terça-feira, 28 de dezembro de 2004

Região vai receber mais de cem milhões de euros para o turismo

Os concelhos que integram a Região de Turismo Leiria/Fátima vão investir 125,9 milhões de euros, no âmbito do programa comunitário PITER II

O ministro do Turismo, Telmo Correia, anunciou ontem em Leiria que já está aprovada a pré-candidatura ao Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER II) Região de Turismo Leiria/Fátima (RTL/F) num total de 125,9 milhões de euros, 62.065 dos quais de natureza privada, para serem investidos na região durante o próximo ano em projectos na área do turismo.
Das inúmeras candidaturas apresentados pela RTL/F ao programa PITER II foram seleccionados 29 projectos que irão ser concretizados em torno de dois "âncora" em curso - a construção da Igreja da Santíssima Trindade em Fátima (nova basílica) cujo investimento é de 49,245 milhões de euros (40 milhões privados) e a Estrada Atlântica que faz a ligação entre a Nazaré e a praia do Osso da Baleia, Pombal.

Os restantes 25 projectos - dez privados e 15 públicos, incluem a requalificação da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, a estrada florestal entre Paredes e Pataias e as remodelações de algumas unidades hoteleiras em Fátima, Ourém e Nazaré. "Todos estes investimentos serão feitos à volta dos dois projectos âncora", disse o ministro do Turismo, Telmo Correia, que assistiu à apresentação do portal Leiria Região Digital da RTL/F, no Salão Nobre da câmara de Leiria, depois de visitar as obras da nova basílica, em Fátima.
O novo portal da RTL/F tem um custo global de 600 mil euros e vai ser elaborado durante o próximo ano e só ficará concluído em 2006.
O site tem como objectivo aumentar a utilização das tecnologias de informação e comunicação, promover uma imagem de qualidade e modernidade através das novas tecnologias apoiando a conveniência dos negócios electrónicos, e criar uma identidade da região a nível nacional e internacional.
O portal Região de Leiria/Fátima terá conteúdos regionais e locais, que estarão também disponíveis no portal nacional e no da Região de Lisboa.
In "Diário de Leiria"

Sem comentários: