quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hospital Oeste Norte - Desmistificação

Muito se falou e especulou acerca da instalação de um novo hospital na zona oeste, parte norte, o tal Hospital Oeste Norte. Muito se discutiu, muitos argumentos se apresentaram, acusações trocaram, mas o que é certo é que muito pouca racionalidade foi vista neste processo.
Numa altura em que o Oeste definha, os políticos sem ideias tentam-se agarrar a toda e qualquer ideia para a usarem como tabua de salvação para os seus concelhos. Acontece que o stress nunca foi amigo do pensamento ponderado e racional e numa luta pela sobrevivência tudo serve de argumento.

Agora que a construção do novo hospital foi suspensa, talvez seja bom os nossos políticos pararem um pouco para pensar e melhor analisarem as suas propostas...

Recuando um pouco e até à época do pânico, será que alguma vez alguém agindo racionalmete iria instalar o hospital em Alfeizerão, num dos concelhos extremos da área de influência do HON? Será que alguém instalaria um hospital fora de um grande centro urbano? Será que alguém não teria em conta os tempos de acesso ao hospital?

Basta um simples calculo geografico para se ver que nunca a Quinta da Cela seria e melhor opção, e nunca um hospital pode ser construído apenas porque o terreno á mais barato ou oferecido. Uma má localização tem custos a longo prazo.


Não só os dados geográfico devem ser analisados, como é obvio, mas mesmo a distribuição demográfica leva a uma conclusão semelhante.

É tempo de parar para pensar, ter ideias e agir! E não ir atrás de algo porque até parece uma fácil solução...

1 comentário:

Rogério Manuel Madeira Raimundo disse...

o estudo último do ministério dizia que o centro geográfico do Oeste Norte era Valado de Santa Quitéria (que é freguesia de Alfeizerão). Erradamente dizia que era do concelho das Caldas.
o científico vira-se, quase sempre, para quem encomenda o estudo...