quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Mosteiro de Alcobaça poderá receber hotel de luxo

O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) está em negociações com várias cadeias de hotéis portuguesas e estrangeiras, com vista à instalação, nos claustros do cardeal e da biblioteca na ala Norte do Mosteiro de Alcobaça, de um hotel de luxo.
Os dois claustros, que embora façam parte do monumento estão fora da área medieval, foram usados como dormitórios dos monges entre os séculos XVIII e XIX, e na década de 20 pelos utentes do Lar Residencial.
A ideia do IPPAR é dar aos claustros a mesma utilização que tiveram noutros tempos, e o espaço que ficar disponível é para ser ocupado com o Centro de Estudos Medievais e o Museu de Cister.
"Aqueles espaços serviram de dormitórios, posteriormente funcionou lá um quartel e um lar residencial, e a ideia é que o projecto do hotel seja desenvolvido em paralelo com os outros que o IPPAR pretende ali desenvolver", afirma Rui Rasquilho, director do Mosteiro, adiantando que os dois claustros estão "devolutos e a deteriorar-se", numa área coberta de quatro hectares e meio.
Rui Rasquilho sublinha que as negociações entre o IPPAR e os administradores de várias cadeias de hotéis começaram há cerca de mês e meio, e deverão prolongar-se por mais algum tempo, por serem projectos que envolvem "muitos milhões de euros".
"Ainda não existe uma data para a execução do projecto, uma vez que as negociações ainda estão numa fase embrionária, mas a vontade do IPPAR é que os vários projectos sejam uma realidade", sublinha o director do monumento, classificado pela UNESCO de património mundial.
Neste momento o IPPAR tem em curso algumas obras de reabilitação das zonas mais deterioradas em vários espaços.
Um das intervenções de maior vulto foi a pintura exterior de uma das alas do monumento, no seguimento do projecto de requalificação das imediações do mosteiro, protagonizadas pela Câmara de Alcobaça.

Doces conventuais no Mosteiro
No seguimento dos projectos previstos para o Mosteiro de Alcobaça, a mostra de doces conventuais do próximo mês de Novembro poderá realizar-se no interior do monumento.
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, já manifestou interesse junto do IPPAR, para que a edição deste ano da mostra conventual decorra num dos espaços.
Aliás, uma ideia reiterada recentemente pela vereadora da Cultura da autarquia alcobacense, aquando da realização da edição do ano passado.
"É um projecto para médio/longo prazo e que com certeza daria ainda mais qualidade a um evento onde a autarquia tem investido fortemente no seu sucesso, essencialmente nos últimos anos", referiu Alcina Gonçalves.
In Diário de Leiria

Sem comentários: