quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Brad Mehldau inicia em Braga digressão por Portugal

O pianista norte-americano Brad Mehldau inicia no recém restaurado Theatro Circo de Braga, a 23 de Janeiro, uma digressão de concertos de jazz que passa ainda pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o Cine-Teatro de Alcobaça.

Considerado um dos melhores pianistas da actualidade pela sua técnica neste instrumento, que revela influências de estilos tão diversos como Schumann e Keith Jarrett, Brad Mehldau actuará a solo a 23 de Janeiro em Braga, a 24 em Lisboa e a 25 em Alcobaça.
Depois de se ter apresentado a solo em 2004 na Aula Magna de Lisboa, regressou em 2006 a Portugal para actuar em trio com Larry Grenardier e Jeff Ballard.
No ano passado lançou os álbuns «Love Sublime», com a contribuição vocal da soprano Renée Fleming, depois «House on Hill», e «Metheney Mehldau», onde faz uma parceria com o guitarrista Pat Metheney.
O músico norte-americano iniciou os estudos de piano aos seis anos, tendo-se formado em música contemporânea na prestigiada escola de música de Berklee, nos Estados Unidos.
Na música clássica, foi influenciado sobretudo por compositores como Beethoven, Schumann e Schubert e recebeu influências jazzísticas de Bill Evans e Keith Jarrett.
O seu segundo álbum, «The Art of the Trio» (1977), galardoado com um Grammy, foi editado com o apoio de nomes prestigiados do jazz como Pat Metheney e Charlie Haden.
No cinema, participou na criação de bandas sonoras para os filmes «De olhos bem fechados» de Stanley Kubrick, e «Million Dollar Hotel» de Wim Wenders.
In Diário Digital

Sem comentários: