segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Maçã de Alcobaça

Plano de exportação para Inglaterra e Irlanda
A Maçã de Alcobaça é produzida nos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Porto de Mós, área que corresponde aos antigos Coutos dos Monges de Cister.
Entre a Serra de Candeeiros e o mar, a região de Alcobaça reúne condições ímpares para a produção de maçãs de alta qualidade. Aqui diz-se mesmo que "produzir maçãs, mais do que uma actividade, é um modo de vida de há séculos".
A área de cultivo que cumpre as especificações de produção, acondicionamento e comercialização é de cerca de mil hectares de modernas plantações, havendo perto de 700 produtores, encontrando-se outros em fase de adesão à certificação.
A produção deste ano atingiu as 25 mil toneladas, o que se traduz num volume de negócios na ordem dos 30 milhões de euros. Espera-se que sejam certificadas cerca de 5 mil toneladas (cerca de 35 milhões de maçãs).
Os produtores de Maçã de Alcobaça estão empenhados em combater a proliferação de maçã espanhola no mercado nacional e já conquistaram o interesse de várias grandes cadeias de supermercados para distribuição deste fruto. Está também a ser programado um plano de exportação para Inglaterra e Irlanda.
Para a campanha agrícola deste ano, a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) vai realizar cerca de 300 acções de divulgação e degustação em pontos de venda, e doze presenças em feiras e certames da área da alimentação e produtos qualificados.
A Câmara Municipal de Alcobaça e a APMA organizaram este ano, pela primeira vez, um grande certame que apresentou todo o género de produtos ligados à maçã, da gastronomia aos produtos de beleza, colóquios, concursos e degustação, não esquecendo a componente pedagógica. Restaurantes confeccionaram pratos com maçã e durante o evento realizaram-se concursos destinados a motivar a participação do público, tais como a apresentação dos melhores doces e melhores tartes feitas à base de maçã.
A APMA vai continuar a aposta na embalagem promocional para a totalidade das maçãs comercializadas. O orçamento das duas rubricas (degustação e feiras) ronda os 75 mil euros e o investimento na embalagem promocional é da ordem dos 250 mil euros.
O acolhimento das grandes cadeias de distribuição está a ser fundamental para a comercialização da maçã de Alcobaça em território nacional e a APMA está a programar um plano de exportação duradouro para maçã de variedades do grupo das "Galas" para Inglaterra e Irlanda. O trabalho já se iniciou nestes mercados com maçãs não certificadas, embora da região, com uma aceitação extraordinária, graças à consistência, suculência e aromas apreciados.
Verifica-se também alguma dinâmica da comunidade técnica das organizações de produtores, em colaboração com serviços oficiais, para desenvolverem trabalhos na área do desenvolvimento e experimentação de novas técnicas de produção, respeitadoras do ambiente e da biodiversidade.
In "Repórter Digital"

Sem comentários: