segunda-feira, 14 de março de 2005

Sobre os temas do próximo Luzes da Ribalta

Leiria inicia obras para tirar trânsito do centro da cidade... Estarão eles a seguir o exemplo de Alcobaça?
Leiria não segue o exemplo de Alcobaça mas sim o exemplo de uma infinidade de cidades portuguesas e estrangeiras, como Alcobaça também seguiu. Este modelo tem vindo a ser adoptado com resultados bastante positivos para as populações citadinas e insere-se num objectivo global de devolver as cidades às pessoas proporcionando-lhes uma muito maior qualidade de vida e bem estar social.
No início apenas as grandes cidades mantinham preocupações neste sentido, mantendo os centros históricos longe do tráfego automóvel, da sua poluição e ruído e dedicando estas áreas ao comércio. Posteriormente esta ideologia foi-se alastrando e rapidamente chegou às cidades de menor dimensão e até mesmo a pequenas vilas.
O encerramento ao trânsito destas áreas é sempre um processo que gera alguma polémica pois implica algumas alterações no dia-a-dia dos cidadãos. Em Alcobaça vivemos um momento como esse e é notória alguma instabilidade. No entanto, isto deve-se também ao facto de as pessoas se terem desabituado de viver as suas cidades. Actualmente as pessoas vivem nas cidades mas já não vivem as cidades. Não aproveitam os espaços e não retiram das cidades o melhor que elas têm para oferecer. O Alcobacense há décadas que deixou de apreciar o Rossio, as suas ruas e praças.
É preciso renovar os espaços, mantê-los agradáveis e atractivos e é isso que Leiria pretende. Foi isso que Alcobaça escolheu e muitas outras cidades no mundo também.
A requalificação urbana é necessária sob pena de vermos as cidades morrerem aos pés dos cidadãos.

Sem comentários: