe foram dando vida ao longo dos anos ao assinalar com objectos e documentação o percurso de vida do edifício de 1944 a 2009. Concretiza igualmente um segundo propósito importante ao prestar tributo a João d’Oliva Monteiro no ano em que se cumpre a efeméride dos 60 anos da morte desta eminente figura da história local e principal impulsionador do Cine Teatro de Alcobaça.

Mais Informação

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: