sábado, 12 de março de 2005

Por uma melhor Alcobaça (VII)

Um dos cruzmentos do nosso centro histórico tem sido palco de bastantes acidentes. Refiro o cruzamento entre as Ruas Frei António Martins, Miguel Bombarda, Almirante Cândido dos Reis e Av. Maria Oliveira.

Considerando os actuais sentidos das ruas, verificamos que as viaturas vindas da Rua Frei António Martins e que se pretendem dirigir para a Rua Alm. Cândido dos Reis entram em rota de colisão frontal com as viaturas que pretende virar da Rua Miguel Bombarda para a Rua Frei António Martins. Não nos podemos esquecer que estas duas rotas são das mais utilizadas pelos Alcobacenses que circulam no centro.

Uma boa solução para este problema seria uma mini-rotunda, suficiente para obrigar as viaturas a contorná-la e a circularem sempre no mesmo sentido. Seria também uma boa forma para definir prioridades e evitar o excesso de velocidade de quem desce da Av. Maria Oliveira.

Tornaria-se assim num cruzamento um pouco à semelhança dos que encontramos noutras localidades e noutros países europeus, bem mais seguro e prático.
Alcobaça ficaria a ganhar e os Alcobacense também. É a minha sugestão...

Sem comentários: