quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Pediatria do Hospital de Alcobaça encerrou portas

A unidade de internamento do serviço de pediatria do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, foi encerrada antes do início do ano, e as crianças são encaminhadas para os hospitais de Caldas da Rainha e Leiria.
A ordem de encerramento foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde e ratificado pelo ministro da Saúde, Correia de campos, no passado mês de Novembro, mas como estavam algumas crianças internadas, a administração decidiu encerrar o serviço três dias antes do Natal.
O serviço estava a funcionar apenas com um pediatra, e a unidade de internamento possuía dois berços pequenos, dois grandes e quatro camas para crianças de mais idade, dos concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Apesar do encerramento do serviço, o hospital continua a manter as consultas externas de pediatria, e o mesmo médico - que faz um horário semanal de 35 horas -, apoia os colegas de clínica geral em situações mais complicadas.
O presidente do Conselho de Administração do hospital de Alcobaça, António Ventura, diz encarar com normalidade o encerramento do serviço, em que o número de utentes era "inferior" ao desejado para que funcionasse em pleno.
"Como é sabido, a taxa de natalidade tem diminuído nos últimos 30 anos e, nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, é muito notório e com reflexos no serviço de internamento de pediatria", afirma o administrador, adiantando que devido ao reduzido número de crianças internadas, não se justificava a continuidade da unidade de internamento.
Na opinião de António Ventura, a excelência dos serviços de pediatria dos hospitais de Caldas da Rainha e Leiria acabam por ser uma "mais-valia" para a prestação de melhores cuidados de saúde.
"Os serviços daquelas duas unidades hospitalares são muito bons, e como as distância são relativamente curtas, não fazia muito sentido existir este serviço", sublinha.

Espaço destinado aos cuidados paliativos
A administração do hospital vai propor ao Ministério da Saúde a transformação da recém-encerrada unidade de internamento de pediatria, num espaço destinado à prestação de cuidados paliativos. No âmbito desta unidade, é intenção da administração prestar serviços complementares, designadamente cuidados domiciliários por uma equipa médica e de enfermagem, apoio psicológico e espiritual aos utentes e à própria família.
Refira-se que o Hospital de Alcobaça presta apoio domiciliário gratuito há cerca de ano e meio, essencialmente aos utentes que ali foram operados e que tem dificuldades em se deslocar à unidade hospitalar para fazer os tratamentos.
In Diário de Leiria

Sem comentários: