quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Muito "Fashion", Mas...

Alcobaça vai ter um Parque de Negócios
As antigas instalações da Cooperativa Agrícola vão ser a sede de um Parque de Negócios, que a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) pretende criar.
Segundo Paulo Inácio, presidente da autarquia, este Parque visa, em conjunto com outras políticas municipais, a «criação sustentável de emprego».

Além da instalação do Call Center, da ADECCO, a autarquia irá instalar no pavilhão de dois pisos, antiga sede da Cooperativa, um centro de incubação de empresas e outras valências relacionadas com a criação de empregabilidade no concelho.

Para o presidente do executivo camarário, «a zona onde se localiza o imóvel tem todas as condições para ser um bom local de gestão e atracção de novas empresas e postos de trabalho para o concelho de Alcobaça».

«Encontra-se perto do centro da cidade e dos respectivos serviços, servido de excelentes acessos», acrescentou o autarca.

Paulo Inácio adiantou que a autarquia já começou a contactar empresas para se instalarem no antigo pavilhão da Cooperativa Agrícola de Alcobaça.

A criação de um Parque de Negócios em Alcobaça é defendida desde o mandato de Miguel Guerra, eleito pelo PS, na Câmara Municipal. A sua instalação chegou a ser defendida para a Quinta da Cova da Onça, propriedade municipal, adquirida à família Magalhães.

O executivo Camarário liderado por Gonçalves Sapinho alterou o Plano de Pormenor do lote e eliminou alguns equipamentos, como o Parque de Negócios, que considerou desajustado à realidade do loteamento e daquela centralidade da sede do concelho.

In Rádio Cister

- -
Parque de Negócios? Incubadora de Empresas? _ Termos muito chiques, muito na moda ultimamente. Ora, temos ali um barracão, para onde não conseguimos encontrar utilidade e vamos juntar o util ao agradável...

E das duas uma, ou o executivo camarário não tem a mínima noção do que são espaços deste tipo e das condições que exigem ou então estão a tomar a iniciativa só por tomar e sem grandes objectivos. Denominador comum em ambas as hipóteses: "Mentes pequeninas", próprias de terrinha pequena!

Qualquer pessoa com o mínimo de racionalidade sabe que o espaço não serve para este tipo de serviço. Aliás, foi construído para um fim completamente diferente e não é facilmente adaptável. Mais uma vez reitero, se o queremos fazer, que o façamos bem. Se queremos investir no nosso futuro e no nosso concelho temos de o fazer de uma forma sustentada, segura e inteligente. Ou então é mais do mesmo, como tem vindo a ser habitual...

Sem comentários: