segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

Um exemplo que vem de perto

Caldas da Rainha: Câmara e juntas de freguesia ligadas em rede
A Câmara das Caldas da Rainha e as 16 freguesias do concelho estão a partir de hoje ligadas através de uma rede informática que permitirá aos habitantes das zonas rurais consultar processos via Internet nas juntas de freguesia.
O vereador Hugo Oliveira afirmou hoje que todos os edifícios da autarquia estão ligados em rede às juntas de freguesia e por isso "vai deixar de ser necessário as pessoas terem que se dirigir à Câmara para consultarem processos de obras".
"Basta dirigirem-se a uma junta de freguesia e fornecerem ao funcionário o número do processo para depois o poderem consultar", explicou o autarca.

Hugo Oliveira disse ainda que a Câmara das Caldas é a primeira da região a avançar com este sistema de rede interna que, além de "encurtar a distância dos cidadãos à Câmara", permite também aos presidentes de junta enviarem pedidos por correio electrónico poupando tempo em deslocações à sede do concelho.

O secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, desloca-se hoje à Câmara das Caldas e à junta de freguesia de Santa Catarina, onde testará o funcionamento do novo sistema de comunicação das autarquias deste concelho.
O vereador Hugo Oliveira disse ainda que depois dos processos de obras o sistema vai ser alargado a outras áreas.
In "Público"

Sei que em tempos se trabalhou num projecto deste tipo na Câmara de Alcobaça, mas deixei de ter depois qualquer feedback do mesmo. Não sei em que ponto está e se se continua a trabalhar nele. Seja como for, o futuro está aí, e o exemplo das Caldas deve claramente ser tomado em consideração.

Sem comentários: