terça-feira, 4 de maio de 2004

Alcobaça e o Euro

Às portas do Euro 2004 considero importante fazer aqui uma reflexão sobre os possíveis lucros para a cidade e para o concelho resultantes da realização deste evento.
O estádio participante mais próximo é o Municipal de Leiria que acolherá dois jogos e que atrairá bastantes visitantes à cidade de Leiria. É óbvio que a cidade não tem capacidade para acolher tamanho número de turistas e é aí que poderão haver benefícios para as localidades vizinhas. Lucrará mais então quem tiver a maior capacidade hoteleira e isso não é o caso de Alcobaça. O número de camas no concelho nada tem de significativo. É claro que haverá um significativo acréscimo na ocupação, mas em termos globais e financeiros não terá o impacto desejado. Parece-me também que as cidades de Lisboa e Porto e o Algarve serão os locais preferenciais para a estadia de todos os que nos visitam.
Existe também a vertente mais turística e menos futebolística, que resulta do facto de que muitos que nos visitam não conhecem Portugal e vão desejar conhecê-lo. Assim, verificar-se-á um aumento no número de turistas na zona. Alcobaça mais uma vez não beneficiará como o desejável, pois continua a ser um local de passagem.
Alerto aqui também para o facto de os comerciantes do nosso concelho não aumentarem os seus preços durante o evento. Essa situação poderá ter impactos bastante negativos pois darão a ideia aos turistas que Portugal é um país caro e não desejarão voltar.
Não quero com isto fazer um retrato negro dos resultados do evento, mas sim levar a que não se entrem em grandes folias. Alcobaça precisa de trabalhar para agradar de modo a inverter a situação actual de ponto turístico passageiro. Juntos teremos de conseguir que "Quem passe por Alcobaça, não passe sem cá voltar...".

Sem comentários: