quinta-feira, 10 de junho de 2010

HON Não Será Uma Realidade

Eu pessoalmente nunca acreditei...

Governo já não vai construir o Hospital Oeste Norte
Ministério avança com remodelação do hospital das Caldas da Rainha.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste foi informado pela ministra da Saúde de que será ampliado e remodelado o hospital distrital das Caldas da Rainha em vez da construção de um novo para servir a região.

“A opção do Ministério [da Saúde] é pela ampliação e remodelação do hospital já existente nas Caldas” garantiu o presidente da OesteCim (Comunidade Intermunicipal do oeste), Carlos Lourenço, no final de uma reunião com a ministra da Saúde, Ana Jorge.

A construção do novo hospital era uma das duas dezenas de medidas previstas no plano de compensações para o oeste na área da saúde e os autarcas aguardavam o anúncio da localização escolhida para a construção do novo Hospital Oeste-Norte, que tem sido disputado entre os concelhos de Caldas da Rainha e Alcobaça.

No início de Abril a ministra divulgou, nas Caldas da Rainha, as conclusões de um estudo que apontava Caldas da Rainha como a localização ideal, deixando em aberto se a opção seria uma nova construção em Lavandeira norte ou a ampliação do actual hospital.
Reunida ao final da tarde de sexta-feira com os autarcas do oeste a ministra anunciou que a decisão final será a ampliação do hospital das Caldas “mantendo os pólos existentes em Peniche e fazendo melhoramentos no hospital de Alcobaça”, acrescentou Carlos Lourenço que também é o presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos (PSD).

A decisão não satisfaz por completo os autarcas que defendiam um novo hospital, mas, explicou Carlos Lourenço, “esta é a solução mais rápida e aquela que é economicamente possível”.

O presidente da CMA Paulo Inácio, que esteve presente na reunião, diz que todo processo perdeu credibilidade, assim como o próprio governo.

O presidente da OesteCim acredita que “no segundo semestre deverá ser lançado o concurso de arquitectura” para remodelação do hospital.

De acordo com Carlos Lourenço a ministra da Saúde assegurou ainda que até ao final do mês será apresentado o perfil assistencial do novo hospital Oeste-Sul, a construir em Torres Vedras.
In Rádio Cister

Sem comentários: