quarta-feira, 19 de abril de 2006

Mosteiros de Alcobaça e Batalha na Rota Património Mundial

A proximidade física e também histórica que une os mosteiros de Alcobaça, Batalha e do Convento de Cristo, em Tomar, vai ser intensificada com o projecto 'Rota dos Monumentos Património Mundial', ontem apresentado em Alcobaça.
Esta rota, apresentada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, é uma proposta de "usufruto integrado de três grandes monumentos nacionais, com grande proximidade física e alguma proximidade histórica", explicou aos jornalistas a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, à margem da cerimónia de apresentação do projecto.
"Se formos capazes de os pôr [aos monumentos] a funcionar em rota, conseguimos potenciar aquilo que oferecem ao turista e aos cidadãos das diversas cidades".
Para Isabel Pires de Lima, projectos como este significa "caminhar no sentido não só da rede do património, mas da sustentabilidade económica que importa criar".
"O actual ministério entende que os monumentos devem encontrar formas, o mais possível, de auto-sustentação", formas essas que podem passar por "diversas estratégias desde o aluguer de espaços", à venda de produtos em lojas do IPPAR, disse, em declarações aos jornalistas. "Importa encontrar estratégias que atraiam o mais possível o património à comunidade".
Contudo, a ministra lembra que "não pode ser só o Ministério da Cultura a cuidar do património", defendendo o envolvimento "da sociedade civil".
Em declarações ao Diário de Leiria, o presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), Elísio Summavielle, explicou por seu turno que esta rota é também uma forma de "ver o património como um recurso para o futuro". "Portugal não é só sol e praia", apontou.

Pousada para o Mosteiro
Em relação a projectos concretos para o Mosteiro de Alcobaça, Elísio Summavielle adiantou que existe uma série de propostas para dinamizar o monumento, como é o caso da instalação de uma unidade hoteleira. O responsável defende ainda que "todos os pequenos patrimónios" como o artesanato ou a doçaria, devem fazer parte deste processo.
Elísio Summavielle espera que os resultados deste projecto "se comecem a sentir já este Verão", usando como 'barómetro' sectores como o comércio.
"O património mais importante são as pessoas e essas é que é preciso conquistar. A partir daí, a sustentabilidade começa a aparecer", declarou.
Recorde-se que o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, ontem assinalado um pouco por todo o País, foi subordinado ao tema 'Jovens de hoje - património de amanhã'. Teve como objectivo sensibilizar os mais jovens para a defesa do património.
A presença da ministra da Cultura no mosteiro de Alcobaça seguiu-se a uma visita da governante ao Panteão Nacional, em Lisboa.
In Diário de Leiria

Sem comentários: