segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Oeste Digital vai ser uma realidade

A Associação de Municípios do Oeste (AMO) conseguiu fazer aprovar o projecto Oeste Digital, que pretende ligar em rede os 12 municípios do Oeste (Nazaré incluída) através de um portal onde se poderá ter acesso aos vários serviços municipais, entidades da região e informações úteis para os cidadãos.

Este projecto representa um investimento de 1,3 milhões de euros e irá também desenvolver um modelo de "e-government" local, em banda larga, que permitirá favorecer a criação de condições para um novo modelo de administração pública local.

Carlos Lourenço, presidente da AMO e da Comunidade Urbana do Oeste, disse que "vai ser possível, com o Oeste em rede, tratar em casa de vários assuntos públicos".

Apesar deste projecto em rede entre municípios, os seus representantes deram um sinal contrário na tomada de posse da Assembleia da Comunidade Urbana - o PSD e o PS desentenderam-se e quebraram um acordo para constituição da lista para a mesa da Assembleia, o que levou à suspensão dos trabalhos por uma hora. Resultado: o PSD e o PP, partidos que têm mais câmaras e deputados nas assembleias dos municípios da comunidade, acabaram por ficar sem nenhum elemento na mesa.

Oeste Digital vai ser uma realidade
O Projecto Oeste Digital, uma candidatura da Associação de Municípios do Oeste (AMO) no âmbito do Programa Operacional da Sociedade de Informação (POSI), já foi aprovado e homologado, informou Carlos Lourenço, presidente da AMO e da Comunidade Urbana do Oeste, após a reunião da junta desta entidade na quarta-feira, dia 29 de Setembro.

O objectivo deste projecto, com um investimento de 1,3 milhões de euros comparticipado a 75% por fundos comunitários, é ligar em rede os doze municípios do Oeste (Nazaré está incluída) através de um portal, onde se poderá ter acesso aos vários serviços municipais, entidades da região e informações úteis para os cidadãos. O projecto passa ainda por promover local, nacional e internacionalmente os valores culturais, patrimoniais e turísticos da região.

O projecto irá desenvolver um modelo de "e-government" local, em banda larga, que permita favorecer a criação de condições para um novo modelo de administração pública local e promover, paralelamente, a criação de plataformas integradas de informação e divulgação regional de utilização pública.

"O Oeste vai transfigurar-se em termos de comunicação e da aproximação dos serviços e empresas às pessoas. Vai ser possível, com o Oeste em rede, tratar em casa de vários assuntos públicos", destacou Carlos Lourenço.

Projecto a 23
A criação do Oeste como Região Digital será partilhada por 23 entidades: Associação de Municípios do Oeste (que passa para a Comunidade Urbana), 12 Autarquias da região (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e dez Entidades não governamentais. Assim, será cumprida a óptica do POSI, onde é privilegiado a associação entre as "forças vivas" de uma região, constituindo um grupo homogéneo que permitirá tirar proveito dos efeitos de economia de escala e de racionalidade dos custos.

O programa tem em atenção o baixo nível de participação dos munícipes nas actividades promovidas pelas autarquias e respectivas decisões, pelo que se entende a importância de criação de estruturas para a difusão de informação e conhecimento para fomentar em todos uma postura de completa cidadania, em condições de pleno envolvimento nos diversos aspectos do desenvolvimento do seu território e comunidade.

A base de toda a candidatura é a criação do Portal Oeste Digital, um portal regional que dinamize a participação e o relacionamento entre as autarquias, cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil a nível regional, promovendo a generalização da Sociedade da Informação e do Conhecimento na Região Oeste.

O promotor e os dinamizadores da candidatura poderão aceder ao Portal, através da implementação de uma infra-estrutura tecnológica comum e, desta forma, disponibilizar e actualizar conteúdos electrónicos e prestar e-serviços direccionados aos cidadãos, empresas, colaboradores e entidades da Administração Pública.

In "Gazeta das Caldas"

Sem comentários: