domingo, 8 de maio de 2005

Alcobaça e a Ota

Muito se tem falado a respeito da construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota e dos seus benefícios para a zona Oeste. Discute-se também se Alcobaça lucrará com este novo projecto ou não.
Em primeiro lugar gostaria de exprimir a minha opinião quanto à localização do novo aeroporto. Sou de Alcobaça, gosto muito de Alcobaça e do Oeste, mas sinceramente e para ser justo penso que o aeroporto ficaria melhor em Rio Frio. As vantagens em relação à Ota são muitas e os custos seriam muito inferiores. Portugal não é um país tão grande que justifique que um aeroporto esteja a mais de 40Km da capital. Os acessos à Ota estão actualmente congestionados e as futuras ligações de TGV seriam também muito caras. Rio Frio apresenta-se assim como uma solução muito mais viável, pois trata-se de uma planície, sem necessidade de aterros e desaterros, está mais perto de Lisboa e os futuros acessos tanto rodoviários como ferroviários seriam bastante mais baratos. É de ter em conta também que a grande maioria dos utentes do aeroporto de Lisboa vêm da cidade de Lisboa e não das restantes zonas Oeste e Centro do país como muitos referem.
Voltando ao ponto inicial, e sobre se Alcobaça deveria apoiar a Ota em seu benefício, penso que trata de um completo disparate. Alcobaça nunca iria lucrar nada, assim como as Caldas, o Bombarral e mesmo Torres Vedras.
Os benefícios de uma infra-estrutura deste tipo são muitos, mas apenas para quem está nas redondezas. Um aeroporto atrai muitas empresas de distribuição, logística, etc., mas que têm de estar por perto para se tornarem eficazes. As que se podem manter à distância ficam onde estão actualmente e a funcionar nos moldes correntes. Por outro lado não seria viável para ninguém trabalhar na Ota e viver em Alcobaça.
Bom, mas posso ser tão drástico... Existiriam certamente algumas vantagens, nem que fosse pelo menos uma vez por ano quando alguns Alcobacenses partissem para férias.

Sem comentários: