quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Petróleo No Oeste Só No Próximo Ano

A exploração de petróleo na região Oeste, cuja concretização chegou a ser avançada para este ano, foi adiada para 2011, disse ao Correio da Manhã Joe Berardo, parceiro da companhia canadiana Mohave Oil & Gas.

O atraso resulta da adaptação de tecnologia de poços direccionais e horizontais que deverão ser instalados numa primeira fase nos concelhos de Alcobaça e Torres Vedras, acrescentou o investidor.

Joe Berardo confirmou que "há petróleo em Portugal, o que falta é encontrar a solução mais económica para o extrair".

A Mohave Oil & Gas estima, numa avaliação mais optimista, a existência de reservas de 500 milhões de barris de crude no subsolo português. O valor destas reservas responde às necessidades do País ao longo de cinco anos. Na estimativa mais pessimista, serão 18,2 milhões de barris.

Segundo a Sed Strat Geoscience, o valor destas reservas oscila entre os mil milhões de euros e os 35 mil milhões de euros.

A empresa canadiana tem a concessão de quatro blocos de petróleo e gás natural em Portugal, numa área que se estende de Mafra até Alcobaça.

Após 16 anos de pesquisa em Portugal, a Mohave realizou um aumento de capital de 12,1 milhões de euros para financiar o arranque da produção comercial.

Numa primeira calendarização, a empresa previa que a perfuração dos primeiros poços, em Aljubarrota (Alcobaça) e em Torres Vedras, começasse em Maio.

Segundo as previsões da empresa, o arranque comercial da produção devia iniciar-se ainda este ano, sendo que o crude seria vendido à Galp ao abrigo de um acordo entretanto assinado.

A Mohave está em Portugal desde 1993, tendo investido mais de 40 milhões de euros na prospecção de petróleo e de gás. As quatro concessões que a empresa detém vigoram até 2015.

As prospecções efectuadas em Fevereiro de 2008 em Lapaduços, no concelho de Alenquer, indicam a existência de crude leve, ou seja, o petróleo de melhor qualidade.

APENAS UMA CONCESSÃO PARA EXPLORAR EM TERRA
De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia, estão assinados quatro contratos de concessão para exploração petrolífera em Portugal. A Mohave Oil & Gas explora a bacia Lusitânica desde o Cabo Mondego até Torres Vedras, sendo a única concessão que pode explorar recursos no mar e em terra. Já o consórcio Petrobras/Galp//Partex tem a concessão da bacia de Peniche, enquanto o consórcio Petrobras/Galp detém a licença na bacia do Alentejo. A exploração da bacia do Algarve está adjudicada à Repsol/RWE Dea.

POÇOS DIRECCIONAIS E HORIZONTAIS
Tecnologia criada em 1986 nos Estados Unidos e que representa neste país 10% dos poços instalados.

Uma vez fixado o ponto onde explorar o petróleo é introduzido no subsolo o equipamento de perfuração cuja trajectória é efectuada na horizontal.

Vantagens
- Produção é 6 a 7 vezes superior à de um poço vertical.
- Requer a perfuração de menos poços, pois vários campos podem ser explorados do mesmo ponto.
- Atinge locais inacessiveispara a perfuração vertical como zonas habitadas, salinas, bases de uma montanha ou terrenos instáveis.

In Correio da Manhã

2 comentários:

Anónimo disse...

Não entendo. Então o petróleo e o gás não são os GRANDES INIMIGOS DO AMBIENTE? Será que Alcobaça vai regressar ao Século XIX???? Com palminhas de todos pelo meio? Afinal o que é isto??? Corja de Burros sem cura...

Rafa disse...

Sou de Torres Vedras, e se de facto tudo está legal não parece, pois as equipas comportam-se de maneira quase furtiva, fugindo a olhares curiosos, não respondendo a perguntas e sendo quase violentos com os curiosos.
De resto os pássaros desapareceram, os cães ladram sem parar devido ás técnicas de sondagem que recorrem a ondas sísmicas... Já se ouve falar de expropriações ao preço da chuva e recorrendo ao argumento do "interesse nacional"... que na realidade não existe pois ninguém vai usufruir dos proveitos a não ser a meia dúzia do costume. De resto o petróleo será vendido à Galp, e não será barato pois as técnicas de exploração para este tipo de petróleo "arenoso", são mais dispendiosas... Mas o mais espectacular são as explorações no mar; poluem o mar com detritos tóxicos que assomam juntamente com o petróleo, e que são lançados ao mar directamente sem tratamento... afastam os peixes da costa devidos ás técnicas de sondagem por ultra-sons, e por fim e a cereja no topo que é o elevado risco de descargas acidentais de crude numa costa que se quer turística... São os génios do costume...