segunda-feira, 30 de maio de 2005

Escultor alcobacense expõe em França

Em Salão Europeu e Simpósio.
O trabalho de Thierry Ferreira está presente no 50º Salão Europeu de Jovens Criadores de Montrouge, França, até ao final deste mês. O escultor foi ainda convidado para integrar o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra de Montbrison, também em França.
Em Portugal, expõe em Oliveira de Azeméis durante o mês de Maio, nas Caldas da Rainha em Setembro e individualmente em Braga no mês de Outubro.
Thierry Fonseca Ferreira nasceu em Paris a 27 Janeiro de 1970. Cedo revelou um interesse pelo mundo das artes, mas só quando atinge a maioridade é que se dedica verdadeiramente ao desenho, durante a sua estadia no Tahiti. Mais tarde, regressa ao seu país natal e inscreve-se num curso de modelagem. Sentindo-se constrangido pelo "cinzentismo" do betão das cidades, decide sair do país. Vem para Portugal em 1997 e instala-se numa pequena aldeia próxima da Serra dos Candeeiros. Posteriormente frequenta um curso de pintura sobre azulejaria do século XVII e realiza ainda um estágio de escultura no museu António Duarte (Caldas da Rainha).
Em 1999, Thierry Ferreira decide abrir o seu próprio atelier, onde trabalha a tempo inteiro. As suas obras assentam numa grande liberdade artística. Da sua procura de um caminho próprio resultaram as suas primeiras figuras, os corpos femininos em pedra - obras espontâneas e poéticas. Thierry Ferreira desenvolve igualmente um trabalho de estudo que denota a sua visão do mundo, cujas reflexões, pensamentos e ideias sociais se actualizam em materiais tão diversos como betão, ferro, vidro, pedra, madeira, entre outros.
Em 2003, o escultor conquista uma menção honrosa no Prémio de Pintura e Escultura Fernando II, Sintra. Seguem-se as do Prémio de Natal, Viana do Castelo, e do Prémio Baviera Artes Plásticas - Vila Nova de Cerveira. Este ano, Thierry Ferreira já foi laureado com o Primeiro Prémio Escultura Artur Bual, Amadora.
In Repórter Digital

Sem comentários: