quinta-feira, 7 de outubro de 2004

TGV passa por Alcobaça

Ganha cada vez mais peso a hipótese da passagem da linha de alta velocidade pelo litoral, a oeste da Serra dos Candeeiros.
De momento, dois corredores estão em análise e ambos prevêem a passagem pelo nosso concelho. Com início na Ota, a linha segue paralela à Linha do Oeste até chegar ao concelho de Alcobaça, onde será desviada para a zona da Ataíja. A partir daqui surgem duas possibilidades, uma através do concelho da Batalha e outra rumo à Marinha Grande seguindo depois para Leiria.
Recentemente foi adjudicada a elaboração do estudo prévio, anteprojecto e subsequente revisão do projecto do Lote C1, que define o traçado pelo Litoral.
Ao que tudo indica foi abandonado o concurso para a elaboração do mesmo estudo, referente ao traçado a Este da Serra de Aire e Candeeiros. As últimas orientações dadas pelo Governo à RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade, alertam para a necessidade de contenção da despesa pública e consequente anulação do concurso público do Lote C2, referente ao Troço Alenquer (Ota) - Pombal a este.
De salientar que, como será de esperar, não deverá estar contemplada nenhuma paragem do TGV no nosso concelho. É lógico que uma linha de alta velocidade não tenha paragens em todos os locais que atravessa.

Sem comentários: