terça-feira, 18 de abril de 2006

Dia dos Monumentos assinala-se hoje

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, visita o Panteão Nacional, em Lisboa, onde assistirá ao concerto da Banda Infantil do Colégio de Santa Clara e se encontrará com "jovens repórteres" de jornais escolares.

A ministra deverá ainda referir vários projectos de dinamização do património, nomeadamente vocacionados para pessoas portadoras de deficiência.

À tarde, já em Alcobaça, Pires de Lima apresentará o projecto "Rota dos Monumentos Património Mundial", que inclui o Convento de Cristo, e os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha.

Em Coimbra, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho presidirá à abertura oficial dos "Sons do Património", um projecto cultural de divulgação da música no património.

Segundo o presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Elísio Summavielle, esta programação tem como objectivo "ganhar uma geração para o património".

O dia de hoje está repleto de iniciativas. Vai haver "um conjunto de actividades, que terão lugar ao longo do dia, como as actividades musicais, as descobertas, os trabalhos oficinais, as histórias e os jogos.

Em muitos locais as crianças deixam as escolas e passarão o dia nos monumentos - todo o seu horário escolar e lúdico será preenchido no património arquitectónico afecto ao IPPAR.
In Rádio Renascença

Sem comentários: